Aprenda aqui o auto-exame das mamas: previna-se!

cancer de mama

Você já fez o seu auto-exame de mama? Se não, então não perca tempo e faça hoje mesmo. Eu decidi colocar esse post no final do mês por duas razões.

Primeiro muitas mulheres ignoram sem querer o Outubro rosa e esquecem de fazer o auto-exame, isso ocorre ou porque elas são super ocupadas, ou porque são jovens e não tem o hábito.

E segundo porque o auto-exame é algo que devemos fazer todo mês e não apenas no mês de Outubro.

outubro rosa

O câncer não escolhe onde aparecer ou em quem aparecer, qualquer pessoa hoje está sujeita a desenvolver essa doença, pode ser a pessoa mais saudável do mundo que só se alimenta de produtos orgânicos, essa doença mesmo assim ainda pode aparecer.

Claro que existem aquelas pessoas que são mais predispostas a desenvolvê-la e todo cuidado é pouco.

Já faz algum tempo que criei o hábito de fazer o auto-exame da mama, no começo foi difícil porque eu também esquecia, mas consegui. E vou contar alguns truques que eu adotei.

  • Primeiro eu usei a menstruação mensal como referência. No último dia da menstruação eu sempre faço o auto-exame, isso porque antes ou durante, os seios estão inchados. Mas no último dia eles já estão normais e assim eu lembro de fazer porque a referência do lembrete seria o final da menstruação.
  • Segundo, eu utilizei Apps no celular que me fizessem lembrar, usei os lembretes que o próprio celular oferecia para me lembrar todo mês do auto-exame.
  • Terceiro, eu coloquei um post-it rosa com o lembrete na parte de dentro do caderno da faculdade, fiz isso porque eu abria o caderno praticamente todo dia.

Você pode está se perguntando porque tudo isso? Bom, é sempre melhor prevenir do que remediar. Eu vou falar da minha experiência, eu tenho um desequilibrio hormonal chamado de “predominância estrogênica” que foi resultado de uma vida sedentária e má alimentação, e a única alternativa é a nutrição holística. Os principais sintomas são TPM, metabolismo lento, ganho de peso e menstruação intensa. As vezes eu ganho 3 kg em 24 horas comendo certinho.

E a predominância estrogênica pode causar câncer de ovário, câncer de mama e câncer cervical. E homens também podem ter, o que pode causar câncer de próstata.

Então por isso é sempre bom ficar atenta! Pois muitas mulheres tem os sintomas, talvez tenham predominância estrogênica e nem sabem.

Para fazer o auto-exame da mama, você pode seguir o infográfico abaixo e por favor compartilhe com suas amigas e familiares por email, no Pinterest ou como quiser. 😉

auto-exame das mamas

Prevenir é o melhor remédio, tenha sempre hábitos saudáveis como praticar exercícios regularmente e escolher alimentos nutritivos. Faça o auto-exame mensalmente e se encontrar algo, não tenha medo e procure um médico imediatamente.

autoexame de mama

Espero que esse post possa lhe ajudar, compartilhe com todas as mulheres (e homens também) e vamos juntos cuidar da nossa saúde.

Um forte abraço e muitas bençãos!

Yamily 😉

 

Referências:

IBCC – http://www.ibcc.org.br/autoexame/mama.asp

Ministério da Saúde – http://www.brasil.gov.br/saude/2014/10/campanha-incentiva-diagnostico-precoce-do-cancer-de-mama

http://www.tuasaude.com/como-fazer-o-autoexame-da-mama/

 

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

2 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)