Oi gente, nesse post eu gostaria de falar sobre algo que atinge qualquer pessoa durante um processo de emagrecimento, que é o famoso “efeito platô”, quem já passou sabe do que eu estou falando, quem ainda não passou é bem provável que isso possa ocorrer se você seguir uma dieta e rotina de exercícios por muito tempo. Eu também passei por isso e pior do que parar de emagrecer é se fosse engordar de novo.
Esse efeito ocorre quando você esta no processo de emagrecimento, está perdendo peso, mas de repente o seu corpo pára de emagrecer e você ainda nem chegou no seu objetivo.
Isso ocorre mesmo se você estiver fazendo tudo certinho, mantendo uma dieta, se alimentando saudável, bebendo água e fazendo exercícios constante, mas quando você vai se pesar, nada aconteceu!
Se você estiver consumindo poucas calorias e fazendo muito exercício, então como defesa o corpo vai parar de emagrecer e o peso estaciona, para se livrar desse efeito platô eu tive que aumentar a quantidade de calorias, pois antes eu consumia 1.200 e aumentei para 1.600 e ainda tive que suplementar, foi como a balança começou a sorrir novamente. Foi muito estranho, pois eu estava comendo mais, nem estava mais acostumada, e comecei a emagrecer novamente.
Para saber a quantidade certa de quantas calorias que se deve ingerir para emagrecer e fugir do efeito platô, você pode consultar um profissional da área ou utilizar calculadoras específicas.
Causas do efeito platô:
- Consumo de poucas calorias (abaixo de 1000), o corpo entra no processo de defesa;
- Muita atividade física (mais de 3 horas todo dia), o corpo entra no processo de defesa;
- Consumo de pouca água, o corpo vai reter líquidos de outros alimentos para evitar desidratação;
- Fazer longos jejuns (mais de 3h sem comer), o corpo vai diminuir o metabolismo para economizar energia;
- Fazer dietas muito restritas (ex.: a base de proteína), causa estagnação do peso.
Como evitar o efeito platô:
Confira algumas estratégias infalíveis para fugir do efeito platô.
- Primeiramente mantenha-se hidratado.
- Mude a intensidade de sua atividade física e nunca se esqueça de ter seu dia de descanso, pois seu corpo precisa se recompor.
- Modifique a sua alimentação a cada 2 semanas, por exemplo, se você ficar semanas comendo apenas low carb haverá um momento que seu emagrecimento irá estagnar.
- Fracione a alimentação, as vezes coma 6 vezes por dia, as vezes opte por jejum intermitente em algum dia. (Consulte um nutricionista para isso)
- Tire suas medidas e faça teste de bioimpedância para verificar a quantidade de massa magra que você está ganhando, pois talvez você não está no efeito platô.
Pra você ter certeza que é o efeito platô, você precisa tirar as suas medidas também e ter certeza que não está ganhando massa muscular, pois talvez o peso não mude devido ao ganho de massa muscular como eu explico nesse post aqui.
Se você chegou a conclusão que está no “efeito platô” não se sinta frustrado(a) que não vale desistir da dieta ou RA por algo que tem como superar, eu vou explicar por que isso pode estar acontecendo, ok?
No começo de sua dieta ou RA ocorre uma perda de peso rápida, aproximadamente 1,5 à 2 kg por semana, mas esse peso na maioria das vezes é apenas liquido, depois de algumas semanas de emagrecimento e com sucesso, o que ocorre?
O seu corpo vai começar a se acostumar com a rotina
Primeiro você já emagreceu e pesa menos agora.
Você acaba perdendo um pouco de massa magra junto com a gordura e o seu metabolismo também diminui um pouquinho com isso, e já não gasta a mesma quantidade de calorias como antes.
As calorias que lhe ajudaram a perder peso talvez já seja o suficiente para manter o seu peso atual.
Você também já pode ter se acostumado com a rotina de exercícios e talvez essa rotina já seja muito fácil para você agora.
Dê uma boa olhada nos seus hábitos atuais e tenha certeza que você não fugiu um pouco da disciplina. Pois talvez você esta comendo aquela sobremesa no fim de semana ou indo menos dias na academia. Renove o seu comprometimento com o seu estilo de vida saudável.
Uma vez que você sair do efeito platô tem que cuidar para que isso não ocorra novamente, não se prenda a apenas um tipo de exercícios físicos, mude, faça exercícios aeróbicos e anaeróbicos, exercícios anaeróbicos como a musculação ajudarão a construir um pouco de massa magra e ajudará a manter o seu metabolismo bem ativo evitando qualquer ganho de peso no futuro.
O segredo é não deixar o seu corpo se acostumar com a rotina e ficar na zona de conforto, tente desafiar a si mesmo fazendo novos exercícios na academia ou onde você tiver tempo e você verá os resultados.
Essas são algumas dicas que vão lhe ajudar a dizer Fora efeito platô!
Espero que tenha gostado e deixe o seu comentário como contribuição nesse post.
Bjuss!
Hanny de Carvalho você precisa colocar a altura sem o ponto, se sua altura é 1.65, então coloca 165 (cm)
você precisa colocar a altura sem o ponto, se sua altura é 1.65, então coloca 165 (cm)
tentei e tmb não deu certo…
inspiração, como usar essa calculadora? nao funcionou…
Nossa…como estou a muito tempo fazendo RA, sempre acontece comigo, mas eu nunca desisto continuo mudo a alimentação, troco os exercícios e bola pra frente, sempre dá certo….estou perseverante em chegar na minha meta que nada me segura, meu projeto verão 2014 a todo vapor!
Amei saber que tem esse maravilhoso blog , eu assisti todos os videos e baixei tudo conforme foi pedido e agora to pronta pra começar a RA que eu ja fui ate pra nutricioniste e o meu cardápio quem usou foi a gaveta do armário the cozinha kkk, mas agora eu vou pegar firme mesmo conto com suas dicas bjs e brigadão.
adoro as dicas.sigo direitinho e tem dado certo!
adorei já aconteceu comigo eu não sabia o que era.
oi estou adorando vou começar a minha dieta so falta eu assistir o 4 video
Oi Antonia, obrigado flor, já respondi seu email. Abraços.
ADOREI MUITO BOM PODE TER UMA AJUDA.