tirar medidas corretamente emagrecer

 

Oi gente,

Já aconteceu de você acordar e ir direto se pesar com o estômago vazio e de repente uma surpresa, você engordou! Você percebe que o jeans não entra, suas pernas estão mais pesadas e sua barriga inchada mesmo você estando firme e forte na dieta. Aí bate o desespero.

É cruel, mas você fez tudo direitinho, ficou de olho na alimentação, fez atividades físicas e quando foi subir na balança viu que engordou!

Mas calma aí! Esse excesso na balança não significa que você engordou e sim que talvez houve a retenção de líquidos que não deixa você perder peso. A verdade é que nem sempre os números na balança vão ser 100% fieis toda vez que você for se pesar, então eu quero lhe dar umas dicas para lhe ajudar a identificar e prevenir uma retenção de líquidos.

1 – Você bebe pouca água.

Quando bebemos pouca água, o corpo retém a água necessária para evitar a possível desidratação no futuro, isso acontece porque nosso corpo se programa a receber pouca água e rete-lá sempre que novos líquidos forem ingeridos.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

COMO EVITAR: Beba de no mínimo 1.5 de água natural diariamente para reduzir a retenção de líquidos.

2 – Ocorre alteração hormonal.

Nesse caso é para as mulheres, durante o período pré menstrual ocorre a alteração nos níveis de estrogênio e progesterona que quando estão em alta acontece a retenção de líquidos, pode ser que antes e durante a menstruação a balança apresente até 2 kg a mais.

COMO EVITAR: você pode simplesmente continuar a sua Reeducação sem se preocupar com a balança nesse período ou se preferir procurar um endocrinologista para lhe prescrever algumas vitaminas que poderão prevenir a retenção nessa época.

3 – Consumo de Sal.

Você já deve ter ouvido falar que sal retém água né? Pior que é verdade, o sódio é um dos principais vilões na retenção de líquidos, o sal é encontrado em produtos industrializados, molhos prontos, salsichas e até em biscoitos doces. A Organização Mundial de Saúde recomenda 2,4 gr no máximo de sal por dia, mas um estudo da Universidade de São Paulo relevou que no Brasil é consumido cerca de 4,5 gr por dia, ou seja, quase o dobro.

COMO EVITAR: Tire o saleiro da mesa, tente substituir o sal refinado por sal grosso moído na hora das refeições, ou tente substituir o sal por limão e ervas como orégano, manjericão, hortelã ou vinagre de maçã para acompanhar aquela saladinha.

4 – Alimentação incorreta.

A falta de algumas vitaminas também podem ocorrer a retenção de líquidos, alguns legumes e frutas podem prevenir essa retenção por terem muita água: melancia, melão, abacaxi, morango, agrião, alface, erva-doce, pepino, chuchu e berinjela são alguns dos exemplos que podem ajudar.

COMO EVITAR: Tente incluir uma vez ou outra os alimentos que ajudam na eliminação de líquidos, mas cuidado para não exagerar e ocorrer a desidratação.

5 – Falta de Exercícios Físicos

Como eu já disse, o exercício físico é um fator chave na hora de emagrecer e aqui esta uma das razões. Durante o exercício, os músculos pressionam os gânglios linfáticos ajudando na eliminação dos líquidos. O jump e aulas aquáticas, são exercícios que ativam os gânglios linfáticos e auxiliam na diurese.

COMO EVITAR: Movimente-se!

A drenagem linfática ou exercícios similares com seus movimentos suaves podem contribuir na redução desse efeito redentor de líquidos, eu coloquei abaixo alguns exemplos de exercícios de automassagem e que podem ser adotados pelo menos 2 vezes na semana.

20130712-131035.jpg

 

Espero que tenha gostado desse artigo, deixem os seus comentários abaixo! E não se esqueça de CURTIR e compartilhar este post.

Sucesso na sua R.A.,

Yamily 😉

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.

Leia também

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

8 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.