Nesse post eu quero falar sobre a aerobiose, conhecida popularmente como aeróbio em jejum que é uma prática de fazer exercício em jejum. Até hoje sabe-se que a aerobiose em jejum contribui na liberação do hormônio do crescimento conhecido como HGH, esse hormônio ajuda a melhorar o metabolismo e converter a gordura como fonte de energia. A meta principal desse tipo de atividade é utilizar uma maior quantidade da gordura estocada no seu corpo como energia durante o exercício, principalmente aquela alojada na região abdominal.
Isso acontece devido a reserva baixa de glicogênio que nosso corpo tem depois de um longo período em jejum, cerca de 6 a 8 horas. Porém, vale ressaltar, que para funcionar bem a pessoa precisa está em uma alimentação balanceada, pois não adianta exagerar nos finais de semana e depois fazer aerobiose para compensar.
Os estudos sobre exercício em jejum vem sendo realizado por diferentes universidades para confirmarem se realmente é eficaz ou não.
Uma pesquisa realizada pela Nothumbria University registrou que os participantes que fizeram exercícios com o estômago vazio gastavam 20% mais gordura do que aqueles que tinham o café-da-manhã antes do exercício. Isso significa que com o estômago vazio proporcionava mais gastos de gordura e consequentemente o emagrecimento.
Quando a pessoa se alimenta, a fonte predominante da energia será a reserva de glicogênio hepático (no fígado) e muscular. Quando estamos em jejum, devido a baixa reserva do glicogênio, a fonte predominante de energia são as gorduras.
Falando mais cientificamente: Isso acontece porque ocorre algo que chamamos de “beta-oxidação”, ou seja, é quando os triglicerídeos são quebrados em glicerol e ácidos graxos que são convertidos na CoA (Coenzima A) para iniciar o ciclo de oxidação (Krebs), que em simples palavras seria queimar gordura. O objetivo da aerobiose não eh melhorar sua performance ou criar músculos e sim queimar gordura.
Durante a aerobiose umas das desvantagens é que seu músculo poderá entrar em catabolismo, que é quando usa a proteína muscular para gerar energia, causando um pouco de perda de massa, a proteína usada varia entre 5-15% do fornecimento de energia no corpo durante a aerobiose, porém isso ocorre se a pessoa exagerar nos exercícios. Então para evitar isso o certo seria fazer aerobiose por 20-30 min de baixa intensidade, como caminhadas ou corridas, se você pretende se exercitar mais do que isso então o ideal seria tomar suplementos para proteção muscular como por exemplo BCAA.
Apenas para ressaltar, alguns estudos confirmam que no processo de geração de energia, o catabolismo não é intenso desde que não exagere no tempo dos exercícios a serem feitos em jejum, 20 a 30 minutos já seria o suficiente para gerar uma eliminação do seu percentual de gordura corporal.
Lembre-se que antes de fazer algo novo no seu estilo de vida, o ideal é consultar um profissional de saúde de sua cidade, pois assim você pode verificar e obter todas as informações necessárias para a sua fisiologia. Fazer um exercício em jejum para quem não está acostumado pode ser extremamente cansativo e causar tonturas.
Você pensa em fazer aerobiose em jejum? Deixe o seu comentário abaixo.
Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares e conheça outros exercícios para emagrecer de forma eficaz.
Treino Intervalado para emagrecer, leia.
E sucesso!
Referências:
Dr. Jason Gill, University of Glasgow (2012) http://www.gla.ac.uk/news/archiveofnews/2012/october/headline_245099_en.html
Javier Gonzáles et al. Nothumbia University (Jan. 2013) http://www.sciencedaily.com/releases/2013/01/130124091425.htm
Rafael Gomes, universidade de Santa Catarina. Exercício aeróbio em jejum,
Se tomar BCAA o mesmo será convertido em glicogênio e será utilizado como fonte de energia para a caminhada ou corrida. Não se tem estudos conclusivos sobre a aerobiose. Outro fator negativo seria a utilização de mais ou menos 20% da energia fornecida da proteína muscular, ou seja , catabolismo de massa magra. Minha sugestão para acentuar a quebra dos triglicerídeos e uso da gordura como fonte de energia ( beta oxidação de gorduras) seria realizar exercícios intensos que
favorecem a liberaçã de hormônios que ativem a enzimas Lipase hormônio sensível (LHS) que e responsável pela quebra dos triglicerídeos em AGL ( ácido graxo livre). Por isso o HIIT tem demonstrado tao bons resultados nas questões de perda de peso e redução do % de gordura.
Bom dia!!! Adorei o post e vou aproveitar para sugerir um programa de exercícios que se enquadra muito bem nesse propósito. Sugiro a utilização do programa Zumba, além de trabalhar bastante a parte cardiorespiratória, é um programa bastante lúdico, que vai promover a liberação de muitas endorfinas em sua corrente sanguínea, proporcionando uma deliciosa sensação de prazer e bem estar, então Desfrutem! Índico a rotina Rush, da Zumba, pois como tem duração de apenas 20min, você não correrá o risco de perder massa muscular. Como a nossa querida Yamily sempre menciona em seus posts, não se esqueça de consultar seu médico antes de iniciar sua rotina de exercícios em jejum, pois somos seres singulares e essa prática pode não se adequar a sua fisiologia. Um beijo no coração e até a próxima.
Gostaria de saber se pode tomar água antes de fazer e que horas posso tomar o bcaa
Água é sempre importante, e eu levo comigo também 😉
Esqueca o BCAA, o organismo é inteligente vai transformar BCAA em glicogênio e usar como fonte de energia para o exercício.
adorei as informaçÕES
Olá!
Ouvi falar da aerobiose e resolvi pesquisar sobre e encontrem Essa matéria do seu blog!
Achei bem esclarecedora!
Estou pensando em começar a fazer Na próxima segunda, começando com 20 minutos e ver como Meu Corpo vai responder.
Acredito que não teria problema, pois quando acordo não sinto fome nenhuma, demoro mais ou menos uns 40 minutos pra tomar meu café da manhã.
Então vamos ver como vai funcionar!
Estou ansiosa!