Exercício em jejum? Conheça a aerobiose!

aerobio em jejum

aerobio em jejum

Nesse post eu quero falar sobre a aerobiose, conhecida popularmente como aeróbio em jejum que é uma prática de fazer exercício em jejum. Até hoje sabe-se que a aerobiose em jejum contribui na liberação do hormônio do crescimento conhecido como HGH, esse hormônio ajuda a melhorar o metabolismo e converter a gordura como fonte de energia. A meta principal desse tipo de atividade é utilizar uma maior quantidade da gordura estocada no seu corpo como energia durante o exercício, principalmente aquela alojada na região abdominal.

Isso acontece devido a reserva baixa de glicogênio que nosso corpo tem depois de um longo período em jejum, cerca de 6 a 8 horas. Porém, vale ressaltar, que para funcionar bem a pessoa precisa está em uma alimentação balanceada, pois não adianta exagerar nos finais de semana e depois fazer aerobiose para compensar.

Os estudos sobre exercício em jejum vem sendo realizado por diferentes universidades para confirmarem se realmente é eficaz ou não.

Uma pesquisa realizada pela Nothumbria University registrou que os participantes que fizeram exercícios com o estômago vazio gastavam 20% mais gordura do que aqueles que tinham o café-da-manhã antes do exercício. Isso significa que com o estômago vazio proporcionava mais gastos de gordura e consequentemente o emagrecimento.

Quando a pessoa se alimenta, a fonte predominante da energia será a reserva de glicogênio hepático (no fígado) e muscular. Quando estamos em jejum, devido a baixa reserva do glicogênio, a fonte predominante de energia são as gorduras.

Falando mais cientificamente: Isso acontece porque ocorre algo que chamamos de “beta-oxidação”, ou seja, é quando os triglicerídeos são quebrados em glicerol e ácidos graxos que são convertidos na CoA (Coenzima A) para iniciar o ciclo de oxidação (Krebs), que em simples palavras seria queimar gordura. O objetivo da aerobiose não eh melhorar sua performance ou criar músculos e sim queimar gordura.

Durante a aerobiose umas das desvantagens é que seu músculo poderá entrar em catabolismo, que é quando usa a proteína muscular para gerar energia, causando um pouco de perda de massa, a proteína usada varia entre 5-15% do fornecimento de energia no corpo durante a aerobiose, porém isso ocorre se a pessoa exagerar nos exercícios. Então para evitar isso o certo seria fazer aerobiose por 20-30 min de baixa intensidade, como caminhadas ou corridas, se você pretende se exercitar mais do que isso então o ideal seria tomar suplementos para proteção muscular como por exemplo BCAA.

Apenas para ressaltar, alguns estudos confirmam que no processo de geração de energia, o catabolismo não é intenso desde que não exagere no tempo dos exercícios a serem feitos em jejum, 20 a 30 minutos já seria o suficiente para gerar uma eliminação do seu percentual de gordura corporal.

Lembre-se que antes de fazer algo novo no seu estilo de vida, o ideal é consultar um profissional de saúde de sua cidade, pois assim você pode verificar e obter todas as informações necessárias para a sua fisiologia. Fazer um exercício em jejum para quem não está acostumado pode ser extremamente cansativo e causar tonturas.

Você pensa em fazer aerobiose em jejum? Deixe o seu comentário abaixo.

Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares e conheça outros exercícios para emagrecer de forma eficaz.

Treino Intervalado para emagrecer, leia.

Treinando Bokwa, leia.

E sucesso!

 

Referências:

Dr. Jason Gill, University of Glasgow (2012) http://www.gla.ac.uk/news/archiveofnews/2012/october/headline_245099_en.html

Javier Gonzáles et al. Nothumbia University (Jan. 2013) http://www.sciencedaily.com/releases/2013/01/130124091425.htm

Rafael Gomes, universidade de Santa Catarina. Exercício aeróbio em jejum,

 

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

21 ComentáriosDeixe um comentário

    • Isso mesmo, por isso é sempre bom consultar um educador físico antes para ver se essa técnica se aplica ao platicante. 😉

  • Oi yamily estou a duas semanas fazendo as caminhadas pela manha e uma semana tomando agua de beringela com limao antes de fazer a caminhada. Quase que em jejum, será que ta certo?

    • Eu tbm faço, mas não esqueça de consultar um profissional na cidade caso você tenha algum problema de saúde. Bjs!

  • legal !! eu gosto de caminhar em jejum o problema e sair sozinha ,perco a motivaçao logo,mas vou me esforçar pois preciso perder peso por saude,gostei da dica muito bom!!

  • no meu caso é complicado. de vez em quando consigo ir ao ginásio em jejum, mas tmb já aconteceu que quase desmaiei…

    • Oi Carolina, se for levantar peso precisa comer mesmo senão pode dar tontura, a aerobiose é apenas para quem não sente tonturas e sabe que não teria problema algum durante o exercício. 😉

  • sim eu gostaria pois muitas vezes não sei o que ingerir antes dos treinos ai como errado,resultado fico com fadiga e não tenho bom desempenho nos meus exercico.

  • Faço AEJ em geral às QUI, SEX, SAB e DOM. São os dias em que consigo fazer de manhã, logo quando acordo, bebo um pouco de água e vou. Faço caminhada em torno de 30, 40 min (máx). Mas só faço no máximo 2x por semana, nesses dias acima citados. Alterno meu treino aeróbico com HIIT, também no máximo 3x por semana, em geral durante a noite.

  • Olá Yamily, eu faço GYM três vezes por semana, estou neste momento fazendo super série para hipertrofia e definições, como gosto de exercicios e não tenho problemas com tonturas, ja a muito tempo que faço aerobiose pela manha durante 50 min. e ainda espero 30 min. após para comer, sigo uma alimentação muito saudavel à base de proteinas e carboidratos complexos, faço no aerobiose caminha na esteira, não ultrapasso o ritmo cardiaco entre 95 e 120 que segundo meu orientador no GYM, para que eu possa atingir maior queima de gordura, pois o mesmo fez o calculo aonde envolve a altura etc, para saber o percentual maximo e minimo que devo atingir, tenho tido sucesso até agora, mas gosto sempre de novidades que possa me ajudar a atingir coisas novas nesta area, pois adoro atividades fisicas e se você tiver alguma sugestão para me fornece, ficarei muito grata. bjim e fica com Deus!

  • Claro que deixarei meu comentário para a amiga…

    Não sei onde começam a falar as coisas de forma equivocada, mas como todas as blogueiras o que mais fazem é copiar matéria de outros blogues, aqui vai uma dica…Pesquise, pesquise e pesquise antes de começar a escrever sobre coisas que não sabe…

    AEROIBIOSE é a própria respiração celular, ou seja, condição necessária à vida humana, sem ela nem existiríamos. Nada tem a ver com a prática esportiva.

    Por favor, voltem a falar em EXERCÍCIOS AERÓBICOS (AERÓBICO!!!), não é aerobiose, por favor !!!!

    Também poderiam voltar a usar o termo CONDICIONAMENTO CARDIO-RESPIRATÓRIO !!!

    Na prática esportiva não existe nada de aerobiose…

    Adorei teu blogue , viu ?!?!?

    • Querida “Lilinha”,

      Eu sei perfeitamente que a palavra aerobiose é o nome dado a respiração celular presente nos seres vivos, pois isso é algo que eu aprendi quando tinha 5 anos, eu pesquiso muito e leio também, assim como você né. Mas nos últimos anos essa é a palavra também usada para se referir ao aeróbio em jejum, usada por profissionais mesmos, e não tem nada a ver com a aerobiose da respiração celular, por exemplo, não é porque uma pessoa se chama “Maria” que outra não pode se chamar também. A mesma coisa vale para vários termos de conhecimento utilizado hoje. Inclusive no texto eu falo o nome “aeróbio em jejum”, não sei se você conseguiu ver essa parte. E todos esses termos que você cita ainda são utilizados, mas cada pessoa tem o livre arbítrio de usar a palavra que ela quer. Não esqueça que aqui é meu blog pessoal e eu tenho o direito de usar e escrever com a palavra que quiser. Se quiser ler mais sobre o assunto, no final do texto tem alguns links relevantes. Obrigado!

  • Então pessoal, eu sou usuário deste método, uso em pré-contest associado ao protocolo ECA, seca muito rápido… Só tomem cuidado pra não ficar em zero carbo… Isso pode levar a de fato ZERAR

  • Olá!
    Ouvi falar da aerobiose e resolvi pesquisar sobre e encontrem Essa matéria do seu blog!
    Achei bem esclarecedora!
    Estou pensando em começar a fazer Na próxima segunda, começando com 20 minutos e ver como Meu Corpo vai responder.
    Acredito que não teria problema, pois quando acordo não sinto fome nenhuma, demoro mais ou menos uns 40 minutos pra tomar meu café da manhã.
    Então vamos ver como vai funcionar!
    Estou ansiosa!

  • Bom dia!!! Adorei o post e vou aproveitar para sugerir um programa de exercícios que se enquadra muito bem nesse propósito. Sugiro a utilização do programa Zumba, além de trabalhar bastante a parte cardiorespiratória, é um programa bastante lúdico, que vai promover a liberação de muitas endorfinas em sua corrente sanguínea, proporcionando uma deliciosa sensação de prazer e bem estar, então Desfrutem! Índico a rotina Rush, da Zumba, pois como tem duração de apenas 20min, você não correrá o risco de perder massa muscular. Como a nossa querida Yamily sempre menciona em seus posts, não se esqueça de consultar seu médico antes de iniciar sua rotina de exercícios em jejum, pois somos seres singulares e essa prática pode não se adequar a sua fisiologia. Um beijo no coração e até a próxima.

Comente aqui :)