03 fevereiro, 2015
Confesso que evitar doces foi umas das tarefas mais difíceis para mim, principalmente porque eu sabia que para emagrecer era necessário evitá-lo a todo custo. Foi quando eu resolvi prestar atenção aos malefícios do açúcar.
Eu sempre fui uma formiguinha e minhas refeições sempre incluíam doces como sobremesa, e tirar esses doces foi uma tarefa em que precisei de muita força e determinação para seguir. Foi ai onde enfrentei a minha principal fraqueza.
O açúcar é conhecido por ter um índice glicêmico muito alto, principalmente o açúcar de mesa, aquele cristalizado branco que a maioria tem em casa.
Malefícios do açúcar
O problema começa quando consumimos mais do que realmente poderíamos, por exemplo, nos anos de 1920s a alimentação tinha cerca de 25g de açúcar diários, nos dias de hoje apenas um cupcake tem cerca de 40g e se tiver com uma latinha de refrigerante então o resultado é pior ainda.
Devido a esse excesso, o corpo reage de forma negativa, onde o pâncreas começa a produzir mais insulina para normalizar nossas taxas de açúcar no sangue. Depois de muito excesso ele não consegue mais dar conta da demanda, e isso começa a gerar uma falência parcial na produção da insulina que é o hormônio responsável pela estabilização do açúcar. Podendo assim, causar doenças graves.
Por anos, o sal foi determinado como o grande vilão para indivíduos que sofrem da pressão alta. Já que vários estudos apontam que o sódio neste tempero aumenta o risco de acidentes vasculares cerebrais em 25%, e seria causador de 3 milhões de mortes mundialmente, por ano.
Porém, uma pesquisa nova feita por cientistas de Nova York e do Kansas, Estados Unidos, indica que açúcar tem mais relação à elevação da pressão, em comparação com o sódio.
Os especialistas liderados por Dr. James DiNicolantonio, no artigo com publicação em American Journal of Cardiology, discutem que níveis elevados de açúcar pelo sangue influenciam área-chave do cérebro, denominada hipotálamo, a induzir a aceleração da freqüência cardíaca e subida da pressão.
Trata-se somente de um dos vários malefícios do açúcar, já de modo comprovado causador de problemas como síndrome metabólica, refluxo, diabetes, hiper e hipoglicemia, muitos tipos de câncer, doenças cardíacas, entre outros.
Açúcar Acaba com Imunidade e Dentes
Um estudo indica que o açúcar branco pode reduzir o sistema imunológico, que é a defesa do organismo contra doenças infecciosas. Isso ocorre, porque o açúcar poderia modificar a capacidade das células brancas do sangue de nos defender das bactérias.
O açúcar pode gerar danos agressivos para saúde bucal. A demonstração de estudos é que níveis de sacarose superior a 28g diariamente podem ser determinados como agentes tóxicos aos dentes. E, comprovadamente, o açúcar acidifica a saliva e pode gerar doença periodontal, relacionada às gengivas.
Relação com Envelhecimento e Depressão
A pesquisa feita por Centro Médico da Universidade de Leiden e Unilever apontou, de modo inédito, que há relação entre açúcar e envelhecimento. Os indivíduos com nível superior de açúcar no sangue apresentam aparência mais envelhecido.
A proporção, de acordo com o estudo, é de 5 meses a mais da idade para cada elevação de 1 mmol/litro de açúcar pelo sangue. Já que açúcares são reais fábricas de radicais livres, estes se acumulam de forma lenta pelo tempo, contribuindo no processo de envelhecimento celular acelerado, e como resultado, o surgimento das rugas e linhas de expressão.
O açúcar se resume à substância estimulante do sistema nervoso, e a ingestão de excesso gera um aumento brusco da glicemia, com a queda posterior.
Estas alterações de glicemia ocorrem com depressão e fadiga, causando vontade de consumir mais açúcar. O sistema nervoso é desgastado pela situação, o que pode ser piorado pela deficiência da vitamina B1, que protege o sistema nervoso. Muitos confirmam que o açúcar pode liberar a dopamina no cérebro, uma substância que causa sensação de bem-estar, mas que em excesso infelizmente causa dependência.
Se você deseja cortar o açúcar aos poucos de sua alimentação, aqui no blog tem um post sobre as melhores opções de adoçantes para substitui-lo, porém o ideal é tentar cortar os dois e deixar as suas refeições o mais natural possível. Pois os adoçantes também tem suas desvantagens por serem industrializados.
Qualquer dúvida comente abaixo e até o próximo post.
Referência:
National Health Service – UK: http://www.nhs.uk/Livewell/Goodfood/Pages/sugars.aspx
Conheça a autora:
Últimos posts:
O açúcar mascavo tbm e prejudicia ?
O açúcar é simplesmente terrível. Eu estou tomando um café importado que emagrece de 2 a 6 kg por mês. Um dos ingredientes justamente faz a gente perder a vontade de comer doces. O bom deste café é que ele não gera o famoso efeito sanfona, e nem preciso fazer dieta. Parece até mágica,mas o cafezinho funciona:-)
Tenho uma grande dificuldade com o açucar,em sucos,café até que consigo usar o adoçante,mas tem horas que sinto uma necessidade terriveeeel de comer doce !!!!
Imagino Evania, mas o problema esta no excesso ingerido de açúcar, de vez enquando pode não haver problemas. 😉
na minha familia quase todos sofrem da diabete, portanto, já faz muitos annos que eu não como açúcar e posso admitir que me sinto muito melhor.
Com certeza Carolina, o açúcar tem seus efeitos negativos no corpo, pode provocar diabetes e para quem quer emagrecer dificulta também.