É comendo que se emagrece?
Olá pessoal,
Hoje eu gostaria de tocar em um assunto muito comum durante uma Reeducação Alimentar, muitos nutricionistas recomendam uma alimentação de 6 refeições por dia ou até mais durante qualquer emagrecimento.
O problema é que talvez você acredita ou já acreditou que para emagrecer precisa passar fome e quando se fala em dieta para você, a sua mente já associa no seu subconsciente com “sofrimento”, isso é um dos principais motivos que faz a maioria das dietas falharem.
A verdade é que você não precisa passar fome para emagrecer, você pode continuar comendo os alimentos que você gosta e ainda emagrecer com isso, tudo o que você precisa saber é sobre quantidade e qualidade, aí você passará a ter sucesso no seu emagrecimento.
Eu vou lhe explicar de forma simples e clara em como você pode comer e emagrecer, se sentir satisfeito (a) e se sentir energético (a).
Você já deve ter ouvido falar na “velha história” do metabolismo, tem um livro no curso GRATUITO de Reeducação Alimentar só sobre isso então eu não vou falar muito desse assunto, mas isso tem um papel importante sobre comer e emagrecer.
Antes de continuarmos, só para lembrar, metabolismo é o termo usado para descrever todos os processos bioquímicos do corpo relacionadas com a produção de energia.
Alguns acreditam que comer pequenas refeições ao longo do dia em vez de três maiores podem melhorar significativamente a velocidade do seu metabolismo.
Você tem naturalmente um gasto calórico diário apenas para manter os seus órgãos vitais funcionando e o seu corpo vai fazer de tudo para ter energia suficiente para os órgãos, se você consome mais energia do que o seu corpo gasta então será reservado em forma de gordura para ser gasta quando for necessário.
O raciocínio por trás do “comer e emagrecer” tem a ver com a estimulação de seu metabolismo durante o dia.
– Se você come mais vezes no dia, o corpo continua trabalhando para queimar calorias, em vez de sentir fome entre as refeições.
– Se você comer apenas 3 refeições, o seu corpo vai retardar o metabolismo, a fim de conservar calorias para os processos vitais do corpo.
Há estudos, evidências e experiências (como a minha), de que aqueles que comiam refeições menores e com mais freqüência tendem a perder mais peso do que aqueles que não o fizeram.
Vamos começar com o café da manhã.
Essa é a refeição mais importante do dia para ligar o metabolismo.
Seu metabolismo desacelera enquanto você dorme, por isso, um bom café-da-manhã ajuda a despertá-lo de volta.
Se você pular o café-da-manhã, seu corpo não vai queimar tantas calorias ao longo do dia.
DICA: Um bom café-da-manhã pode variar em cerca de 350-400 calorias, com um bom equilíbrio de fibras para mantê-lo completo, carboidratos de boa qualidade como fonte de energia, algumas gorduras saudáveis e proteínas para mantê-lo ativado até o próximo lanche ou refeição.
Como fazer os lanches de uma maneira saudável.
Ponha de lado os salgadinhos de milho, alimentos fritos e lanches açucarados como bolos, tortas e massas doces .
E comece a se alimentar com ingredientes frescos e reais que o seu corpo pode processar e usar como energia nutritiva durante o dia todo.
Tenha os lanches saudáveis entre as refeições, mesmo se você não estiver com fome, isso é uma ótima maneira de alimentar o seu corpo enquanto você se move ao longo de suas atividades diárias.
Isso também irá impedi-lo (a) de ficar sem comer por muito tempo, o que pode levar a excessos nas próximas refeições.
Porque quando você chega no almoço ou jantar sem ter tido o café-da-manhã ou um lanche, a possibilidade de fazer escolhas não saudáveis é maior.
DICA: Um ótimo lanche da manhã (ou refeição menor) é um iogurte grego com frutas, ou nozes e/ou um pouco de granola.
A proteína do iogurte mantém o metabolismo ativado e as gorduras saudáveis nas nozes e granola pode ajudar a manter o corpo satisfeito por mais tempo.
Então resumindo, é tudo uma questão de equilíbrio. O seu metabolismo vai ficar ativado e trabalhando o dia todo.
Comer refeições menores vai ser ainda melhor se você estiver fazendo exercícios também. Pois você sempre terá energia sustentada ao longo do dia.
LEMBRE-SE:
– Se você comer apenas três refeições por dia, você sentirá mais fome antes ou depois de exercícios ou durante a escolha da próxima refeição optando por opções menos saudáveis.
– Se alimentando menos, o seu corpo vai diminuir o metabolismo afim de reservar energia para garantir os processos vitais do corpo. E você já sabe o que acontece depois, quando estiver com muita fome para pensar, vai optar por alimentos menos saudáveis e excessos.
– Alimente-se na média das 3h em 3h para manter o metabolismo ativado e inclua fibras para se sentir saciado(a) por mais tempo.
Então, faça um favorzinho ao seu metabolismo e coma com mais freqüência ao longo do dia, ok? Prepare refeições menores, que são portáteis, como os lanches e frutas, se você estiver em movimento e ter certeza que está cheio de todas as coisas boas para mantê-lo, você vai perder peso.
Ah e não se esqueça de beber água!
Espero que tenha gostado desse assunto, please deixe o seu comentário e compartilhe o artigo com alguém que precise.
Abraços,
Yamily 😉
Nossa , falou tudo . Obrigada
Boa noite! estou me alimentando de 3 em 3 horas,mas como trabalho a noite dois dias sim e dois dias não.. não sei como fazer na madrugada,comer ou não? chego em casa de manhã tomo café levo o filho na escola e vou dormir,depois acordo umas 11:00 e vou buscar o filho para almoçar..comer ou não comer de madrugada? e de manhã qdo saio do plantão tomo café mas não consigo fazer o lanche pois estou dormindo…mas nos dias que estou em casa é normal,tanto os exercicios na academia e caminhadas… adorei o blog..abraço e obrigada pela atenção!
Olá Carla,
Quando você estiver acordada independente do horário é importante manter o metabolismo ativo comendo 3 em 3h algo leve, pois o metabolismo diminui durante o sono ou após as 3h mais ou menos para “economizar” energias. Bjuss!