Confira, 10 e-books com receitas para emagrecer em 2020!
substituir o trigo

Mix de farinhas sem glúten para substituir o trigo

 

Oi gente, aqui nesse post eu vou mostrar como preparar um mix de farinhas sem glúten para substituir o trigo. O glúten é uma proteína incompleta presente em vários grãos e cereais, essa proteína ajuda as massas a ficarem macias, crescerem e dar uma consistência maravilhosa para bolos e pães, porém pode causar intolerância intestinal, inflamações e inchaço abdominal.

Se você é uma pessoa que sofre com aqueles inchaços abdominais após comer, saiba que isso pode esta sendo causado pelo glúten e você poderia testar reduzir o consumo de alimentos com glúten para ver a reação do seu corpo. Um bom livro para ler bem sobre o assunto se chama Barriga de Trigo de William Davis, eu já li e gostei muito.

O mix de farinhas que eu ensino aqui pode facilmente substituir o trigo na maioria das receitas, como bolos, tortas, pães e biscoitos. E fique a vontade para criar a sua própria farinha e testar também. 😉

Criando o mix sem glúten

O meu mix tradicional eu uso apenas 4 ingredientes.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

mix de farinha sem gluten

  1. A farinha de arroz pode ser do arroz branco, integral ou misturar as duas.
  2. Uso a fécula de batata que no vídeo eu chamo de polvilho (nem doce e nem azedo), mas recentemente eu soube que em outras regiões do Brasil se chama fécula (desculpem a confusão).
  3. Incluo a farinha de tapioca não hidratada que é o mesmo polvilho doce.
  4. E a goma xantana que é um ingrediente que substitui o glúten e ajuda a dar maciez em suas receitas. Esse ingrediente você encontra na maioria das casas de panificação ou lojas online. A goma xantana é opcional, mas se você decidir substituir o trigo pela farinha sem glúten sempre, então vale a pena incluí-la.

Para fazer 500g de farinha sem glúten eu misturei em uma tigela:

  • 2 xícaras de farinha de arroz.
  • 1/2 xícara de fécula de batata.
  • 1/3 xícara de farinha de tapioca não hidratada (polvilho doce).
  • 1 colher de sopa de goma xantana.

Depois só precisa guardar em um recipiente fechado para usar nas próximas receitas.

A farinha de arroz é uma farinha mais seca que se for usada sozinha a receita fica esfarelando. Por isso é ideal incluir farinhas mais elásticas como o polvilho doce que dar elasticidade nas receitas.

Com esse mix você vai poder fazer muitas receitas, mas não poderá usar em todas elas como por exemplo massas folhadas.

Para saber mais detalhes da farinha sem glúten, veja o passo-a-passo a seguir.

Veja como fazer o mix de farinhas sem glúten

Gostou dessa dica? Então aproveita e se inscreva no canal “Emagrecer Certo” de receitas fit http://bit.ly/Inscrever-aqui.

Em breve teremos muitas receitinhas com esse mix aqui no site. 😉

Até o próximo post.

Yamily

 

Conheça também o meu Curso de Culinária Funcional onde eu ensino como criar suas próprias receitas. 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.
Yamily Benigni
Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Em 2018 se formou em Gastronomia e Nutrição no Reino Unido. Hoje se dedica no site Emagrecer Certo e seus cursos virtuais que tem o propósito em promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas. ♥