aerobio em jejum

Nesse post eu quero falar sobre a aerobiose, conhecida popularmente como aeróbio em jejum que é uma prática de fazer exercício em jejum. Até hoje sabe-se que a aerobiose em jejum contribui na liberação do hormônio do crescimento conhecido como HGH, esse hormônio ajuda a melhorar o metabolismo e converter a gordura como fonte de energia. A meta principal desse tipo de atividade é utilizar uma maior quantidade da gordura estocada no seu corpo como energia durante o exercício, principalmente aquela alojada na região abdominal.

Isso acontece devido a reserva baixa de glicogênio que nosso corpo tem depois de um longo período em jejum, cerca de 6 a 8 horas. Porém, vale ressaltar, que para funcionar bem a pessoa precisa está em uma alimentação balanceada, pois não adianta exagerar nos finais de semana e depois fazer aerobiose para compensar.

Os estudos sobre exercício em jejum vem sendo realizado por diferentes universidades para confirmarem se realmente é eficaz ou não.

Uma pesquisa realizada pela Nothumbria University registrou que os participantes que fizeram exercícios com o estômago vazio gastavam 20% mais gordura do que aqueles que tinham o café-da-manhã antes do exercício. Isso significa que com o estômago vazio proporcionava mais gastos de gordura e consequentemente o emagrecimento.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

Quando a pessoa se alimenta, a fonte predominante da energia será a reserva de glicogênio hepático (no fígado) e muscular. Quando estamos em jejum, devido a baixa reserva do glicogênio, a fonte predominante de energia são as gorduras.

Falando mais cientificamente: Isso acontece porque ocorre algo que chamamos de “beta-oxidação”, ou seja, é quando os triglicerídeos são quebrados em glicerol e ácidos graxos que são convertidos na CoA (Coenzima A) para iniciar o ciclo de oxidação (Krebs), que em simples palavras seria queimar gordura. O objetivo da aerobiose não eh melhorar sua performance ou criar músculos e sim queimar gordura.

Durante a aerobiose umas das desvantagens é que seu músculo poderá entrar em catabolismo, que é quando usa a proteína muscular para gerar energia, causando um pouco de perda de massa, a proteína usada varia entre 5-15% do fornecimento de energia no corpo durante a aerobiose, porém isso ocorre se a pessoa exagerar nos exercícios. Então para evitar isso o certo seria fazer aerobiose por 20-30 min de baixa intensidade, como caminhadas ou corridas, se você pretende se exercitar mais do que isso então o ideal seria tomar suplementos para proteção muscular como por exemplo BCAA.

Apenas para ressaltar, alguns estudos confirmam que no processo de geração de energia, o catabolismo não é intenso desde que não exagere no tempo dos exercícios a serem feitos em jejum, 20 a 30 minutos já seria o suficiente para gerar uma eliminação do seu percentual de gordura corporal.

Lembre-se que antes de fazer algo novo no seu estilo de vida, o ideal é consultar um profissional de saúde de sua cidade, pois assim você pode verificar e obter todas as informações necessárias para a sua fisiologia. Fazer um exercício em jejum para quem não está acostumado pode ser extremamente cansativo e causar tonturas.

Você pensa em fazer aerobiose em jejum? Deixe o seu comentário abaixo.

Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares e conheça outros exercícios para emagrecer de forma eficaz.

Treino Intervalado para emagrecer, leia.

Treinando Bokwa, leia.

E sucesso!

 

Referências:

Dr. Jason Gill, University of Glasgow (2012) http://www.gla.ac.uk/news/archiveofnews/2012/october/headline_245099_en.html

Javier Gonzáles et al. Nothumbia University (Jan. 2013) http://www.sciencedaily.com/releases/2013/01/130124091425.htm

Rafael Gomes, universidade de Santa Catarina. Exercício aeróbio em jejum,

 

Conheça também o meu Curso de Culinária Funcional onde eu ensino como criar suas próprias receitas. 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.
Yamily Benigni
Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Em 2018 se formou em Gastronomia e Nutrição no Reino Unido. Hoje se dedica no site Emagrecer Certo e seus cursos virtuais que tem o propósito em promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas. ♥