abacaxi maduro

Você gosta de abacaxi? Nesse artigo eu vou falar sobre os benefícios ao incluir essa fruta na sua alimentação.

abacaxi saudavel

O abacaxi é uma fruta rica em muitos nutrientes. Essa fruta contém vitamina C, que auxilia o organismo no desenvolvimento da resistência contra agentes infecciosos e ruins. Ajuda também na redução de radicais livres pró-inflamatórios.

Contém vitamina A, que é fundamental no ciclo visual e renovação celular. E também a fruta possui a tiamina que é a vitamina B1, essa vitamina auxilia o corpo na quebra dos carboidratos para obter energia.

As fibras presentes no abacaxi são responsáveis por retardar o esvaziamento gástrico, evitando a pessoa a ter um pico de insulina rápido e auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

Propriedades do Abacaxi para Saúde

Essa fruta ainda apresenta quantidades essenciais de minerais como o magnésio, manganês, ferro e cobre. O magnésio auxilia no relaxamento, é importante para atividade normal de enzimas e para utilização da energia.

A fruta também apresenta uma enzima proteolítica, chamada bromelaína, que ajuda a digerir proteínas. Assim, o abacaxi é ideal para comer com proteínas de difícil digestão como a carne vermelha.

A bromelaína também tem sido ligada à melhoria de problemas respiratórios, como a asma, que acontecem por apresentar muco mais espessos.

Isso ocorre porque ajuda a diluir a consistência do muco, evitando a obstrução dos tubos bronquiais, e assim, a respiração de pacientes com asma é facilitada.

O abacaxi contém concentração importante de vitamina A, ajudando na boa visão e com ação antioxidante. Essa ação antioxidante ajuda a combater os radicais livres que aceleram sistemas típicos de envelhecimento.

Perder Peso com Abacaxi no Cardápio

Vale ressaltar, que a bromelaína encontrada nesta fruta é uma enzima proteolítica que ajuda no sistema digestivo, elevando os efeitos das enzimas digestivas tripsina e pepsina. A fruta contém 80% de água, facilitando a hidratação.

O abacaxi é considerado diurético, sua ingestão está ligada a uma maior eliminação de líquidos e, logo, diminuição de peso. São 50 calorias para cada 100 g do abacaxi. Não há quantidade recomendada desta fruta, mas uma fatia depois das refeições é interessante para melhorar a digestão.

Esta fruta é ácida e não deve ser ingerida com excesso ou por indivíduos que têm refluxo gástrico, gastrite e úlceras. A ingestão em quantidades enormes pode gerar queimação no estômago.

Como incluir a fruta na sua alimentação

Primeiro você precisa selecionar um abacaxi ideal, cheio de suco e de preferência doce. Para identificar o abacaxi, você pode aprender nesse post onde eu ensino como escolher um abacaxi saboroso.

  • Se você pretende comprar abacaxi enlatado, prefira os que vem no próprio suco de abacaxi e não em xaropes.
  • A melhor opção seria escolher os frescos. Você pode cortar o abacaxi e deixá-lo na geladeira, para depois incluir no seu cardápio. O abacaxi pode ser congelado, pois o frio mantém as propriedades nutritivas da fruta.
  • Faça sucos, pois ajuda a absorver os nutrientes mais rápidos. Aqui no blog tem a receita do suco revigorante.
  • Quando você for consumir carne vermelha, leve em consideração incluir uma rodela de abacaxi que pode ser assado no forno ou grelhado.
  • Incluir em saladas verdes também é uma excelente idéia para incluir a fruta no seu cardápio.
  • Faça saladas de frutas temperadas com o suco de limão apenas.

Essas são algumas das idéias para incluir mais abacaxi no seu dia-a-dia.

Não se esqueça que nenhum fruta deve ser consumida em excesso, e antes de fazer alterações na sua alimentação considere em falar com um profissional de saúde na sua cidade.

Se tiver alguma dúvida, deixe a sua pergunta nos comentários abaixo e até o próximo post.

 

Referências:

http://www.medicalnewstoday.com/articles/276903.php

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.

Leia também

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

5 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.