Como criar um blog

Você é aquela pessoa que tem muita vontade em ter um blog e não sabe por onde começar, certo?

Já gastou tanto tempo em outras redes sociais e não sabe onde catalogar todo o seu conteúdo para que não seja perdido?

Ou quer simplesmente ter um estilo de vida de blogueira ajudando outras pessoas escrevendo sobre o que você ama e quem sabe ganhar dinheiro com isso?

Então você vai ficar bem feliz em saber que é super simples montar o seu primeiro blog profissional no WordPress.

Aviso legal: Alguns dos links abaixo são links afiliados e nós iremos ganhar uma pequena comissão se você comprar através desses links. Só recomendo produtos que estou usando ou já utilizei no passado e acredito que são empresas sérias e de confiança.

 

Passo 1: Escolhendo um domínio (nome do blog)

 

Essa é a parte mais importante, o domínio é o endereço que digitamos no navegador para chegar em um site, e geralmente vem depois do WWW.

Escolha um nome que represente o seu blog e você se sinta confortável com ele, pense que esse domínio se tornará a sua marca.

Dica: Escolha um nome com calma, não tenha pressa, e que seja fácil de memorizar.

tutorial godaddy

Depois que você pensar em um nome, você precisa verificar se esse nome está disponível (como mostra a imagem acima).

Acesse o site https://br.godaddy.com/ e digite o nome que você escolheu como domínio sem acrescentar WWW. e sem espaços, após digitar clique em “pesquisar domínio”.

Dica: Se preferir, já pode digitar seu domínio seguido das extensões .com ou .com.br. A diferença entre eles é que o .com é internacional e você pode deixar seus dados privados como proprietário por um custo extra, enquanto o .com.br os dados ficarão sempre públicos e a extensão é gerenciada por um órgão brasileiro.

tutorial godaddy

Depois que seu domínio estiver disponível, confira novamente se foi digitado corretamente, pois não tem como voltar atrás uma vez que foi pago.

Clique em “selecione” e vá para o passo 2 sobre hospedagem.

Dica: Se seu domínio for .com.br então clique em “selecione” para adicionar no carrinho. Se sua escolha for um domínio .com então você pode pular para o passo 2 sem clicar, pois o GoDaddy vai lhe oferecer um domínio .com por um ano gratuito.

 

Passo 2: Hospedagem

 

A vantagem de auto-hospedar o seu próprio blog, é que praticamente você vai ter a liberdade de fazer o que quiser com ele no futuro.

Se você escolher hospedagens gratuitas como WordPress.com ou Blogger/Blogspot, eles tecnicamente serão os donos de seu conteúdo, e muitas vezes fica difícil rentabilizar seu blog com o uso de ferramentas que geram renda.

Para continuar a criação do seu blog, no GoDaddy você precisa clicar na opção “Sites” (como mostra a foto), depois clique em “WordPress” para ver os planos de hospedagem de sites no WordPress.

como criar um blog

Depois escolha um plano que mais lhe atenda, o plano Básico “Basic” é o para quem deseja iniciar do zero e não possui nenhuma fonte de tráfego ao blog.

Se você já tem uma boa quantidade de seguidores em alguma rede social onde vá divulgar seu blog então talvez seria melhor iniciar com o Deluxe pois a diferença é pouca e você não precisa se preocupar em mudar de plano depois.

Na dúvida, inicie com o plano básico e aumente depois.

blog no wordpress

E para finalizar a compra, selecione a vigência da sua hospedagem, de seu domínio e continue o procedimento criando uma conta e colocando seus dados para pagamento.

como criar um blog

Nota: Essa hospedagem do WordPress não oferece email personalizado com seu domínio, mas atualmente há uma promoção de um ano que inclui esse email, no final das vigências a contratação de qualquer dos serviços terá que ser renovada pelo preço que estará em vigor no momento.

Ao finalizar seu cadastro e efetuar o pagamento, o WordPress começará a ser instalado e isso poderá levar alguns minutos.

Ao terminar a instalação você poderá acessar seu site ainda cru digitando o seu domínio completo seguido de “/login” no final.

blog no wordpress

Coloque o login e senha que o GoDaddy lhe passou e comece a blogar! 😉

 

Passo 3: Onde escolher um layout

 

Depois que você adicionar alguns posts no seu blog, é hora de deixá-lo bonito!

No seu painel do WordPress vai ter alguns Temas (Themes/Templates) oferecidos pelo GoDaddy que já estarão instalados para você escolher e dá uma aparência ao seu blog.

Se você quiser escolher algo mais personalizado e único, então você precisa personalizar um template, eu utilizo o site ThemeForest para pesquisar e comprar meus templates.

Atualmente eu uso o template Throne da Meks que atende todas as minhas expectativas, mas no site ThemeForest tem centenas de temas maravilhosos a sua escolha.

throne-template

 

Lembre-se que qualquer tema/template que você comprar ele precisa ser instalado e personalizado. Se você não souber procure alguém que possa ajudá-lo.

Caso não conheça ninguém, entre em contato comigo para ver se eu estou disponível para ajudá-lo ou para indicar alguém. A instalação, personalização, plugins e etc podem variar entre 600 a 1000 reais de layout, domínio e hospedagem são custos fora parte.