A pergunta que não quer calar, por quantos minutos você deve se exercitar? Muita gente me pergunta o tempo que eles deveriam passar na academia, mas como cada caso é um caso, eu resolvi escrever esse artigo explicando a minha opinião e assim você pode tirar a sua própria conclusão.

agachamenrto

Você já notou que algumas pessoas passam horas na academia, as vezes até 3 horas por dia e mesmo assim não conseguem emagrecer? Muita gente acredita que treinando 3 horas por dia os resultados virão mais rápido, e isso faz até sentido não é?

Eu mesma já acreditei nisso, lembro que quando eu era gordinha, eu me registrava na academia e no começo passava uma duas horas na esteira achando que conseguiria emagrecer. Hoje eu percebo que fazia tudo errado!

Como eu não quero que vocês cometam o mesmo erro, aqui estão algumas explicações para não gastar muito tempo na academia.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

Qual o tempo ideal de exercícios?

Para começar, o tempo ideal é a pessoa não ultrapassar uma hora na academia. Esse tempo deve consistir em:

  • Aquecimento: 5-10 minutos
  • Exercícios principais: 45 minutos
  • Alongamento: 5-10 minutos

O motivo pelo qual a pessoa deve treinar por no máximo uma hora é porque depois desse período, nosso corpo entra no estado da “fadiga” e começa a liberar o hormônio “cortisol” que é liberado nos momentos de estresse. Esse hormônio é conhecido por reduzir o metabolismo, reter água, diminuir o processo de queima de gordura e reduzir o ganho de massa magra.

Ou seja, quantidade não é qualidade!

Você só precisa treinar apenas o necessário para sair da vida sedentária. Será muito mais eficiente você treinar no máximo uma hora, do que ficar se matando na academia por horas e prejudicar o seu metabolismo.

Quantas vezes na semana?

Já existem vários estudos que apontam que a quantidade benéfica de treino é 3X por semana, os outros dias podem ser considerado o “descanso”. O nosso corpo precisa de descanso para se recompor, não é durante o exercício que a mágica acontece, mas sim durante o descanso.

O descanso é necessário para que seu corpo possa restaurar as fibras musculares que foram “machucadas”, é exatamente esse momento que seu corpo vai precisar gastar energia (calorias) para se restaurar.

Se você pretende se exercitar mais, uma forma de evitar os picos de cortisol no nosso corpo é treinar 2X por dia em horários diferentes, uma hora cada. Por exemplo, pela manhã e a noite.

Essa é uma técnica que vem sendo utilizado por fisiculturistas para obterem resultados, pois eles também precisam perder gordura corporal.

Claro que essa técnica não deve ser aplicada todo dia ou por iniciantes.

Um método muito popular de exercícios que pode trazer resultado é o HIIT (leia mais aqui), esse é um treino intervalado que dura cerca de 10-15 minutos por dia, são exercícios curtos, rápidos e intensos.

Acredite, é possível gastar menos tempo na academia e fazer exercícios com mais eficiência, ok.

Qualquer dúvida comente abaixo ou mande mensagem. Me siga no Instagram ou Snapchat como “emagrecercerto”

Um forte abraço. 😉

 

Referência:

Escritor e Personal Trainer – Charles Poliquin – http://www.strengthsensei.com/

 

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.
Yamily Benigni
Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.