Manteiga Ghee – Como clarificar e purificar sua manteiga

O vídeo de hoje lá no YouTube eu mostro como clarificar a manteiga que é conhecida como manteiga ghee. Como em algumas receitas o uso da manteiga é essencial, por exemplo os sequilhos diet que fiz, então resolvi fazer esse vídeo para você ter uma alternativa mais saudável.

Muita gente acha que manteiga faz mal, mas como diz o ditado: “a diferença entre o veneno e o remédio está na quantidade”, ninguém pode tomar um remédio acima do recomendado achando que vai ficar bom rápido que vai ter uma reação contrária. A mesma coisa acontece com nossa alimentação.

A manteiga em pequenas quantidades e casualmente, pode ser benéfica para receber os ácidos graxos essenciais, aqueles que contribuem na hora de queimar as gordurinhas extras. Ou seja, a gordura boa combate a gordura ruim.

manteiga clarificada

Essa manteiga é muito utilizada na culinária asiática, principalmente pelos indianos que são vegetarianos (a maioria), ela é clarificada para retirar a lactose e algumas impurezas, eu já vi essa manteiga para vender, mas como é bem fácil de fazer em casa, eu nunca mais comprei.

Veja alguns benefícios da clarificação da manteiga:

  • Dura mais, se ficar fora da geladeira dura 3 meses e guardar na geladeira dura cerca de 2 anos, algumas pessoas dizem que dura até mais, mas nunca cheguei até esse período para conferir.
  • Não causa alergias, a maioria das pessoas que são intolerantes a lactose ou a caseína não sentem nenhuma intolerância ao consumir a Ghee.
  • A Ghee contem ácidos graxos, vitamina A e E, K2 e CLA (Conjugated Linoleic Acid) que é antioxidante. Principalmente se a manteiga for orgânica.
  • Como a lactose é retirada, a manteiga ghee é mais probiótica e prebiotica, pois contem ácido butírico que serve como fonte de energia para as bactérias intestinais boas proteger o nosso intestino.

Assista ao vídeo da manteiga ghee


Manteiga Ghee - Como clarificar e purificar sua manteiga
 
Tempo de Prep
Tempo de Coz
Tempo Total
 
Chef:
Ingredientes
  • 1 tablete, pote ou lata de manteiga de sua preferência.
  • (Estamos falando de manteiga de origem animal, portanto não serve margarina)
Como fazer
  1. Coloque a manteiga para derreter em fogo bem baixo, o mais baixo que seu fogão tiver. Para evitar com que queime.
  2. Ao derreter vai começar a ferver levemente e subir a espuma.
  3. Ao subir a espuma, desligue o fogo, e retire-a com uma escumadeira ou colher, se ficar alguns pedaços não se preocupe, pois vamos coar.
  4. Enquanto você retira a espuma com o fogo desligado, a lactose vai assentar no fundo da panela.
  5. Então em uma tigela, coloque o coador e um tecido de queijo (pano morim) ou tecido de fralda e comece a passar a parte mais clara da manteiga com cuidado para não cair a lactose do fundo.
  6. Coloque em um pote para guardar e pronto.
Então você agora pode fazer a sua própria manteiga Ghee e não precisa ter medo de gorduras boas, pois são essenciais ao nosso organismo.

Veja mais receitas como essa no nosso canal no YouTube http://bit.ly/Inscrever-aqui.

E me siga também no Instagram (@emagrecercerto) e no Snapchat “emagrecerCerto”.

Um abraço e até o próximo post.

Yamily 😉

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

10 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.