Medidas falam mais do que a balança

Muitos de vocês confiam 100% na balança como a forma de saber se vocês emagreceram ou não. Então nesse post eu vou explicar para vocês que a balança na verdade é o método menos confiável para saber se vocês perderam gordura.

Muitos profissionais de nutrição e educação física utilizam a balança, mas também eles utilizam o adipômetro e fita métrica para saber se você esta indo no caminho certo ou não.

Eu não sei se é o seu caso, mas você já malhou, malhou, sentiu as suas roupas folgadas, bem mais leve e quando foi se pesar percebeu que na verdade engordou? Aí bateu novamente o desespero, “poxa, eu tou malhando e tou é engordando, vou parar então”.

Mas afinal, quem pesa mais, a gordinha ou a fortinha (com músculos definidos)? É só recorrer a balança que você vai perceber.

A verdade é que quando você começar a malhar, o seu corpo começará a ganhar massa magra, e essa massa pesa mais do que gordura.

A vantagem é que essa mesma massa fará com que o seu metabolismo aumente e isso consumirá mais energia. O seu corpo então, tirará essa energia das suas reservas de gordura e assim você começará a perder gordura corporal.

20130721-202528.jpg

A US News & World Report realizou a seguinte pesquisa, dividiram um grupo de pessoas em dois grupos, o grupo A foi destinado a realizar exercícios aeróbicos enquanto o grupo B foi submetido a exercícios aeróbicos juntamente com treinamento de resistência muscular, os pesquisadores chegaram a conclusão que o grupo A perdeu 1,5 kg de gordura e 0,250 de músculos enquanto o grupo B perdeu 5 kg de gordura e ganhou 0,750 kg de fibras musculares. Dessa forma, o grupo B notaria a diferença em suas roupas e na redução das medidas, mesmo não aparentando muita diferença na balança.

A foto abaixo é um ótimo exemplo dessa pesquisa, onde antes ela pesava 63 Kg e aparentava mais “cheinha”, porém na segunda foto ela pesou 3 kg a mais na balança, indo para 66 kg e aparentando bem mais “definida” nas suas medidas.

20130721-202744.jpg

O que eu quero dizer, é que se você começar a fazer exercícios de musculação (nos casos das mulheres) você não ficará uma mulher musculosa, mas isso ajudará a eliminar sua gordura corporal e mantê-lá longe, isso por quê:

  • 1 kg de gordura gasta cerca de 2 calorias por dia, pois as células economizam mais energia do que gastam.
  • Enquanto 1 kg de fibras musculares gastam cerca de 100 calorias por dia, pois precisam de mais energia para funcionar, embora as fibras pesam mais do que a gordura, seu volume é muito menor.

Além da estética, exercícios musculares trarão outros benefícios como reduzirem as chances de desenvolverem obesidade, diabetes, hipertensão e até problemas na articulações, você também ganhará mais disposição para executar tarefas diárias.

Então, se você sentir suas roupas caindo e a balança apontar que você aumentou de peso ou permaneceu igual, procure usar um adipômetro ou uma simples fita métrica para tirar as suas medidas, pois como eu disse, medidas falam mais do que a balança.

Espero que esse post seja se grande ajuda, qualquer duvida, entrem em contato e continuem se exercitando, pois o resultado virá.

Não esqueçam de se inscreverem no curso GRATUITO de Reeducação Alimentar .

Um grande abraço e uma ótima alimentação para vocês.

Yamily 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

21 comentários em “Medidas falam mais do que a balança”

  1. Emagreça Correndo

    Mais um post para se guardar no favoritos, muito bem explicado! Quase desisti da corrida porque comecei a emagrecer e depois comecei a ganhar peso novamente… Um amigo educador físico me explicou exatamente como está no post ai continuei firme! Parabéns pelo artigo mais um vez, esse blog é muito show!!!

  2. Bom dia começei minha reducação alimentar em Maio de 2016 estava com 74,500 hoje dia 27/092016 estpu com 65 Kilos,super feliz já tinha tentado varias vezes fazer dietas mas nunca tive resultados com a reducação alimentar aprendi a não me sabotar e agora minha alto estima melhoru 100% me sinto muito feliz e digo uma coisa vá atraz do seu sonho pois se vc tiver foc e força de vontade tudo é possivel,não devemos deixar um pedaço de piza ou uma caixa de bombom acabar com os nossos objetivos não quer dizer que não podemos comer mais mas temos que aprender a nos controlar.

  3. Gostaria de compartilhar com vocês minha conquista. Tenho 21 anos e 1,64m em 16/02 estava pesando 95kg, decidi por conta própria fazer dieta no dia 06/04 decidi consultar uma nutri, e ja estava pesando 92,4Kg, com 108 cm de barriga e 35cm de braço hoje dia 19/05 estou com 89,2Kg 100cm de barriga e 29 de braço… Hoje com acompanhamento nutricional (sem remedios), com caminhada (não gosto de academia) estou mais motivada a continuar nessa etapa de reeducação alimentar… espero que sirva de exemplo para muitas….

Rolar para cima