02 setembro, 2013
Olá gente,
Será se é mito ou verdade? beber água, sucos ou qualquer líquido durante as refeições faz mal? Nesse post eu gostaria de desvendar uma dúvida que afeta muita gente. Tudo o que eu disser aqui é baseado em pesquisas realizadas por profissionais especializados na área. Quando eu decidi emagrecer, uma das coisas que me falaram é que eu deveria comer sem a ingestão de nenhum líquido e que isso iria melhorar a digestão e me ajudaria a emagrecer.
Bom, a verdade é que a mim pessoalmente não houve nenhuma diferença, e que a única coisa que aconteceu foi o fato de um dia ter me “engasgado”, acredito que para tudo há um limite, beber muito líquido durante uma refeição pode não ser aconselhado, mas concordo que não dá pra comer no seco.
Desde esse dia eu não consumo refeições sem algum líquido, pois existem alimentos que são muito secos como farinha, arroz, carne. Porém existem outros que eu prefiro apenas beber água no final como as saladas.
Todo dia surgem diversas pesquisas e profissionais dizendo diferentes opiniões sobre essa intriga. Uns falam que é verdade enquanto outros dizem que é mito.
A verdade é que cada indivíduo é um ser diferente, com necessidades diferentes e que cabe a nós escolher a melhor forma de se sentir bem possível. Eu vou explicar as duas opiniões e depois a minha opinião pessoal.
Conceitos anteriores mostram…
Muitos dizem que beber líquidos durante as refeições interfere no processo digestivo pois o suco gástrico ficaria muito líquido para digerir os alimentos como realmente deveria acontecer. E que isso poderia gerar gases e arrotos e que você sentiria mais fome na próxima refeição e os nutrientes seriam menos absolvidos.
Porém, novas conceitos apresentam que…
O médico pesquisador Dr. Michael Picco, especialista em pesquisas gastrointestinais, membro de um dos maiores centros de pesquisas na área de saúde, a Mayo Clinic, diz que: não há nenhum problema em beber água durante as refeições, e que na verdade, a água e outros líquidos ajudam a digerir os alimentos ajudando na absorção dos nutrientes e prevenindo a prisão de ventre.
Meu comentário.
Eu não sou uma pessoa de comer alimentos no seco, meu café da manhã tem sempre um chá ou outra bebida, meu almoço também tem algum líquido e o jantar também e isso nunca me fez mal em relação a digestão.
Mas eu já fui uma pessoa que na hora do almoço colocava a garrafa de refrigerante na mesa, tomava refrigerante no café da manhã, e bebia mais de 250 ml durante as refeições, onde depois eu andava e sentia meu estômago balançar.
Primeiro, eu cortei os refrigerantes porque são bebidas cheias de gás e que afetam o Ph corporal e a flora intestinal também, e não tem nenhum valor nutricional.
Segundo, eu procuro ingerir sucos naturais mais leves e sem adição de açúcar ou adoçante, e sucos diuréticos também como o abacaxi (adoro!).
Terceiro, eu opto pela água sempre que posso, pois previne a desidratação, não tem calorias e é o líquido da vida. 😉
Algumas das bebidas que nutricionistas indicam para aqueles que preferem beber nas refeições são sucos naturais mais cítricos como de laranja, limonada, abacaxi, kiwi, ou beber água de côco, ou a água natural é a melhor opção sempre, o ideal seria no máximo => 200 ml por refeição.
A prática de beber líquidos durante as refeições é comum no mundo todo.
- Os italianos costumam beber vinho durante as refeições, e após, eles bebem digestivos como por exemplo, o limoncello e o amaretto.
- Os orientais, como chineses e japoneses, costumam beber saquê, chás e água morna para ajudar na digestão.
- Os indianos costumam beber uma bebida chamada “jal-jeera” feita com água, cominho, gengibre, pimenta-do-reino e menta para ajudar na digestão e amenizar os efeitos dos temperos presentes em quase todos os pratos.
E esse são só algumas das culturas na qual eu mesma presenciei, então, não foi eu que disse, mas profissionais da área e estou repassando que, não há problema em beber líquidos durante refeições, se possível converse com um(a) nutricionista local para esclarecer algumas dúvidas e aponte as referências citadas abaixo, pois cada profissional tem a sua opinião formada.
Espero que você tenha gostado desse post e participe deixando a sua opinião nos comentários abaixo.
Desejo sucesso na sua Reeducação Alimentar!!
Referências:
PICCO, Michael F. Mayo Clinic on digestive health. (http://www.mayoclinic.org/digestion/expert-answers/FAQ-20058348)
Go Ask Alice. Columbia University Health Services. (Website)
MCALLISTER, Joseph. Published on Livestrong.com in 7 July 2011.
Conheça a autora:
Últimos posts:
Nova técnica americana ensina emagrecer de forma rápida, confira:
Para mim essa história que os líquidos dissolvem o suco gástrico não tem lógica porque se fosse assim, qualquer líquido que nos bebermos será mais difícil de ser digerido do que qualquer alimento sólido.
Gostei muito da reportagem.
É verdade Márcia, pois tudo vai para o mesmo lugar (o estômago), imagine como seria difícil digerir café ou outros sucos, mas a pesquisa desse medico confirmou que não há problemas. Bjss!!!
Decidido. Agora é água.
E em relação ao sucos em pó ligth?O que vc acha?
Oi Mirian,
Os sucos em pó lights são cheios de conservantes e apesar de lights não são nutritivos como os naturais, nesse caso eu preferiria beber somente água. Bjss!!
eu adorei a informação pois tinha duvida debeber uo não durantes as refeições
Oi Lúcia,
Fico feliz que gostou do artigo. Bjss!!