dieta paleolitica

Oi gente,

Para quem me conhece sabe que não sou fã de dietas, porém nem por isso eu não devo falar delas aqui no blog. A nova dieta da moda que muita gente vem fazendo e alguns até obtendo resultados assim como qualquer dieta, é a dieta paleolítica também conhecida como dieta paleo.

O que é a dieta paleo?

Essa dieta é baseada na genética que herdamos de nossos ancestrais de 10.000 anos atrás, onde não existia agricultura e éramos caçadores e corredores atléticos.

Embora já faz milhares de anos, a nossa genética não mudou. A nossa raça (Homo sapiens) teve uma grande mudança no seu hábito alimentar de lá para cá, nosso corpo era assim:

Antes: Alto, atlético, muscular, ágil e incrivelmente versátil.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

Agora: Acima do peso, fora de forma, estressado, infeliz, dorme pouco e tem doenças crônicas como diabetes, colesterol e pressão alta.

doeta paleo

O que realmente aconteceu? Agricultura, os humanos descobriram o cultivo e abandonaram a caça para se tornarem agricultores, assim a raça humana (Homo sapiens) formou sociedades e aqui estamos.

O problema nisso é que apesar de toda a nossa evolução (por sinal fantástica), o nosso corpo não se ajustou realmente como deveria para comer alimentos cultivados. E isso resultou em obesidade e problemas de saúde mais graves.

O principal vilão descrito nessa dieta seriam os grãos que contém a famosa proteína “glúten” (isso mesmo glúten é proteína!) e vem sendo associada com problemas reprodutivos, dermatite, problemas nas juntas, refluxo gástrico e muito mais.

Outro aspecto dos grãos é que possuem “lectina” que pode ser naturalmente tóxico para o nosso sistema gastrointestinal e acaba se alojando por lá causando alguns tipos de problemas na nossa flora.

Outro vilão seriam os laticínios , pois na dieta paleo afirma que nossos ancestrais não tinham vacas e mamavam até os 2 anos de idade e paravam por essa idade mesmo, por isso o nosso corpo não estaria geneticamente preparado para continuar aceitando leite pelo resto da vida.

A dieta paleo enfatiza que tudo o que teria a sua origem vindo do cultivo deveria ser descartado.

Como fazer a dieta paleo?

Essa dieta não precisa:

  • Não precisa contar calorias
  • Não precisa comer de 3 em 3 horas
  • Não precisa ter medo de gorduras boas

dieta paleo emagrece

O que é permitido comer?

  • Carnes: aquelas cujos animais são alimentados por grama verde apenas e não por grãos.
  • Aves: Frango, pato, galinha, peru ou qualquer animal com penas.
  • Peixes: Selvagens de preferência e opte por aqueles com baixo teor de mercúrio
  • Ovos: Por conter proteína.
  • Frutos do mar: caranguejo, camarões, lagostas e ostras.
  • Verduras: Desde que não sejam fritos, pode comer a vontade (brócolis, aspargos, etc).
  • Óleos naturais: oliva, óleo de coco e óleo de abacate.
  • Frutas: Pode comer com moderação, pois contém frutose e se você quer emagrecer deve limitar.
  • Oleaginosas: Amêndoas, castanha de caju, castanha do pará. Essas são excelentes fontes de gorduras boas, porém não coma sacolas e sacolas por conter muita caloria.
  • Tubérculos: Batata-doce, inhames, são carboidratos complexos que podem ser consumidos antes ou após os exercícios para recuperar o nível de glicogênio.
  • Chocolate: O amargo acima de 75%.

 O que deve ser evitado:

  • Grãos: Incluindo integrais, trigo, soja, aveia, milho, ervilhas e todos os seus derivados.
  • Laticínios: leite, iogurte, queijos e cremes.
  • Açúcares: doces, refrigerantes, sucos industrializados, e etc.
  • Feijão e legumes: Em especial amendoim que são legumes e todos os tipos de feijão.
  • Bebidas alcoólicas: Principalmente a cerveja, porém não é completamente proibido e algumas pessoas optam por vinhos em quantidade mínima.

Apesar da manteiga (não margarina) ser um laticínio, ela está permitida em pequena quantidade a ser ingerida na dieta paleo.

Resumindo, a alimentação é bastante natural e corta praticamente todas as comidas processadas e industrializadas. E se deve ingerir água normalmente (1.5 a 2 litros por dia).

dieta paleolitica

Algumas pessoas consegue emagrecer até 5 kg por mês e afirmam terem melhorado muito o seu nível enérgico, essa dieta vem sendo seguida por atletas, fisiculturistas e até blogueiros. Eu particularmente não consegui experimentar essa dieta, pois não consigo ficar sem minha aveia matinal ou um feijão de domingo, já o leite e glúten eu tenho evitado e me sentido muito bem.

Na Inglaterra essa dieta é considerada drástica por cortar certos grupos alimentares como grãos e laticínios, o feijão contém ferro e algumas pessoas demonstraram anemia temporária, então lembre-se de sempre ver com um nutricionista de sua confiança se você pode seguir ou não, pois cada pessoa tem uma fisiologia diferente.

Eu espero que esse post possa esclarecer algumas dúvidas, se você tem mais perguntas então sinta-se a vontade em perguntar aqui nos comentários.

Um forte abraço e até o próximo post.

 

Referência:

Documentário: The Perfect Human Diet (2012).

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.

Leia também

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

9 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.