mamão com chia

O mamão é um alimento importante para a nossa saúde, beleza e a pele. A fruta apresenta cerca de 86% de água em sua composição, sendo rica em vitamina A, C, potássio, cálcio, ferro, fibras e carotenóides. O mamão também e uma fruta calmante, e ainda é um remédio natural para prisão de ventre.

mamão com chia

Mamão com chia

 Mamão na saúde

Essa fruta regula o intestino, pode fortalecer o nosso sistema imunológico, ainda gera alívio para sintomas de sinusite, e tem ação antioxidante. Alguns estudos afirmam que o mamão também pode reduzir risco de câncer, riscos de doenças cardiovasculares, colesterol, combate a fadiga, e aliviar as cólicas menstruais.

O mamão junto com o consumo de líquidos, pode auxiliar também para uma pele mais lisa e livre de espinhas e acne. O mamão papaia pode ser aplicado como creme natural antienvelhecimento nos braços, pernas e rosto; sendo também muito utilizado como esfoliante natural na eliminação de células mortas.

Os shampoos com mamão são excelentes para controle da caspa. E é comum realizar hidratação no cabelo com a fruta, que é capaz de nutrir os fios e o couro cabeludo.

Mamão para emagrecer

Os especialistas apreciam muito esta fruta, sendo ideal incluí-la na reeducação alimentar já que ajuda na digestão, e potencializa a absorção dos nutrientes. O mamão maduro fornece em torno de 40 calorias de energia para 100 g. As sementes e casca podem ser utilizadas para produzir bolos, sucos diuréticos e doces.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

O mamão contém frutose como principal carboidrato, que é considerado mais saudável em comparação com a tradicional sacarose, o açúcar branco. E também carrega fibras solúveis, e apesar de doce, é responsável por prevenir diabetes e obesidade.

A quantidade de vitamina C nesta fruta, esta em torno de 80 mg para 100 g, contribuindo na necessidade diária de um adulto, com efeito antioxidante e fortalecimento do sistema imunológico.

Além de tudo isso, uma sugestão é não jogar fora as sementes que podem ser utilizadas de duas formas.

  1. Mastigar 10 ou 15 sementes frescas facilitam a excreção da bílis que ajuda na limpeza do fígado e estômago.
  2. Por 8 a 10 minutos manter as sementes no forno, e após esfriar, salpicar as mesmas pela salada. Este complemento possibilita prato crocante e ajuda a secar a barriga.

A ingestão do mamão deixa a pele com boa hidratação, e elimina a sensação do inchaço. Uma receita saudável que você encontra aqui no blog é o parfait de mamão light.

Em relação aos tipos existentes, os mais comuns são o mamão papaia e o mamão formosa, esse último tem baixo teor de açúcar e aroma fraco. Já o papaia é menor e mais doce. A fruta pode está presente no cardápio de muitas formas, como naturalmente, ou acrescentada em vitaminas, sobremesas, sucos e mais receitas.

 

Referência:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17472487

 

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.

Leia também

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

10 ComentáriosDeixe um comentário

    • Mamão é uma maravilha para quem quer emagrecer, é sempre bom ingerir com sementes como linhaça ou chia para reduzir picos de insulina. 😉

      • Muito legal o artigo, estava procurando dicas sobre frutas para repor as energias pós-corrida e adorei essa dica “Por 8 a 10 minutos manter as sementes no forno, e após esfriar, salpicar as mesmas pela salada.” Já vou experimentar hoje mesmo as sementes de mamão na salada!!! Valeuuu Yamily sucesso.

  • Eu amo mamao nao sabia que ele tinha todos esses beneficios preciso urgente eliminar barriga pois a minha ta enorme o resto do corpo ate que ra bom mas.minha barriga parece que to de 7 meses de gravidez isso deixou minha auto estima no chao alguem tem alguma dica de como eliminar barriga nao posso praticar atividade fisica por problrmas de saude entao fica bem mais dificil

    • Você consegue sim Silvana, a melhor forma seria focar em uma alimentação balanceada seguida por um nutricionista, pois como vc tem histórico de problemas de saúde, não mude a sua alimentação sem o acompanhamento profissional. Bjs!

Comente aqui :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.