Os cuidados ao usar a sauna da academia

sauna da academia

Muita gente termina a sua sessão de treinos e corre para a sauna da academia, isso pode ajudar a relaxar os músculos e evitar dores musculares mais intensas. Mas existem alguns cuidados que devemos tomar ao decidir freqüentar a sauna da academia.

sauna da academia

Existem vários tipos de sauna, as mais comuns são a seca e a vapor.

Sauna seca ou a vapor?

Entre as duas saunas, a mais saudável é a vapor, pois tem umidade e a perda de água do corpo é menor. Porém essa sauna dá a sensação de ser bem mais quente. Essa sauna geralmente tem um aroma de eucalipto que facilita a respiração e tem um efeito bronquiodilatador.

Já a sauna seca provoca mais perda de água favorecendo a desidratação, o que pode ser perigoso para algumas pessoas. Na maioria das vezes essa sauna não tem odor nenhum.

Os cuidados na sauna

  1. Você deve beber bastante líquidos, pois quando você se exercitou já perdeu uma certa quantidade de água e eletrólitos, e a sauna ajuda a perder mais água o que pode ocorrer desidratação intensa.
  2. Cuidado com a temperatura, se for uma sauna que você nem consegue respirar o ideal é sair dela, pois altas temperaturas pode dar um choque térmico e ocorrer a perda de consciência.
  3. Evite passar dos 10 minutos, estudos já demonstraram que apenas 1 minuto de sauna já traz benefícios ao organismo, o ideal é nunca passar dos 10 minutos para evitar desidratação e perda rápida de minerais.
  4. Consulte um médico, antes de iniciar essa prática procure falar com um profissional de saúde para saber se você não tem algum problema grave, que o impossibilitaria de utilizar a sauna. Pessoas com problemas renais, circulatórios, diabéticos e cardíacos não são recomendadas a utilizar saunas.
  5. Fique sentado ou em pé, mas nunca deitado se estiver sozinho. Ao levantar, você poderia sofrer uma queda de pressão repentina e desmaiar.

Efeitos da sauna no corpo

A temperatura da sauna pode variar entre 45 a 47 graus. E a mudança da temperatura ambiente é capaz de modificar a fisiologia do corpo naquele momento.

  • A reação mais comum é a sudorese, é quando o corpo começa a produzir suor para refrescar a pele e manter a temperatura interna saudável. A sudorese é uma reação vital do organismo que ocorre sempre que estamos em temperaturas elevadas.
  • Apesar de perdemos água e minerais nesse processo, as toxinas também são expelidas do corpo causando um efeito detox. Por isso é importante beber água no decorrer do dia para repor os minerais e nos manter hidratados.
  • Os músculos relaxam, isso ocorre porque o ácido láctico (que causa a dor muscular durante o exercício) se dispensa.
  • Os poros abrem e os vasos sangüíneos se dilatam.

Para fechar os poros rapidamente é necessário um banho de água fria, por isso que próximo as saunas geralmente tem um chuveiro com água fria ou em temperatura ambiente disponível.

Essas são as minhas dicas para usar a sauna da academia de forma segura, não se esqueça de me adicionar nas redes sociais e sempre que quiser me envie uma mensagem direta que assim que eu ver, eu respondo. 😉

Compartilhe esse post com seus amigos e familiares, um forte abraço!

 

Referências:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11165553

http://www.med.wisc.edu/news-events/sauna-induced-sweating-offers-many-health-benefits/30199

            

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

2 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)