Confira, 10 e-books com receitas para emagrecer em 2020!
maçã com fita métrica

Medidas falam mais do que a balança

Muitos de vocês confiam 100% na balança como a forma de saber se vocês emagreceram ou não. Então nesse post eu vou explicar para vocês que a balança na verdade é o método menos confiável para saber se vocês perderam gordura.

Muitos profissionais de nutrição e educação física utilizam a balança, mas também eles utilizam o adipômetro e fita métrica para saber se você esta indo no caminho certo ou não.

Eu não sei se é o seu caso, mas você já malhou, malhou, sentiu as suas roupas folgadas, bem mais leve e quando foi se pesar percebeu que na verdade engordou? Aí bateu novamente o desespero, “poxa, eu tou malhando e tou é engordando, vou parar então”.

Mas afinal, quem pesa mais, a gordinha ou a fortinha (com músculos definidos)? É só recorrer a balança que você vai perceber.

A verdade é que quando você começar a malhar, o seu corpo começará a ganhar massa magra, e essa massa pesa mais do que gordura.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

A vantagem é que essa mesma massa fará com que o seu metabolismo aumente e isso consumirá mais energia. O seu corpo então, tirará essa energia das suas reservas de gordura e assim você começará a perder gordura corporal.

20130721-202528.jpg

A US News & World Report realizou a seguinte pesquisa, dividiram um grupo de pessoas em dois grupos, o grupo A foi destinado a realizar exercícios aeróbicos enquanto o grupo B foi submetido a exercícios aeróbicos juntamente com treinamento de resistência muscular, os pesquisadores chegaram a conclusão que o grupo A perdeu 1,5 kg de gordura e 0,250 de músculos enquanto o grupo B perdeu 5 kg de gordura e ganhou 0,750 kg de fibras musculares. Dessa forma, o grupo B notaria a diferença em suas roupas e na redução das medidas, mesmo não aparentando muita diferença na balança.

A foto abaixo é um ótimo exemplo dessa pesquisa, onde antes ela pesava 63 Kg e aparentava mais “cheinha”, porém na segunda foto ela pesou 3 kg a mais na balança, indo para 66 kg e aparentando bem mais “definida” nas suas medidas.

20130721-202744.jpg

O que eu quero dizer, é que se você começar a fazer exercícios de musculação (nos casos das mulheres) você não ficará uma mulher musculosa, mas isso ajudará a eliminar sua gordura corporal e mantê-lá longe, isso por quê:

  • 1 kg de gordura gasta cerca de 2 calorias por dia, pois as células economizam mais energia do que gastam.
  • Enquanto 1 kg de fibras musculares gastam cerca de 100 calorias por dia, pois precisam de mais energia para funcionar, embora as fibras pesam mais do que a gordura, seu volume é muito menor.

Além da estética, exercícios musculares trarão outros benefícios como reduzirem as chances de desenvolverem obesidade, diabetes, hipertensão e até problemas na articulações, você também ganhará mais disposição para executar tarefas diárias.

Então, se você sentir suas roupas caindo e a balança apontar que você aumentou de peso ou permaneceu igual, procure usar um adipômetro ou uma simples fita métrica para tirar as suas medidas, pois como eu disse, medidas falam mais do que a balança.

Espero que esse post seja se grande ajuda, qualquer duvida, entrem em contato e continuem se exercitando, pois o resultado virá.

Não esqueçam de se inscreverem no curso GRATUITO de Reeducação Alimentar.

Um grande abraço e uma ótima alimentação para vocês.

Yamily 😉

Conheça também o meu Curso de Culinária Funcional onde eu ensino como criar suas próprias receitas. 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.
Yamily Benigni
Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Em 2018 se formou em Gastronomia e Nutrição no Reino Unido. Hoje se dedica no site Emagrecer Certo e seus cursos virtuais que tem o propósito em promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas. ♥