Benefícios do coco e seus derivados

benefícios do coco

Hoje iremos falar sobre o Coco e seus derivados, mas antes quero apresentar um pouco sobre os benefícios do Coco.

É um dos alimentos mais saudáveis do mundo, estudos revelam que uma única combinação dos ácidos graxos encontrados no Coco tenha impactos muitos positivos e profundos sobre a saúde em geral, quando mais verde for o Coco maior a quantidade de Vitamina C.

Essa frutinha é muito rica em minerais, como: sódio, potássio, cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro.

Possui muitas vitaminas, como: Complexo B (B1, B2, B3 e B6), K, C e a Vitamina E que age como um poderoso antioxidante, vitamina E também atua no nosso sistema imunológico aumentando a resistência contra infecções.

Já as fibras que os cocos possuem, ajudam no bom funcionamento do intestino.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

Além do mais, regula a tonicidade dos músculos, melhora as funções cardíacas e regula a pressão sanguínea.

Para quem está grávida faz bem consumir tanto a água como a polpa, porque os nutrientes e propriedades que contêm proporcionam energias e vitaminas, repõe líquidos e evita inchaços nos tornozelos. E ainda previne a acidez estomacal e os vômitos.

Agora que você já conhece um pouco sobre os benefícios do Coco você conhece os seus derivados?

Derivados do Coco:

O coco é composto pelo fruto (polpa) e pela água,  essas duas partes comestíveis podem ser consumidas quando o fruto ainda está verde ou maduro. Mas lembrando que o valor nutritivo do Coco varia de acordo com o seu estado de maturação.

》Água de Coco:

Possui minerais, como: potássio, fósforo e um açúcar natural da fruta muito fácil de digerir, além de super refrescante.

É muito boa para o coração e para os músculos, pois evita a cãibra, controla a glicemia e a circulação sanguínea.

Fortalece o sistema imunológico, a pele fica mais hidratada e o intestino funciona melhor.

Para comprar, o ideal é adquirir o coco fechado que possui água dentro, ou você pode encontrar em supermercados, mas escolha os que não tem açúcar adicionado.

Óleo de Coco:

Quando consumido de forma in natura o seu resultado é melhor, porque quando aquecido acima de 180 graus acaba perdendo algumas propriedade benéficas que ele possui. Combate o aparecimento de rugas e marcas de expressão, fortalece o sistema imunológico e reduz a fadiga.

Ao escolher um óleo de coco para comprar, opte pelo extra-virgem prensado a frio, outros óleos de coco podem ser misturados para terem uma maior durabilidades nas prateleiras de mercado.

Para comprar você pode visitar lojas de produtos naturais na sua cidade, ou comprar online aqui – Óleo de Coco.

》Açúcar de Coco:

A cada dia que passa ganha mais espaço nas prateleiras e agrada mais os consumidores, pois o açúcar de coco não passa pelo processo de refinamento e com isso mantêm as vitaminas e minerais que possui, seu índice glicêmico é baixo se comparando ao açúcar refinado e o mel.

Deixa um sabor delicioso nas receitas e você pode encontrá-lo em lojas especializadas em produtos orgânicos e naturais na sua cidades.

Se não conseguir encontrar, alternativamente você também pode comprar online aqui – açúcar de coco.

》Farinha de Coco:

É muito rica em fibras, seu principal benefício é acelerar na perda e no controle de peso, porque quando a água e a farinha se misturam acaba dando uma sensação de saciedade.

Mas é claro, que deve der consumido de forma moderada e controlada para não haver ganho de peso.

A farinha de coco é praticamente o bagaço da polpa que sobra quando você faz o leite de coco, o bagaço é simplesmente desidratado e se torna farinha. É uma farinha sem glúten e low carb.

Se você preferir comprar a farinha pronta, você pode encontrá-la em mercados especializados em produtos saudáveis, ou encontrá-la online aqui – Farinha de Coco

》 Lasca, Carne ou Polpa do Coco:

A parte branca que adoramos consumir é muito rica em flavonóides, eles são responsáveis por combater as doenças cardíacas, doenças cancerígenas, possui ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória.

A carne e polpa do coco são geralmente consumidas in natura, mas da polpa obtemos as lascas que são desidratadas e você pode facilmente encontrá-la nos mercados ou lojas de produtos naturais.

Escolha sempre os naturais sem nada adicionado, se quiser comprar online aqui tem uma opção – Lascas de Coco sabor Natural.

》Coco Seco Desidratado:

Para quem quer perder peso é ótimo, age como um detox natural, mantém a pele bonita e macia.

Sempre escolha o coco seco desidratado que não tenha açúcar adicionado.

Você pode encontra o coco seco ralado facilmente em qualquer mercado na sua cidade.

Manteiga de Coco:

Pode ser utilizada nas receitas para substituir o uso da manteiga comum, é rica em ácido láurico que aumenta a imunidade e elimina bactérias, fungos e vírus.

Ajuda a acelerar o metabolismo contribuindo na perda do peso, por conter as gorduras saudáveis dar saciedade por mais tempo e protege a pele dos radicais livres.

Eu já ensinei no canal Emagrecer Certo (link acima) como fazer a manteiga de coco mas requer bastante paciência, se você prefere comprar então confira esse daqui – Manteiga de Coco.

》Néctar de Coco:

Esses surgem nos botões da flor do coqueiro, que é feita a extração da seiva e não prejudica a palmeira, ou seja, ela continua produzindo.

É muito rica em glutamina e vitaminas do Complexo B, atua como tranquilizante e antidepressivo, regula a gordura no fígado e seu baixo índice glicêmico controla o açúcar no sangue evitando o ganho de peso.

Sua aparência parece com o melaço de cana (melado), e seu gosto lembra o açúcar de coco. Se for comprar leia o rótulo e opte pelos que não são misturados com outros ingredientes.

Online eu encontrei esse Néctar de Coco aqui, mas infelizmente ainda não sei onde está a venda. Verifique nas lojas de produtos naturais em sua cidade.

Leite de Coco:

É muito rico em vitaminas e minerais, ajuda na prevenção da inflamação das articulações, melhora o intestino, funciona como energético, previne problemas no coração e dores musculares.

Para quem tem intolerância à lactose essa é uma ótima opção, pois o leite de Coco não contém lactose em sua composição. Por isso, se deve consumir o leite de Coco fresco, opte sempre em fazer seu próprio leite extraindo diretamente da polpa do Coco.

Depois dessas dicas maravilhosas, que tal consumir o Coco? Mas é claro que de forma moderada, pois o Coco possui gorduras e o consumo excessivo pode haver ganho de peso.

O ideal é você preparar seu próprio leite de coco extraindo da polpa do coco e com o bagaço fazer a farinha, você também pode encontrar em lojas de produtos naturais mas são muitas vezes misturados com outros tipos de leites vegetais.

Já existe até o leite de coco em pó, mas temos que reconhecer que para virar pó ele foi processado e portanto parte de seus nutrientes foram perdidos. Mesmo assim, seria uma versão “lactose free” do leite de vaca em pó.

Valor nutricional do coco

A cada 100 g de polpa (carne) de coco fresco, de acordo com o banco de dados do USDA.

Valor energético e macros:

  • Calorias: 354 kcal
  • Carboidratos: 15,23 g
  • Açúcares: 6,23 g
  • Fibras: 9 g
  • Proteínas: 3,33 g
  • Lipídios: 33,49 g
    • Ácidos graxos saturados: 29,698 g
    • Ácidos graxos monoinsaturados: 1,425 g
    • Ácidos graxos poliinsaturados: 0,366 g
    • Colesterol: 0 mg

Vitaminas:

  • Tiamina (B1): 0,066 mg
  • Riboflavina (B2): 0,020 mg
  • Niacina (B3): 0,540 mg
  • Vitamina B6: 0,054 mg
  • Vitamina C: 3,3 mg
  • Vitamina E: 0,24 mg
  • Vitamina K: 0,2 μg

Minerais:

  • Cálcio, Ca: 14 mg
  • Ferro, Fe: 2,43 mg
  • Magnésio, Mg: 32 mg
  • Fósforo, P: 113 mg
  • Potássio, K: 356 mg
  • Zinco, Zn: 1,10 mg
  • Sódio, Na: 20 mg

*g = gramas, mg = miligramas, μg = microgramas.

Resumo dos benefícios do coco

Benefícios do Coco | Blog EmagrecerCerto.com #coco #beneficiosdasfrutas #saudavel

Quer incluir coco na sua alimentação?

Confira essas receitas incríveis aqui do site.

Como fazer Manteiga de coco (vídeo)

Como fazer leite de coco de forma econômica (vídeo)

Bolo de coco e chocolate sem glúten (vídeo)

Receita de panqueca de coco low carb

Panqueca de coco low carb

Referências

Tabela nutricional USDA – https://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/show/3656

Dr. Axe sobre coco – https://draxe.com/coconut-oil-benefits/

Journal of Tropical Medicine – https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1995764511600783

 

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.

Leia também

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

Comente aqui :)

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.