A maçã sempre foi e vai ser umas das melhores opções de frutas para incluir na minha reeducação alimentar. Eu digo isso porque elas tem tantas vitaminas, fibras, antioxidantes e minerais que consumi-las vale muito a pena quando queremos emagrecer. E depois de algum tempo consumindo-as, eu quero compartilhar porque a maçã emagrece.
A maçã é uma fruta muito popular pelo mundo inteiro com origem na Ásia. O cultivo vem ocorrendo há milhares de anos na Europa e Ásia, e foi introduzida na América por colonizadores europeus. Essa fruta pode ser consumida praticamente o ano inteiro. Trata-se de uma fruta que se conserva por muito tempo, permanecendo o mesmo valor nutritivo.
Essa fruta tem o índice glicêmico baixo, sendo 52. E isso ocorre devido as fibras que estão presentes na fruta incluindo a casca que pode ser consumida. Como é uma fruta que comemos a casca, seria ideal optar por orgânicas, mas isso não é uma exigência.
Características Especiais da Maçã
A unidade da maçã tem em média 75 kcal, com baixos teores de gordura e de proteína, porém é rica em fibras. Mesmo com quase 20g de carboidrato, ela é de baixo índice glicêmico. E apresenta quantidades boas de vitamina C e potássio, contando ainda com vitaminas do complexo B e magnésio.
O potássio é considerado um dos minerais essenciais desta fruta, importantíssimo na geração de energia para células. O potássio ajuda a prevenir cãibras, é importante na contração muscular sendo fundamental para a saúde cardiovascular.
As fibras são encontradas na polpa da fruta, em especial a pectina do tipo solúvel, que gera uma massa gelatinosa que absorve ácidos biliares no intestino, eliminando os mesmos pela evacuação. Então, para formação de mais ácidos biliares (aquele verde que ajuda na digestão), o nosso organismo começa a mobilizar colesterol sanguíneo. Assim, a ingestão desta fruta pode estar ligada com a regulação de níveis de gordura e colesterol no sangue.
Por que a maçã emagrece?
O baixo índice glicêmico ligado à presença das fibras transforma a maçã em uma excelente opção para reduzir o peso, por promover a saciedade.
E as vantagens em acrescentar a maçã no cardápio estão muito ligadas à presença do flavonóide chamado quercetina, que é encontrado na casca, e apresenta características farmacológicas como ação antioxidante, antiinflamatória e anticarcinogênica.
A ligação entre as fibras solúveis e antioxidantes contribui na redução do risco de doenças cardiovasculares. As fibras solúveis reduzem a taxa de absorção da gordura pelo intestino e ajuda a eliminar o colesterol. Já os antioxidantes são responsáveis por prevenir oxidação e acumulo do colesterol nos vasos, e também apresentam efeito antiinflamatório.
Para que sejam aproveitadas as propriedades mencionadas, a forma ideal de ingerir esta fruta é in natura, sem retirar a casca. Já no consumo em forma de suco, por exemplo, o teor de fibras e nutrientes é diminuído. Se você quiser, aqui no blog tem a receita termogênica de maçã ao forno com canela e tem o suco de maçã, cenoura e limão que é delicioso.
Não há recomendação diária em relação à ingestão de maçãs, mas estudos relacionados à prevenção de câncer indicam que a ingestão de uma unidade diariamente pode ter efeitos de proteção contra doenças.
Benefícios na saúde ao consumir a maçã
Existe um ditado em inglês ensinado nas escolas do mundo inteiro que diz: “An Apple a Day keeps the doctor away”, em inglês essa frase rima, mas em português isso significa: uma maçã ao dia mantém o médico longe, não rima mas tem um excelente significado.
Ao consumir uma maçã por dia você reduziria a chance de desenvolver 5 doenças crônicas que estão afetando o nosso mundo hoje.
- Saúde do cérebro: as maçãs podem proteger os neurônios contra oxidação e estresse induzido por neurotóxicos. E isso poderia reduzir o risco de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.
- Derrame: comer maçãs pode reduzir as chances de derrames.
- Diabetes: maçã é uma fruta de baixo índice glicêmico, e pode reduzir as chances de desenvolver a diabetes tipo 2.
- Câncer: as maçãs tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórios que reduziria atividades da proliferação celular cancerígenas no colo, mamas e pele.
- Doenças cardiológicas: comer maçãs está associado com a redução do risco de doenças cardíacas devido aos flavonóides antioxidantes presentes na frutas.
Vale ressaltar, que o consumo de nenhuma fruta ou verduras deve ser mal interpretado e exagerado, antes de fazer qualquer alteração na sua alimentação sempre consulte um profissional de saúde na sua cidade.
Espero que essas informações lhe ajude a esclarecer quaisquer dúvidas e se desejar, deixe o seu comentário abaixo.
Referência:
http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2013/10/28/apple-health-benefits.aspx
Quero ajuda para emagrecer
Parabéns amo seu dicas graça a Deus conseguir emagrecer 25 kilos mas ainda estou na luta amri essa nova vida de reeducação alimentar e exercícios físicos vale a penae suas receitas são maravilhosos
Eu bato no liquidificador, uma maçã, gengibre e água … tomo pela manhã …
Olá Yamily,
Gostei muito das informações
Obrigado Ana Rita 😉
boa, gostei dos conselhos. a maçã é bem importante, já que também protege os nossos organismos da atividade dos radicais livres que são responsáveis pelo aparecimento das células cancerogénicas
Oi Carolina, pois é, sempre tenho na minha fruteira e amo! 😉
Olá, minha flor. Fico contente de ter descoberto teu blog. Preciso de ajuda! Tenho 24 anos, sou jovem e não me cuido. Estou pesando 97 kilos. Além da minha estética, o que mais me preocupa é a minha saúde. Como você conseguiu se conscientizar que tinha que emagrecer? eu sei que preciso, mas não consigo iniciar! me ajuda . Obrigada. beijão.
Texto simples e bem informativo. Obrigada por compartilhar… Bjos
Obrigado Simone, fico feliz que o artigo ajudou. 😉
Estou acompanhado seu blog e estou gostando muito… Estou no processo de emagrecimento com RA e estou obtendo bons resultados. Parabéns pelo blog. Bjos
Obrigado Simone, precisando estou aqui e fique a vontade em me enviar sugestões também. Bjs!