Benefícios do Gengibre

gengibre

Nesse post eu quero falar um pouco de uma raiz muito popular entre os nutricionistas, que é o gengibre. O Gengibre vem sendo um grande aliado da saúde e emagrecimento, eu vou lhe contar o porquê.

gengibreO gengibre é denominado raiz tuberosa, um vegetal nativo do continente asiático que vem sendo descoberto na culinária e medicina. Esta planta apresenta múltiplos benefícios terapêuticos, como por exemplo:

  • É desintoxicante.
  • Possui ação bactericida
  • Melhora o sistema digestivo, circulatório e respiratório
  • É termogênico
  • Contribue no aumento do metabolismo
  • E favorece a queima da gordura corporal.

Sendo assim, ideal para incluir em nossa alimentação.

Nutrientes Principais da Raiz

O gengibre possui uma substância chamada gingerol, que possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias que protege o organismo de fungos e bactérias. Esta substância é responsável pelo sabor picante da raiz.

As propriedades terapêuticas existem de muitas formas, que variam de chás à óleos essenciais. Como já citei, a raiz é rica em substâncias termogênicas responsáveis pela ativação do metabolismo do organismo e por potencializar a queima da gordura do corpo.

Gengibre na Saúde

O gengibre também ajuda a combater enjôos, indigestão, gases, náuseas por tratamento do câncer e perda do apetite. E ainda ajuda na digestão de alimentos gordurosos.

É também muito usado para combater cólica menstrual, ressaca e mau hálito. E pelo poder antiinflamatório que possui, pode ser usado para alívio de dores da artrite, infecções do trato respiratório, bronquite, tosse e dores musculares. A planta compõe a formulação de xaropes pela ação antiinflamatória e antibiótica.

Gengibre e Perda de Peso

O gengibre é considerado um alimento termogênico porque demonstra elevar o gasto calórico em processos naturais do corpo, como por exemplo, a digestão. As substâncias termogênicas presentes no gengibre quando incluídas em algumas receitas, apresentam a capacidade de elevar a temperatura corporal, acelerar o metabolismo e aumentar da queima da gordura.

Aqui no blog tem algumas receitas que incluem o gengibre, você pode assistir o vídeo do Salmão ao molho de gengibre, o suco energético de beterraba e conheça também o detox com água de gengibre.

A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e pode favorecer a perda de peso. As substâncias presentes no gengibre podem elevar o gasto calórico em até 10%.

Mas, vale ressaltar, que não há milagres em relação ao emagrecimento. Para que tenha resultado, é importante aliar este alimento à dieta equilibrada e prática de exercícios físicos. A raiz pode ser consumida crua, em conserva, como óleo ou chá; e é ainda utilizada em alimentos e bebidas como agente aromatizante.

Em relação aos pedaços de gengibre, a mastigação de lascas, e a bala, auxiliam para alívio da rouquidão e irritações na garganta. A raiz reduz a dor e alivia os sintomas, porém é sempre importante a procura por um profissional de saúde.

Não se esqueça que nenhum alimento deve ser consumido em excesso, e antes de mudar a sua alimentação sempre consulte um nutricionista ou médico na sua cidade.

Espero que este artigo ajude nas suas escolhas e até o próximo.

 

Referência:

University of Maryland Medical Centerhttp://umm.edu/health/medical/altmed/herb/ginger

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

11 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.