Suplementação: Conheça a Spirulina

A Spirulina é uma alga que foi ignorada nos anos 50 e somente agora esta chamando a atenção de pesquisadores ao redor do mundo. Essa planta pode nutrir o seu corpo por oferecer uma alta concentração de proteína. Ela ajuda a proteger contra gripes e resfriados, fortalece o sistema imunológico, ajuda a controlar a pressão alta e o colesterol.

spirulina

A Spirulina é ideal para quem treina por ajudar na recuperação dos tecidos que foram machucados durante um treino longo ou uma competição.

A spirulina não veio a produção até 1970s quando uma empresa francesa começou a plantar em grande escala, foi assim que surgiram os primeiros suplementos e variações hoje presente no mercado.

Quando falamos de proteína pensamos logo em ovos, frango, carne, soja, lentilhas ou whey protein, mas agora tem uma fonte no mercado de proteína que pode ter um efeito super positivo para quem a consome.

É importante escolher a spirulina de uma fonte confiável, pois como é uma planta, uma espécie de alga na verdade, ela também pode sofrer contaminações recorrentes de metais pesados e toxinas.

A Spirulina contém muitos nutrientes, cada 100g tem cerca de 57g de proteína, a descrição mais detalhada você pode conferir na imagem abaixo. Mas o consumo ideal é uma colher de chá adicionada em iogurtes ou smoothies.

spirulina nutrition facts

De acordo com o Wikipedia.com em Julho/2015

Benefícios da Spirulina

  • É rica em antioxidantes, pois combate os radicais livres prevenindo envelhecimento precoce e doenças cardíacas.
  • Combate infecções como gripes, resfriados e outros por conter agentes antibióticos.
  • Melhora a saúde respiratória, um estudo de 2001 publicado no Jornal de alimentos funcionais nutracêutico relata que 1g de Spirulina por dia pode melhorar o funcionamento pulmonar em pessoas com asma e bronquite.
  • Tem ação antiinflamatória, que protege os órgãos vitais como fígado e o coração.
  • Combate o colesterol, pois ela pode alterar o perfil lipídico e aumentar o colesterol bom (HDL).

Efeitos colaterais

Mas atenção pois existem algumas reações adversas que você pode sentir ao incluir spirulina na sua rotina, como por exemplo:

  • O aumento na temperatura corporal parecida com febre, pois ela aumenta o metabolismo;
  • Sono pois ela ajuda a desintoxicar o corpo naturalmente e o corpo vai pedir momentos de descanso.
  • Cansaço devido ao seu corpo estar transformando proteína em energia e temporariamente poderia causar essas sensações.

Porém nem todas as pessoas apresentam essas reações adversas.

A spirulina é vendida em lojas de suplementos ou farmácias de manipulação. Lembre-se de sempre consultar seu profissional de saúde antes de incluir qualquer suplemento em sua rotina diária.

 

Referências:

Journal of Medicine and Biomedical Science – http://journals.sfu.ca/ijmbs/index.php/ijmbs/article/viewArticle/51

Mercola – http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2011/07/01/spirulina-the-amazing-super-food-youve-never-heard-of.aspx

 

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

Comente aqui :)