Pudim de chia saudável | Blog Emagrecer Certo #chiapuding #nutricao #emagrecercerto

O pudim de chia (chia pudding) foi batizado assim pelos norte-americanos e se tornou popular no mundo inteiro. A consistência não tem muito haver com o pudim que conhecemos no Brasil, mas como não é bem uma receita brasileira, então vamos chamar de pudim mesmo porque fica mais charmoso do que “mingau de chia”.

Afinal, essa receita é uma mão na roda para quem não tem tempo em preparar o seu próprio café-da-manhã ou precisa de um lanche pronto no final da tarde.

Para preparar o chia pudding você precisa seguir praticamente quatro passos.

  1. Chia
  2. Algum líquido (leite, suco ou até chás)
  3. Algo para adoçar (mel, agave ou melado de cana)
  4. Tempo (para absorver o líquido e emulsificar)

A chia tem um gosto bem neutro, então qualquer líquido que você coloque será o sabor dominante na receita.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

Esse pudim de chia é ideal para comer com frutas, granolas e até frutas secas.

Se você quiser uma versão maromba, pode misturar com whey protein já misturado no líquido que será um excelente pré/pós treino.

Quer saber mais sobre os benefícios da chia? Olha o que diz no Wikipedia:

A semente da chia é, por vezes, considerada um alimento funcional dadas suas características compositivas.

Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter quantidade significativa de água, como um emulsificante), devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem busca emagrecer, posto que pode intensificar a sensação de saciedade.

É possível escrutinar a importância nutricional da semente de chia com a seguinte lista:

  • Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes conhecidas (tanto entre as vegetais quanto entre as animais) do ácido alfalinolênico, um dos ácidos graxos classificados como ômega 3.
  • Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca.
  • Magnésio: 100 gramas da semente de chia pode conter o mesmo que 200g do mineral presente em nozes ou 1,6 kg de brócolis, por si só considerados alimentos ricos no nutriente.
  • Manganês e fósforo: 100 gramas de chia contêm 108% do manganês e 95% do fósforo demandados por um adulto numa dieta de 2.000 quilocalorias/dia.
  • Proteínas: 15% da composição da chia é proteica, sendo seus aminoácidos, em conjunto, formadores de alto valor biológico. Apenas 28 gramas da semente fornecem 9% da proteína que um adulto demanda, em média.
  • Fibras: a alta concentração de fibras alimentares (38 gramas a cada 100) faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão.
  • Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol .

Eu também já postei sobre a chia aqui no site.

PUDIM DE CHIA COM PÊRAS CARAMELIZADAS | Café-da-manhã saudável | EmagrecerCerto.com #pudimdechia #nutricao #reeducacaoalimentar #chiapudding

Gostou da idéia? Então vamos para a receita.

Pudim de chia
Pudim de Chia com Pêra Caramelizada | Café-da-manhã saudável
 
Culinarista: 
Informações Nutricionais
  • Serve: 4 pessoas
  • Porção: 170g
  • Calorias: 181
  • Gorduras: 5.6g
  • Carboidratos: 35g
  • Fibras: 7g
  • Proteínas: 3g
Tempo de Prep: 
Tempo de Coz: 
Tempo Total: 
Ingredientes
Pudim de chia
  • 4 colheres (sopa) de chia
  • 375 ml de leite vegetal (usei de amêndoas)
  • 2 colheres (sopa) de mel, agave ou melado de cana
Pêra caramelizada
  • 1 pêra
  • 20 ml de água
  • 1 a 2 colheres (sopa) de mel, agave ou melado de cana
  • 1 colher (chá) de óleo de coco
Como fazer
Para o pudim:
  1. Em uma tigela, adicione a chia, o leite e o mel, agave ou melado.
  2. Misture bem e deixe na geladeira por pelo menos 8 horas para emulsificar.
Para caramelizar:
  1. Higienize a pêra, retire as sementes e corte em cubos pequenos.
  2. Em uma panela pequena, adicione o óleo de coco, o mel, agave ou melado e a pêra em cubos.
  3. Leve ao fogo baixo e adicione 20 ml de água, mexa até reduzir e caramelizar.
  4. Guarde na geladeira para usar no dia seguinte.
Montagem para servir:
  1. Divida entre 2 a 4 porções, coloque a pêra caramelizada no topo, salpique canela e sirva no café-da-manhã.
  2. Você também pode guardar em recipientes para levar como lanche da tarde.
  3. Conserve na geladeira e Sirva frio.
Quer mais receitas? Conheça o nosso e-book oficial de Receitas Funcionais para Emagrecer Certo.

Se quiser mais inspirações com pudim de chia, eu separei algumas que achei no Instagram hashtag #pudimdechia.

View this post on Instagram

Que tal acordar e já ter um super Café da Manhã pronto ?? Essa receita eu amoooo!! . . Pudim de Chia!! Receita fácil e super gostosa!! O problema é que tem q esperar pra comer 😬 pq a chia precisa hidratar no Leite!! É uma ótima opção pra levar de lanche, sempre faço no dia anterior! . . 200ml. Leite Vegetal ( uso da @ataldacastanha ) 2 colheres de sopa de Chia 1 colher de sopa de Xilitol (opcional) . . Misture tudo e deixe na geladeira por no mínimo 3 horas, para a Chia soltar o “gel” dela, e formar o “pudim” . Na hora de servir pode colocar Frutas, granola, um pouco de mel… faça de acordo com seu gosto!! Eu usei morango e tbm coloquei geleia de morango caseira!! Ficou maravilhoso!! Se colocar mais Leite não da o ponto do “pudim” e fica como líquido!! . . #lowcarb #pudimdechia #lanchesaudavel #tipsdagabi

A post shared by By Gabriela Santos (@tipsdagabi) on

View this post on Instagram

Bom dia Hoje, assim como quase todas as manhãs, fui de pudim de chia, que eu fiz com leite de coco 🥥 e acho que combina muito com manga e kiwi 🥝 . Adicionei uma colher de iogurte natural ao pudim Adocei com geleia de morango que é 100 % fruta, sem adição de açúcar. Fica muito bom gente . ✔️Frutas bem maduras dispensam o uso de açúcar . ✔️Outra dica: pra fazer o pudding de chia, basta vc adicionar 100 ml de leite a 2 colheres (sopa) bem cheias de chia. Misture com a colher e espere um pouquinho. Mexa novamente até que esteja tudo bem misturado e guarde na geladeira. Em duas horas, mais ou menos, vc terá seu #chiapudding prontinho . . #comidasaudavel #vidasaudavel #bowl #amenidadesdekellyiogurte #iogurtenatural #cafedamanhasaudavel #cafedamanhafit #ra #reeducacaoalimentar #alimentacaoviva #equilibrio #culinariafuncional #culinariasaudavel #fitgirl #brasileirosemlondres #cozinhaafetiva #pudimdechia #emagrecimento

A post shared by Amenidades de Kelly (@amenidades_de_kelly) on

View this post on Instagram

Ando meio sem apetite nos últimos dias e para não ficar sem tomar café, fugi do meu habitual pão + ovo. E essa é a graça da vida né? Ter o poder de escolha sobre nossa alimentação, saber que eu não preciso comer a mesma coisas todos os dias para me alimentar bem. Hoje fui de pudim de chia que tinha na geladeira, com banana e morango. Para quem sempre me pede a receita do pudim de chia, aqui vai 👇🏼 • 1 xícara de leite vegetal (eu gosto de usar leite de 🥥 ), mas pode ser leite de vaca ou iogurte • 1/2 xícara de aveia ou farelo de aveia (gosto pq da uma encorpada no leite também) • 2 colheres de sopa de chia • 1 colher de sopa de néctar de 🥥 (mas pode usar mel, melaço ou não usar nada) E como que faz? Junta o leite vegetal, a aveia, a chia e o néctar de coco em um pote com tampa e mexe até ter certeza que a aveia está toda umedecida. Deixe na geladeira durante a noite. De manhã, acrescente o topping de sua preferência, pode ser banana, morango, granola, kiwi…

A post shared by Anna Moll (@nutriannamoll) on

View this post on Instagram

👉🏻 #PudimdeChia fácil, nutritivo e gostoso pra matar a vontade de um docinho: . Dentro desse potinho coloquei 2 🥄 de sopa de chia com 100ml de leite 🥛{leite em pó, de caixinha, de côco ou outro} e 1 🥄 de sopa de açúcar de côco {que deu o toque especial}. Depois, deixei na geladeira por pelo menos quatro horas. 😋😋 . As fibras solúveis presentes na casca da chia irão formar um gel transparente, dando uma consistência gelatinosa à receita. . 📍A #chia possui um elevado valor nutricional, podendo ser adicionada às frutas, iogurte, pães, bolos, etc. Ela é rica em #fibras {ajuda no trânsito intestinal e saciedade}, #ômega3 {previne doenças cardiovasculares}, #vitaminas, #minerais e #antioxidantes naturais {combatendo o envelhecimento celular}. . . . #pudim #chia #acucardecoco #leiteninho #receitafit #receitasbasicasfit #receitasimples #docesaudavel #healthylifestyle #lowcarb #lowcarbbrasil #morangos #strawberry Referência: – MARCINEK, K.; KREJPCIO, Z.; Chia seeds (salvia hispanica): health promoting properties and therapeutic applications – a review. Rocz Panstw Zakl Hig. 2017;68(2):123-129.

A post shared by Thaissa Cunha (@thaissa_cunha) on

 

© Copyright by Yamily Benigni (video creator), Todos os Direitos Reservados.

Link do vídeo

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.

Leia também

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

13 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.