INHAME: Benefícios, Para que Serve, Como Incluir na Alimentação

O que é inhame? Para que serve? Quais os benefícios do inhame? São muitas perguntas para se responder que irei explicar um pouco sobre esse vegetal que desperta tantas dúvidas.

Inhame são cultivados no mundo todo, sendo muito popular nos continentes: África, América Latina, Ásia e Oceania.

Dependendo da região no Brasil pode ser conhecido por outro nome, como: cará.

Os inhames são muito ricos em vitamina do complexo B e minerais. A cada 100 g de inhame cozido, ele fornece cerca de 142 calorias e 34 g de carboidratos complexos.

Agora que você já sabe um pouco sobre o inhame, irei falar um pouco sobre os seus benefícios.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

Previne o câncer:

Os inhames contêm uma boa quantidade de betacaroteno, vitamina A e C, e muitos estudos revelam que o ser humano tem que consumir uma grande quantidade de alimentos ricos em antioxidantes para prevenir certos tipo de câncer (leucemia, mama, pulmão e outros).

Ajuda na saúde feminina

Alguns estudos demonstram que esse tubérculo possui uma substância chamada diosgenina, que contribui para regular o estrogênio que é um dos principais hormônios femininos. Portanto, poderia ser usado para ajudar nas terapias de reposição hormonal e para reduzir a TPM (cólicas, irritabilidade, inchaço, dor de cabeça e ansiedade).

Protege o coração

Esses legumes são ricos em fibras e reduzem no colesterol, com isso ajuda a nos prevenir dos ataques cardíacos.

Aumenta a imunização do nosso corpo

A diosgenina, as vitaminas B6 e B9 ajudam na prevenção do mal de Alzheimer. Já os compostos antioxidantes (betacaroteno e vitamina C) fortificam os gânglios linfáticos que são responsáveis pela defesa do nosso sistema imunológico deixando o corpo mais forte e prevenindo doenças, como: malária, dengue, febre amarela e outras doenças virais.

Auxilia na perda do peso

Pra quem quer emagrecer é uma ótima opção, por conter pouca gordura e ser rico em fibras promove a sensação de saciedade. E além do mais, possui propriedades anti-inflamatórias que não deixa o seu corpo acumular líquido e nem as toxinas, diminuindo a celulite e os inchaços.

Melhora o sistema nervoso

O fósforo, o potássio, as proteínas e as vitaminas do complexo B que se encontram presentes no inhame são benéficos para melhorar a saúde do sistema nervoso e da memória.

Outras benefícios

Por ser muito rico em ferro ajuda na prevenção da anemia, as vitaminas C e B6 ajudam nos casos de unhas encravadas, furúnculos, espinhas grandes, desinflama cicatrizes, evita dores e inchaços em queimaduras ou locais fraturados, basta aplicar o inhame por cima de qualquer um desses citados acima.

Tem o poder anti-inflamatório que pode ser usado em hemorróidas, artrites, cataporas, reumatismos, combate a sinusite e dores abdominais, para esses tem que ser consumido cozido. E ainda combate o ressecamento da pele devido os antioxidantes que o inhame possui, mas para isso tem que ser ingerido regularmente.

Portanto, a partir de hoje vamos incluir essa raiz em nossas refeições, lembrando que sempre antes de consumir tem que cozinhar para ficar bem molinho.

Valor nutricional do inhame

100 gramas de inhame (cozido, sem sal) de acordo com o banco de dados do USDA contém:

Valor energético e macros:

  • Calorias: 142 kcal
  • Carboidratos: 34,6 g
  • Açúcares: 0,5 g
  • Fibras: 5,1 g
  • Lipídios: 0,11 g
  • Proteínas: 0,52 g

Vitaminas:

  • Tiamina (B1): 0,107 mg
  • Riboflavina (B2): 0,028 mg
  • Niacina (B3): 0,51 mg
  • Acido pantotênico (B5): 0,336 mg
  • Vitamina B6: 0,331 mg
  • Acido fólico (B9): 19 μg
  • Vitamina C: 5 mg
  • Vitamina D: 1,2 μg
  • Vitamina E: 2,93 mg

Minerais:

  • Cálcio: 18 mg
  • Ferro: 0,72 mg
  • Magnésio: 30 mg
  • Manganês: 0,449 mg
  • Fósforo: 76 mg
  • Potássio: 484 mg
  • Zinco: 0,27 mg

*g = gramas, mg = miligramas, μg = microgramas.

Curiosidade sobre o inhame

Você sabia que a Nigéria é conhecida como a “terra dos gêmeos” e que mais consome inhames? É o país onde nascem mais gêmeos no mundo e estudos vem sendo realizados pois suspeita-se que o alto consumo de inhames podem influenciar a ovulação nas mulheres.

Mas não se assuste, não há bases científicas sobre isso ainda, e são apenas especulações, pois afinal são através de especulações que os estudos começam.

Resumo dos benefícios do inhame

Benefícios do Inhame | Blog EmagrecerCerto.com

Quer incluir inhame na sua alimentação?

Experimente essa receita de pão de queijo com inhame.

 

Referências:

Chandrasekara, Anoma, and Thamilini Josheph Kumar. “Roots and Tuber Crops as Functional Foods: A Review on Phytochemical Constituents and Their Potential Health Benefits.” International Journal of Food Science 2016 (2016): 3631647. PMC. Web. 7 Feb. 2018.

Inhame, benefícios e TPM (ScienceDirect) – https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780702055140000762

Inhame / taro – http://foodfacts.mercola.com/taro.html

Tabela nutricional – https://g.co/kgs/u6y82A

USDA – https://ndb.nal.usda.gov/ndb/search/list?qlookup=11519

*As informações nesta página tem o propósito apenas informativo e não tem a intenção em substituir de forma algumas as orientações de um profissional de saúde.

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.

Leia também

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

2 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.