Alimentos Termogênicos Funciona veja no blog EmagrecerCerto.comOlá pessoal,

Hoje eu gostaria de explicar para vocês um conceito muito usado por nutricionistas e médicos que ajudam pessoas com o excesso de peso, alguém já ouviu falar em “termogênicos”?

E se eu dizer que pesquisas ao redor do mundo estão demonstrando que existem formas saudáveis e naturais de queimar mais calorias que são através dos alimentos termogênicos.

20130213-140522.jpg

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

O conceito por trás dos alimentos termogênicos.

Para entender a relação entre os alimentos termogênicos e perda de peso, você deve primeiro entender o que acontece com seu corpo quando você come alimentos que têm um efeito termogênico.

Quando você come um alimento termogênico, sua temperatura central aumenta e isso também faz com que o seu metabolismo acelera.

Obviamente, um metabolismo mais rápido significa mais calorias queimadas. Então, basicamente, em vez de reter gorduras e calorias, os alimentos termogênicos efetivamente utilizam as calorias ingeridas pelo seu organismo para digerir outros alimentos que você come de forma mais eficaz.

Além de alimentos termogênicos, agora você pode encontrar suplementos termogênicos naturais também. Na verdade, alguns suplementos têm provado ter um efeito termogênico do corpo.

Mesmo que o processo de termogênese leva a um metabolismo mais rápido, tenha em mente que ainda há pesquisas sendo realizadas constantemente para provarem quais os alimentos são mesmo termogênicos ou se podem realmente levar à perda de peso.

Os alimentos termogênicos e Bebidas

Agora que você sabe a teoria por trás dos alimentos termogênicos e perda de peso, você provavelmente quer saber quais os alimentos que você pode incorporar em sua dieta para conseguir o efeito termogênico. O aipo é um dos melhores alimentos termogênicos.

Primeiro de tudo, é muito baixa em calorias e é por isso que é um alimento comum para nutricionistas.

Além disso, ele também ajuda a queimar mais calorias, graças ao seu efeito termogênico. Aipo também tem um sabor muito suave que torna mais fácil para incluí-los em suas refeições. Você também pode inclui-lo em iogurtes ou com lanches saudáveis.

Talvez os mais conhecidos alimentos termogênicos são temperos e especiarias como pimenta malagueta, pimentas ou mostarda natural (sem ser a processada).

Na verdade, essas especiarias poderiam aumentar a sua taxa metabólica em até 25%.

Então, se você come regularmente pratos quentes e picantes, você já está contribuindo para a sua perda de peso.

Alimentos quentes não são os únicos alimentos termogênicos. Na verdade, a água potável gelada pode também ter um efeito termogênico no corpo.

Isto porque o seu corpo tem de trabalhar muito mais, a fim de lidar com a temperatura fria.

No entanto, certifique-se de que você não esta bebendo água gelada junto com as refeições, pois pode atrapalhar a digestão.

O chá verde é uma outra bebida que é conhecida pelo seu efeito termogênico. Substâncias encontrado no chá verde é capaz de retardar a absorção de açúcar em seu sangue. O chá verde também inibe a capacidade do seu organismo para digerir carboidratos.

Como você provavelmente sabe, açúcar e carboidratos são duas das principais causas de ganho de peso.

Aqui tem mais alguns dos alimentos termogênicos para manter em casa:

  1. Café
  2. Chá verde
  3. Canela, em pau ou em pó
  4. Gengibre, a raíz ou em pó
  5. Pimenta vermelha, in natura ou em pó
  6. Chá de hibisco
  7. Vinagre de maçã
  8. Óleo de coco

Coisas a considerar

Os alimentos termogênicos não são recomendados para grávidas, crianças, hipertensos e pessoas com problemas cardíacos.

Esses alimentos termogênicos é certamente um meio sensato para tentar aumentar o seu metabolismo, mas não é um meio mágico para conseguir a perda de peso.

Além disso, certifique-se que você não ignore outros grupos de alimentos para que você não desenvolva deficiências nutricionais.

Também é uma boa idéia para começar o exercício regular de modo que você pode até mesmo queimar mais e mais calorias.

Espero que este artigo tenha sido informativo, deixem seu comentários, se vocês souberem algo mais sobre termogênese escrevam nos comentários para contribuírem com os futuros leitores.

Acesse também:

A lista de 6 alimentos que você deveria incluir na sua dieta.

E um exemplo de cardápio para você se inspirar.

Abraços,

20130213-101705.jpg

 

Consulte sempre um nutricionista registrado!

 

 

Referência:

Science daily – https://www.sciencedaily.com/releases/2008/08/080806140130.htm

Acute Effects of Capsaicin on Energy Expenditure and Fat Oxidation in Negative Energy Balance – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3699483/

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.
Yamily Benigni
Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.