Ovos cozidos: Como fazer e qual o tempo ideal

tempo ovo cozido

Ovos cozidos podem ser consumidos em qualquer hora do dia, é uma proteína completa, barata e muito fácil de fazer.

Mas será se você faz ovos cozidos corretamente? Quando os ovos são cozidos demais eles costumam ganhar uma coloração cinza ao redor da gema e ficam muito secos. E nesse post eu explico tudo o que você precisa saber para os ovos ficarem perfeitos.

Para mim, ovos cozidos perfeitos são quando a clara está dura, mas a gema está macia, digamos que 50% cozida. Eu consumo o ovo de qualquer forma, mas quando eu faço em casa, esse é o tipo que eu prefiro. E isso leva cerca de 6 minutos no fogo baixo.

ovos cozidos

Informações nutricionais de ovos cozidos

Mas, primeiro vamos começar pelas informações nutricionais, muita gente deixa de comer ovo durante uma dieta porque leu em algum lugar que ovo engorda.

Ovo não engorda desde que seja na quantidade correta, os atletas fisiculturistas costumam comer cerca de 20 ovos por dia e tem uma porcentagem de gordura muito baixa, e alguns comem até mais porque tiram a gema porque querem uma concentração maior da albumina, que é um aminoácido presente nas claras e ajudam no ganho de massa muscular e manutenção da mesma.

Mas claro que como qualquer alimento por mais saudável que seja, nunca é bom exagerar. Veja abaixo as informações nutricionais de ovos cozidos.

ovos cozidos calorias

Como fazer ovos cozidos perfeitos

Esse é o método mais prático que eu encontrei para fazer ovos cozidos e que sempre funciona.

  1. Você coloca a água para ferver e quando abrir fervura, você adiciona os ovos.
  2. Nisso você vai notar que na hora a água reduz a fervura, então você abaixa o fogo e deixa ferver conforme o tempo do tipo de ovo que você mais gosta.
  3. Os ovos precisam estar cobertos pela água para cozinhar bem, senão a gema pode ficar mole.
  4. Depois que retirá-los do fogo, jogue água gelada para parar o cozimento.
  5. Role em uma superfície plana para quebrar a casca e descasque com as mãos, ou corte no meio com casca mesmo e retire com uma colher.

Tempo ideal dos ovos cozidos

Aqui tem uma guia básico do tempo ideal para fazer ovos cozidos, mas essa textura pode variar conforme a temperatura do fogo que você deixou. Os meus ficam prontos em 5-6 minutos no fogo baixo. A clara do ovo geralmente cozinha em 1 minuto na água fervente.

Espero que essa dica de cozinha tenha sido útil e se quiser adicionar algum método infalível, deixe aqui nos comentários.

Um forte abraço e até o próximo post. 😉

 

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  • Oi, Yamily, bom dia! Esse tempo das imagens é contado a partir do momento em que você coloca o ovo na água fervendo? Em 1 minuto ele cozinha todo?

    • É a partir da água fervendo, depois de um minuto a clara cozinhou, mas só na segunda fileira é que a gema ja fica cozida, isso com o fogo alto, como eu me distraio muito na cozinha, sempre abaixo o fogo e leva mais tempo. 😉

  • Oi Yamily, tudo bem?! Confesso que tenho uma queda pelo “not done yet” de 3 minutos mais ou menos, pois ele tem uma consistência melhor.

    Eu ainda não conhecia a técnica de rolar em uma superfície plana para descascar mais fácil e achei o máximo (rsrs).

    Adorei o artigo. Até mais!

Comente aqui :)