Confira, 10 e-books com receitas para emagrecer em 2020!

Como Calcular o seu Metabolismo

Você sabe o que é o metabolismo corporal? Trata-se das transformações que nutrientes e outras substâncias químicas oriundas de alimentos e medicamentos, por exemplo, passam dentro do corpo humano.

O resultado desse “laboratório de química” é a produção da energia necessária para manter seu corpo em funcionamento. Este processo geralmente é definido pela quantidade de calorias queimadas por um determinado tempo, como em um carro, que pode variar a quilometragem feita por litro de combustível.

Para ter uma ideia, cerca de 60% a 70% dessa energia é necessária apenas para o funcionamento das funções vitais do corpo humano, como a respiração, o pulso cardíaco, a manutenção da temperatura corporal, entre outros. Outros 12% são gastos no processamento do alimento para obter esta energia.
20121127-132147.jpg

O metabolismo corporal varia de acordo com a idade, propensão genética, peso, altura, sexo, tipo de dieta, temperatura do meio e, principalmente, a prática de exercícios. De acordo com o que você come, que tipo de esporte prática e outros fatores determinantes do seu estilo de vida, você poderá gastar mais ou menos energia para manter seu corpo funcionando perfeitamente. Como se trata de um conjunto de variáveis complexas, a combinação desses fatores explica a existência de pessoas que comem de tudo e nunca engordam, e também o oposto: aquelas que lutam a vida toda para ficar em forma, mas estão sempre acima do peso.

Receitas em Vídeo! Inscreva-se aqui >>

Como calcular

Existem três contas que podem ser feitas para calcular o seu metabolismo. A equação de Harris-Benedict é a mais utilizada por sua precisão. Ela calcula o quanto é necessário queimar por dia sem realizar atividades físicas:

Homens: TRM (em calorias por dia) = 66.47 + 13.7 x Peso (kg) + 5 x Altura (em cm) – 6,76 x Idade (anos)

Mulheres: TRM (cal / dia) = 655,1 + 9.57 x Peso (kg) + 1.9 x Altura (em cm) – 4,68 x Idade (anos)

Para ter mais detalhes sobre a sua taxa metabólica, é preciso realizar um exame chamado calorimetria, sob consulta médica.

Usando a taxa metabólica para determinar uma dieta ideal

Uma vez que você saiba sua TRM, pode calcular o quanto é necessário de calorias consumidas por dia, de acordo com a quantidade de exercícios que pratica:

Pouco ou nenhum exercício: calorias necessárias = TRM x 1.2

Exercícios leves (1-3 vezes por semana) : calorias necessárias = TRM x 1.375

Exercícios moderados (3–5 vezes por semana) : calorias necessárias = TRM x 1.55

Exercícios frequentes (6–7 vezes por semana) : calorias necessárias = BMR x 1.725

Exercícios diários (duas vezes ao dia, exercícios intensos) : calorias necessárias = BMR x 1.9

Com esta fórmula, é possível entender o quanto se deve comer e quanto de exercício é necessário para aumentar seu metabolismo, o que ocasiona a perda de peso e não só isso: seu corpo ficará mais saudável, resistente

Espero que tenha ajudado e inscreva-se em nossa lista de emails para receber noticias e novidades.

Conheça também o meu Curso de Culinária Funcional onde eu ensino como criar suas próprias receitas. 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.
Yamily Benigni
Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Em 2018 se formou em Gastronomia e Nutrição no Reino Unido. Hoje se dedica no site Emagrecer Certo e seus cursos virtuais que tem o propósito em promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas. ♥