Oi gente, Nesse post eu gostaria de falar sobre os tipos de carboidratos que consumimos e o impacto disso na nossa alimentação. Você já deve saber que existem carboidratos simples e complexos, né?
Os carboidratos são a fonte primária de energia e o nosso corpo precisa deles assim como um carro precisa de gasolina senão não anda. O carboidrato mais simples é a glicose que é na verdade => açúcar, quando consumimos carboidratos, as células absorvem a glicose e convertem em energia a ser utilizada, e se essa energia não for utilizada então será estocada em forma de gordura.
Os carboidratos simples, quando digeridos, entram na corrente sangüínea muito rápido, e serão absorvidos rapidamente. Quando você ler o rótulo dos alimentos e tiver “açúcares” em baixo da palavra “carboidratos”, então são esses os açúcares que terão absorção rápida pelo organismo.
Os carboidratos complexo são compostos por cadeias de moléculas de glicose, são conhecidos por conter “amidos” que é a maneira que as plantas usam para armazenar energia. O organismo leva muito mais tempo para transformar os carboidratos complexos em glicose para poder se transformar em energia no corpo.
Você pode ta se perguntando “perae, açúcar engorda e como que eu posso comer carboidratos?”
A melhor resposta seria “aposte nos complexos”, o corpo precisa de carboidratos, isso é fato! Então vamos alimentá-los com carboidratos de alta qualidade.
Os carboidratos ruins quando são quebrados em açúcar, o corpo precisa equilibrar esse açúcar que entrou no sangue rapidamente e então o pâncreas libera a insulina que tem como função:
- Possibilitar que a glicose seja transportada;
- Converter a glicose em glicogênio para ser armazenado no fígado e músculos;
- Converter o excesso de glicose em gordura
- Evitar a quebra de proteína para não falar energia.
Resumindo, a liberação da insulina consegue colocar esses açúcares rapidamente para dentro das células de gordura e dos músculos. Sendo que, a insulina previne que o corpo utilize a gordura já estocada devido ao excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.
Então, para evitar que isso aconteça, é bom comer os alimentos certos.
Assista a esse vídeo onde explico de forma simples o que eu aprendi sobre os carboidratos durante o meu emagrecimento. E logo abaixo tem a lista dos carboidratos que consumo.
Massas:
- Macarrão integral
- Pão de aveia
- Pão multicereais
- Pão de centeio
- Pão integral
- Bolachinhas de fibras
Cereais:
- Aveia (sempre consumo)
- Farelo de aveia
- Cereais integrais
- Barras de cereais sem adição de açúcar
Grãos:
- Arroz integral, ou
- Arroz parboilizado
- Centeio
- Cevada
- Feijão
- Lentilhas
- Ervilhas
- Grão de bico
- Milho
- Pipoca (também é complexo, mas não exagere)
Tubérculos:
- Batata-doce
- Beterraba
- Cenoura
Frutas:
(com baixo índice glicêmico)
- Ameixa
- Maçã (todo dia carrego uma comigo)
- Laranja
- Pêssego
- Uva
- Mamão
- Kiwi
Esses são alguns dos carboidratos que eu consumo e mesmo assim consegui perder peso. 😉
Espero que essas informações possa lhe ajudar, participe e deixe o seu comentário logo abaixo.
Muito sucesso na sua Reeducação Alimentar!
Ótimas dicas, mas no dia de uma prova de corrida e na véspera é bom liberar o pão branco para dar energia! Beijos
Oi Luzinete, isso mesmo, o que muita gente não sabe é que comer os carboidratos ruins também pode desenvolver diabetes no futuro, então para quem tem tendência é sempre bom observar a quantidade que se esta ingerindo.
Pode sim Laís, ambos são carboidratos de boa qualidade. (Obs.: Tente evitar macaxeira frita ou se for frita coma com moderação)
Yamily, posso substituir a batata doce por inhame ou macacheira?
Adorei a materia, acabei de ser aconselhada pela minha medica a fazer uma dieta de carboidratos, não sou diabetica mas estou no limite se não começar uma dieta agora em pouco tempo serei, ela me disse pra cortar os brancos como arroz, açucar e batatas, e introduzir os integrais como vc disse com moderação, tenho pesquisado muito sobre carboidratos simples e complexos mas a sua materia me exclareceu muito do que eu precisava saber, valeu…
obrigada pelas dicas.
Quando o corpo não recebe a fonte de energia primária, ele tira do que esta reservado que é a gordura para o funcionamento dos órgãos vitais, porém sem a energia primária poderá apresentar outros sintomas como dores de cabeça, irritação, tristeza, stress, pois aumenta os níveis de cortisol também, e depois de um tempo você pára de emagrecer e engorda quando voltar a comer normalmente.
Sim as dicas são otimas, mas mesmo eu consumindo carboidratos "do bem" rs eu não consigo perder peso, no ano passado fiz uma dieta Low Cab e emagreci 20 kg o que acontece? obrigada
Adorei, as informações.
eu so tenho á agradecer..as dicas q vc the aos poucos estou conseguindo perder peso, e tenho fé q vou perder muito mais….Obrigada!