A melancia proporciona diversos benefícios para o organismo. Como por exemplo a respiração mais eficiente, e estímulo da vascularização do corpo, sendo um excelente alimento para adultos e crianças no verão.
Benefícios com Consumo da Melancia
A melancia é capaz de fortalecer o pulmão, já que oferece boas doses de vitamina A. De acordo com a Sociedade Americana Torácica, o nutriente integra processos regenerativos dos alvéolos, que são estruturas pequenas do pulmão que agem no intercâmbio dos gases. A vitamina também auxilia no combate aos processos inflamatórios.
A indicação é consumir uma fatia média da melancia para suprimento da quantidade diária da vitamina A ideal. A fruta também é importante para aumentar a libido. De acordo com pesquisa da universidade A&M, Estados Unidos, a área branca é rica em citrulina, um tipo de aminoácido.
Este aminoácido é convertido em arginina pelas enzimas, que age para formar óxido nítrico. O óxido nítrico é capaz de relaxar os vasos sanguíneos e estimula vascularização corporal completa, a incluir órgãos sexuais.
A melancia é fonte do mineral ferro, que auxilia glóbulos vermelhos no transporte de oxigênio para células gerais do corpo. A anemia acontece quando a ausência de ferro prejudica a concentração dos glóbulos vermelhos. Este alimento é interessante para fornecimento do mineral para vegetarianos e atletas que tem tendência da perda de glóbulos vermelhos de modo mais veloz.
A melancia também proporciona energia, já que é rica em vitamina do complexo B, em especial a B5. É também popular como ácido pantotênico, a mesma auxilia o corpo a tirar energia de carboidratos, proteínas e gorduras. Ou seja, é atuante na conversão destes nutrientes em combustível para realização das atividades do organismo de forma perfeita.
Cuidados com Consumo da Fruta
Alguns indivíduos podem desenvolver intolerância à citrulina, aminoácido encontrado nesta fruta. E parte considerável dos pacientes com artrite reumatóide é intolerante a mesma substância, e também pessoas que sofrem de deficiência genética, conhecida popularmente por citrulinemia.
Esta fruta possui fama injusta de ser indigesta. E esta impressão de causar má digestão parte de movimentos intestinais que a fruta gera em função das suas fibras insolúveis. Na realidade, a digestão desta fruta é fácil, pois a mesma é formada basicamente pela água.
Mais uma característica a destacar é que a melancia não gera inchaço. A fruta é rica em mineral potássio, que integra junto com cloro e sódio, o equilíbrio hídrico corporal.
Por este fato, a mesma auxilia na eliminação da água em excesso, e também regula o pH do sangue. Uma outra vantagem é que 90% da composição desta fruta é água, estimulando os rins a trabalhar melhor, reduzindo a retenção dos líquidos.
Referência:
http://www.medicalnewstoday.com/articles/266886.php
a minha fruta preferida no verão, com iogurte ou sozinha!
Eu amo essa fruta também! 😉
Oii Yamily. Nome lindo o teu. Eu como melancia e fico passando mau. Ai acabo evitando de comer 🙁 beijos
Oi Alicinha, obrigado linda, nesse caso a melhor escolha seria evitar mesmo, pois já vi pessoas que não comem outras frutas como maçã ou banana por o estômago rejeitar. Fique bem, abraços! 😉
Muito interessante. Vou comer mais melancia apartir de agora.
Eu adoro melancia, preciso me controlar as vezes haha… 😉
Poxa, não sabia que a Melancia tinha todo esse poder como citado no Artigo… Parabéns! ? 😀
Oi Rafael, pois é, a mãe natureza nos presenteou com essas delícias. 😉