Economizar é sempre bom, melhor ainda se você economizar em alimentos orgânicos que tem na sua casa. Nesse post eu quero mostrar 12 alimentos que você pode replantar e crescê-los organicamente.
1. Cenouras
As folhas das cenouras são muito nutritivas e podem ser reaproveitadas em sopas e ensopados. Sabe aquela parte do broto que todo mundo joga fora? Você não precisa plantar na terra, basta colocar em uma vasilha com água e trocar a cada 2 dias. Depois de 15 dias as cenouras começarão a brotar. Use em suas receitas favoritas e tenha mais nutrientes. 😉
2. Gengibre
Se você colocar uma raiz de gengibre em um vaso com terra, esse gengibre vai gerar brotinhos e crescer mais gengibre, em poucos meses o seu vaso estará cheio de gengibre para fazer seus sucos detox, chás e receitas.
3. Abacaxi
Plantar abacaxi pode ser um pouco lento, mas vale a pena. Depois de saborear essa delícia, você pode colocar a coroa em um copo com água e trocar essa água a cada 3 dias, a coroa vai começar a brotar e então você transfere para a terra. Essa coroa vai substituir suas folhas antigas por novas, vai crescer e gerar mais abacaxi, porém isso pode demorar de 6 meses a 2 anos dependendo da fertilidade da terra.
4. Alho
Essa dica é ideal para quem busca novos sabores e quer mais nutrição. Se você deixar os dentes de alho com um paninho (tipo fraldinha de bêbe) úmido no final, apesar de não nascer novos dentes, eles vão brotar e seus brotos caem super bem em ensopados, sopas, omeletes, saladas, guacamole e etc.
5. Erva cidreira
Erva cidreira combina perfeitamente com chás e tem inúmeros benefícios, é uma erva que todo mundo deveria ter em casa. Quando você comprar e sobrar os talos, coloque em um copo com água até brotar e depois passe para um vaso grande ou coloque no jardim.
6. Alho poró
Nós nunca usamos a parte branca dos talos do alho poró o que a torna ideal para replantio, mesmo na água seus talos vão brotar novamente e se tiver em uma terra fértil, crescerá ainda mais rápido. Eu acho o sabor delicioso, pois é menos forte do que a cebola, e aqui no blog tem uma receita deliciosa de kibe de forno fit que eu usei alho poró.
7. Aipo / Salsão
Para crescer o aipo é a mesma regra da maioria das plantas com talos, depois que você usar, guarde os talos e deixe no copo com água até brotar, troque a água de 2 em 2 dias e começará a brotar.
8. Alface
As folhas de alface brotam sempre que você deixar a sua base em copo com pouca água, sempre troque essa água diariamente, e você pode usar as folhas ainda novinhas que são super nutritivas. Se preferir, transfira para a terra e colha quando as folhas estiverem grandes e depois repita o processo novamente, você terá alface para sempre.
9. Alecrim
Para cultivar alecrim separe alguns talos e deixe em um copo com água com as folhas para fora, troque a água sempre que necessário até criar pequenas raízes, depois transfira para vazinhos com terra e pronto.
10. Hortelã
Os hortelãs são cultivados inicialmente de forma bem parecida com o alecrim, você precisa corta os talos com uma faca bem afiada, para ter um corte liso e não atrapalhar o crescimento das novas raízes. Deixe em um copo de água até aparecer suas novas raízes e transfira para um vaso ou jardim se preferir.
11. Manjericão
Esse é para quem ama pizza (como eu!), principalmente se for feita em casa. Seu cultivo inicial segue a mesma regra do alecrim e hortelã, corte com uma faca afiada e coloque as folhas para fora com os talos no copo com água e espere aparecer as raízes. Quando estiverem prontas, transfira para a terra e comece a usar suas folhinhas fazendo a receita de pizza low carb que já ensinei.
12. Cebolinha
Cebolinhas combinam bem com qualquer receita, por isso é sempre bom ter em casa. O cultivo inicial segue a regra das plantas com talos, você deixa os talos na água limpa, sempre trocando diariamente ou a cada 2 dias. Repita até surgir os brotos e então você pode usar mesmo na água ou transferir para a terra e esperar por folhas maiores.
Referência e adaptação:
BuzzFeed Life – http://www.buzzfeed.com/arielknutson/vegetables-that-magically-regrow-themselves
Oi!
Eu adorei esse post sobre como replantar os alimentos. Vou começar a fazer, é muito interessante, obrigada pela dica!
Bjos
Obrigado você Leila 😉
Não estou conseguindo me cadastrar
Olá, acabei de conhecer o site e achei incrível, tenho 40 anos, 1,65 de altura e peso 100 kg. Já tentei vários tipos de regime, emagreço mas volta td de novo, até sou determinada, mas a um mês perdi a minha vozinha, eu morava e cuidava dela, e desde então não tenho vontade de levantar da cama, mas não quero isso pra mim, e fiquei muito feliz qd encontrei o seu site, espero que possa me ajudar, vou fazer o meu melhor….obrigada…!!!