Ultimamente eu tenho visto muitas fotos sobre a pitaya e claro que não poderia deixar de comentar aqui.
Sempre tive curiosidade em comer pitaya e tem mais ou menos uns 3 meses que provei a primeira vez, ela tem a polpa macia e não é muito doce (pelo menos a minha não estava).
Para descrever a textura, ela me lembrou uma pêra com chia, mas sem o sabor da pêra claro. 😀
A pitaya é também conhecida como a fruta do dragão, pelo seu formato da casca que é escamoso e grosso. É uma fruta doce e que já está sendo usada em sorvetes, doces, bolos, iogurtes e outros.
Tipos de pitaya
Existe três tipos de pitaya e cada uma tem uma função diferente.
Porém, as três funcionam perfeitamente contra o colesterol, ajudam a regular a pressão arterial e garante um bom funcionamento para o intestino.
A Pitaya Branca: sua casca é rosa e o seu interior é branco, ela possui um alto teor de fibras;
A Pitaya Vermelha: sua casca é rosa e/ou avermelhada e seu interior é vermelho, tem um teor forte em ferro e age como antioxidante e é justamente a fruta que ajuda na perda de peso;
E a outra é a Pitaya Amarela: possui casca amarela e o interior branco, possui um alto teor em vitamina C e zinco.
Benefícios da pitaya
A pitaya é uma fruta que ajuda no controle da glicemia em diabéticos, auxilia também no emagrecimento, pois ela aumenta a saciedade inibindo a fome.
Suas sementes servem como laxantes, pois auxilia na prevenção da prisão de ventre (constipação).
O cálcio, o fósforo e o ferro que estão presentes na fruta contribuem na saúde dos ossos, dos músculos e dos dentes. Ajuda a combater a hipertensão, e a prevenir problemas nos rins e câncer de cólon.
As folhas e os talos pode ser aproveitáveis, utilizando como chá e/ou suco que auxiliam e previnem problemas renais e infecções por bactérias.
Se você já experimentou a pitaya, comenta aqui o que achou. 😉
Lembre-se, antes de incluir qualquer alimento novo, observe as reações de seu corpo para prevenir alergias, ou fale com um nutricionista.
Referência: Dr. Mercola – http://foodfacts.mercola.com/dragon-fruit.html
Eu como a fruta pura ou coloco leite molico (2 colheres), mel (1 colher) e a fruta congeladinha com 1 xícara de água e bato no mix… fica uma vitamina saudável e muuiitooo gostosa! Também gosto de bater a fruta com suco de laranja. Fantástico.
Parece uma delícia, vou experimentar assim que eu puder. 😉
Muito interessante a matéria, sou Eduardo Fernandes Personal Trainer em Santos, e vejo muitas clientes que desconhecem os benefícios de diversos alimentos, e matérias como essa ajudam e muito o trabalho da atividade física em geral, auxiliando no alcance de metas estipulados entre Personal Trainer e cliente, parabéns!
http://eduardopersonal.wixsite.com/eduardofernandes