Confira, 10 e-books com receitas para emagrecer em 2020!
mamão com chia

Benefícios do mamão

O mamão é um alimento importante para a nossa saúde, beleza e a pele. A fruta apresenta cerca de 86% de água em sua composição, sendo rica em vitamina A, C, potássio, cálcio, ferro, fibras e carotenóides. O mamão também e uma fruta calmante, e ainda é um remédio natural para prisão de ventre.

mamão com chia
Mamão com chia

 Mamão na saúde

Essa fruta regula o intestino, pode fortalecer o nosso sistema imunológico, ainda gera alívio para sintomas de sinusite, e tem ação antioxidante. Alguns estudos afirmam que o mamão também pode reduzir risco de câncer, riscos de doenças cardiovasculares, colesterol, combate a fadiga, e aliviar as cólicas menstruais.

O mamão junto com o consumo de líquidos, pode auxiliar também para uma pele mais lisa e livre de espinhas e acne. O mamão papaia pode ser aplicado como creme natural antienvelhecimento nos braços, pernas e rosto; sendo também muito utilizado como esfoliante natural na eliminação de células mortas.

Os shampoos com mamão são excelentes para controle da caspa. E é comum realizar hidratação no cabelo com a fruta, que é capaz de nutrir os fios e o couro cabeludo.

Mamão para emagrecer

Os especialistas apreciam muito esta fruta, sendo ideal incluí-la na reeducação alimentar já que ajuda na digestão, e potencializa a absorção dos nutrientes. O mamão maduro fornece em torno de 40 calorias de energia para 100 g. As sementes e casca podem ser utilizadas para produzir bolos, sucos diuréticos e doces.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

O mamão contém frutose como principal carboidrato, que é considerado mais saudável em comparação com a tradicional sacarose, o açúcar branco. E também carrega fibras solúveis, e apesar de doce, é responsável por prevenir diabetes e obesidade.

A quantidade de vitamina C nesta fruta, esta em torno de 80 mg para 100 g, contribuindo na necessidade diária de um adulto, com efeito antioxidante e fortalecimento do sistema imunológico.

Além de tudo isso, uma sugestão é não jogar fora as sementes que podem ser utilizadas de duas formas.

  1. Mastigar 10 ou 15 sementes frescas facilitam a excreção da bílis que ajuda na limpeza do fígado e estômago.
  2. Por 8 a 10 minutos manter as sementes no forno, e após esfriar, salpicar as mesmas pela salada. Este complemento possibilita prato crocante e ajuda a secar a barriga.

A ingestão do mamão deixa a pele com boa hidratação, e elimina a sensação do inchaço. Uma receita saudável que você encontra aqui no blog é o parfait de mamão light.

Em relação aos tipos existentes, os mais comuns são o mamão papaia e o mamão formosa, esse último tem baixo teor de açúcar e aroma fraco. Já o papaia é menor e mais doce. A fruta pode está presente no cardápio de muitas formas, como naturalmente, ou acrescentada em vitaminas, sobremesas, sucos e mais receitas.

 

Referência:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17472487

 

Conheça também o meu Curso de Culinária Funcional onde eu ensino como criar suas próprias receitas. 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.
Yamily Benigni
Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Em 2018 se formou em Gastronomia e Nutrição no Reino Unido. Hoje se dedica no site Emagrecer Certo e seus cursos virtuais que tem o propósito em promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas. ♥