Como fazer Sal de Ervas para reduzir o consumo de sódio

Sal Disfarçado para reduzir sódio

Quer reduzir o sódio? Então olha que dica legal!

Aqui eu ensino uma dica super popular de sal de ervas, conhecido popularmente como sal disfarçado, para reduzir o sódio na sua alimentação.

O sódio é importante para o funcionamento dos órgãos do corpo, e além disso garante o pH ideal do sangue, equilibra a quantidade de água do corpo, mantém a contração ideal dos músculos e impulsos nervosos.

Mas em excesso, o sódio pode causar problemas graves de saúde, como a hipertensão que pode impulsionar problemas cardíacos ou derrames, causa também a retenção de líquidos, causa problemas renais e até osteoporose.

Um outro mineral importante para o equilíbrio e funcionamento optimal do corpo é o potássio, mas falaremos dele mais adiante.

Então se você deseja realmente reduzir o consumo de sódio mas não quer abrir mão do sabor na sua comida, então confira a dica de como fazer o sal de ervas, o famosos sal disfarçado.

Aproveita e se inscreva no canal e ative as notificações clicando no “sino” para ser a primeira (o) a receber os vídeos. 😉

Nessa dica vão 3 ingredientes maravilhosos para dar sabor e nutrir.

Manjericão – contém vitaminas A, C, B1, B2 e B3, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro.

Orégano – estão repletos de minerais essenciais para o organismo, como o magnésio e o cálcio, que fortalecem os ossos; o manganês e o cobre, que favorecem a ação de enzimas antioxidantes; o potássio, que regula a pressão sanguínea; o zinco, ferro, entre outros. É uma fonte de vitaminas C, E, K, e até de Ômega-3 vegetal.

Raspas de limão – a maioria das pessoas jogam fora as cascas de limão, desconhecendo que elas possuem de 5 a 10 vezes mais nutrientes do que o suco de limão, os em destaque estão a vitamina A e C, cálcio, magnésio, betacaroteno e potássio.

Qual a quantidade ideal de sódio por dia?

Conforme a nutricionista Marcia Gowdak, ela orienta que: o ideal é consumirmos 2 gramas de sódio e não menos do que 500mg diariamente. No entanto, é fácil excedermos esta quantidade. (Link da referência abaixo)

Como fazer Sal de Ervas para reduzir o consumo de sódio
 
Tempo de Prep
Tempo de Coz
Tempo Total
 
Chef:
Ingredientes
  • 1 colher (chá) de Manjericão
  • 1 colher (chá) de Orégano
  • 1 colher (chá) de Raspas da casca do limão (qualquer tipo, não raspar a parte branca)
Como fazer
  1. Adicione o manjericão, orégano e as raspas de limão no liquidificador ou processador de comida, se for pequeno melhor.
  2. Bata no liquidificador por um minuto.
  3. Guarde a mistura em um recipiente fechado.
  4. Use em 2 semanas.
E ai, gostou?

Se quiser dicas extras então me siga também no Instagram @emagrecercerto e compartilhe a foto abaixo no Pinterest. 😉

Beijinhus e até o próximo post!

 


Confira também o ebook do blog 120 Receitas Funcionais para Emagrecer Certo.

 

 

 

 

 

Referências:

Teor de sódio na alimentação – http://www.sbh.org.br/geral/atualidades-teor-de-sodio-na-alimentacao.asp | Marcia Maria Godoy Gowdak
Nutricionista Doutora em Ciências na Área de Cardiologia – FMUSP
Diretora do Departamento de Nutrição da Sociedade de Cardiologia do estado de São Paulo (Socesp) e Nutricionista responsável pelo Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)

(Manjericão) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12732427, Comparative studies on the activity of basil–an essential oil from Ocimum basilicum L.–against multidrug resistant clinical isolates of the genera Staphylococcus, Enterococcus and Pseudomonas by using different test methods

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

Comente aqui :)