Após o carnaval nada melhor do que compartilhar uma das minhas receitas favoritas que é o meu Isotônico Natural de Melancia e Gengibre. Muita gente curte o carnaval com tanto samba e drinks que esquecem de algo importante, a hidratação.
Esse isotônico é ideal para repor os eletrólitos que perdemos durante treinos de longa duração ou atividades intensas como as 3h de samba durante o carnaval.
O que são os eletrólitos?
São basicamente minerais que permitem a regulação de uma série de processos no nosso corpo, os mais conhecidos são potássio, magnésio, sódio e cálcio. E eles são responsáveis pelo bom funcionamento da musculatura, coração e pressão arterial.
Então se você acha que exagerou no feriado de Carnaval, aqui vai uma receitinha maravilha para repor as energias. 😉
Vamos fazer?
Essa receita é isotônica porque ela contém bastante água da melancia, e a água ajuda na navegação dos minerais em nosso organismo.
Tem também vitamina C, vitaminas do complexo B e minerais que estão presentes na melancia e na água de coco.
Além disso contém gengibre que é termogênico e também o hortelã para dar a sensação de frescor.
Ingredientes
- 3 fatias médias de melancia (equivale a mais ou menos 1 e 1/2 xícara de chá)
- 1 colher de sobremesa de linhaça marrom ou dourada
- 1 pedaço de gengibre (a gosto)
- 1/2 xícara de chá (120 ml) de água de coco (opcional, pode usar apenas água gelada para reduzir as calorias)
- 8 folhas de hortelã
- Cubos de gelo a gosto.
Como fazer
- No liquidificador adicione a água, a melancia cortada em cubos, o gengibre, hortelã e a linhaça.
- Bata tudo por cerca de 30 segundos e sirva imediatamente após bater.
- Não precisa nem coar e fica uma delícia!
- Serve: 2 porções
- Porção: 200 ml (c/ água de coco)
- Calorias: 56 kcal
- Gorduras: 1,02 g
- Carboidratos: 11,53 g
- Açúcar: 8,68 g
- Fibras: 1,6 g
- Proteínas: 1,46 g

- 3 fatias médias de melancia (1 e ½ xícara de chá)
- 1 colher de sobremesa de linhaça marrom ou dourada
- 1 pedaço de gengibre (a gosto)
- ½ xícara de chá (120 ml) de água de coco (opcional, pode usar apenas água gelada)
- 8 folhas de hortelã
- Cubos de gelo a gosto.
- Corte as fatias da melancia em cubos, retirando apenas a parte vermelha, se puder retire algumas semente pretas.
- No liquidificador adicione a água, a melancia, o gengibre, hortelã e a linhaça.
- Bata tudo por 30 segundos ou até ficar liquido.
- Sirva imediatamente após bater.
- Não precisa coar.
Se você tiver um liquidificador de alta velocidade (por exemplo: Nutribullet ou Nutrininja), não precisa adicionar água.
Informações nutricionais extras:
10,8 mg de Vitamina C
297 mg de Potássio, K
34 mg de Magnésio, Mg
27 mg de Cálcio, Ca
65 mg de Sódio, Na
Essas informações foram calculadas no HappyForks e não houve análise laboratorial.
[…] Isotônico de melancia e gengibre […]