Quantos minutos diários você deve se exercitar para emagrecer?

agachamenrto

A pergunta que não quer calar, por quantos minutos você deve se exercitar? Muita gente me pergunta o tempo que eles deveriam passar na academia, mas como cada caso é um caso, eu resolvi escrever esse artigo explicando a minha opinião e assim você pode tirar a sua própria conclusão.

agachamenrto

Você já notou que algumas pessoas passam horas na academia, as vezes até 3 horas por dia e mesmo assim não conseguem emagrecer? Muita gente acredita que treinando 3 horas por dia os resultados virão mais rápido, e isso faz até sentido não é?

Eu mesma já acreditei nisso, lembro que quando eu era gordinha, eu me registrava na academia e no começo passava uma duas horas na esteira achando que conseguiria emagrecer. Hoje eu percebo que fazia tudo errado!

Como eu não quero que vocês cometam o mesmo erro, aqui estão algumas explicações para não gastar muito tempo na academia.

Qual o tempo ideal de exercícios?

Para começar, o tempo ideal é a pessoa não ultrapassar uma hora na academia. Esse tempo deve consistir em:

  • Aquecimento: 5-10 minutos
  • Exercícios principais: 45 minutos
  • Alongamento: 5-10 minutos

O motivo pelo qual a pessoa deve treinar por no máximo uma hora é porque depois desse período, nosso corpo entra no estado da “fadiga” e começa a liberar o hormônio “cortisol” que é liberado nos momentos de estresse. Esse hormônio é conhecido por reduzir o metabolismo, reter água, diminuir o processo de queima de gordura e reduzir o ganho de massa magra.

Ou seja, quantidade não é qualidade!

Você só precisa treinar apenas o necessário para sair da vida sedentária. Será muito mais eficiente você treinar no máximo uma hora, do que ficar se matando na academia por horas e prejudicar o seu metabolismo.

Quantas vezes na semana?

Já existem vários estudos que apontam que a quantidade benéfica de treino é 3X por semana, os outros dias podem ser considerado o “descanso”. O nosso corpo precisa de descanso para se recompor, não é durante o exercício que a mágica acontece, mas sim durante o descanso.

O descanso é necessário para que seu corpo possa restaurar as fibras musculares que foram “machucadas”, é exatamente esse momento que seu corpo vai precisar gastar energia (calorias) para se restaurar.

Se você pretende se exercitar mais, uma forma de evitar os picos de cortisol no nosso corpo é treinar 2X por dia em horários diferentes, uma hora cada. Por exemplo, pela manhã e a noite.

Essa é uma técnica que vem sendo utilizado por fisiculturistas para obterem resultados, pois eles também precisam perder gordura corporal.

Claro que essa técnica não deve ser aplicada todo dia ou por iniciantes.

Um método muito popular de exercícios que pode trazer resultado é o HIIT (leia mais aqui), esse é um treino intervalado que dura cerca de 10-15 minutos por dia, são exercícios curtos, rápidos e intensos.

Acredite, é possível gastar menos tempo na academia e fazer exercícios com mais eficiência, ok.

Qualquer dúvida comente abaixo ou mande mensagem. Me siga no Instagram ou Snapchat como “emagrecercerto”

Um forte abraço. 😉

 

Referência:

Escritor e Personal Trainer – Charles Poliquin – http://www.strengthsensei.com/

 

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

27 ComentáriosDeixe um comentário

  • Oi… boa noite! Estou indo a academia, faço reeducação alimentar… Mas tenho um problema, que para mim eh motivo de não gostar de usar saída, vestido, etc.. minhas pernas são grossas, e parece que tem uma gordura do lado do joelho… O que fazer?… Desde já, obrigada

    • Oi Adrii, é normal, quando você começar a perder peso automaticamente vai reduzir a gordura no corpo como um todo, inclusive nas pernas. Exercícios excelentes para as pernas são o agachamento normal e lateral, outro que eu faço muito é chamado de “lunges exercise”. Todos são maravilhosos. 😉

  • Olá bom dia não vou a academia mais comprei uma cama elástica para fazer em casa poderia me dizer quantas horas e dias devo fazer.
    DESDE JÁ AGRADEÇO E TÔ MUITO ENTUSIASMADA PARA INICIAR UMA NOVA VIDA

  • Então Yamilly eu engordei 10 kg deposi que tive meu filho, hj ele tem 10 anos, mas não consegui emagrecer…. quando consigo a pouco tempo gaanho de novo o mesmo peso.
    O que faço para perde-los, fico meio desperada e desmotivada…

  • Oi Yamile! To tentando me disciplinar com exercícios diários na academia, mas como tenho filhos 🙂 trabalho fora o dia todo, a noite eles precisam de ajuda com as tarefas da escola…to pensando em desistir da academia e optar apenas pela caminhada! Será que apenas a caminhada com a reeducação ajuda a emagrecer substituindo a academia? Nesse caso quantos dias eu deveria caminhar, todos? beijinhos e obrigada!!!

    • Bianca, apenas com caminhada auxilia sim no emagrecimento e depois de um tempo você já pode até começar a correr aos poucos, conheço varias corredoras com filhos que começaram caminhando e agora até já competem. Antes de começar tenha certeza que você esteja apta a praticar esse exercício consultando um educador físico se possível. 😉

  • Oii !! E zumba e outras danças contam tbm? Pois adoro dançar e na minha academia são duas danças seguidas por exemplo zumba e country …Muito bomm o site !! Beijoss

  • Oi preciso emagrecer mais não tenho animo todo dia digo que vo fazer exercícios mais me da preguiça ai então desisto eu até jogo bola mais não consigo chegar minha meta.

    • Oi Jeferson, se você não tem animo, tente encontrar algo que você realmente se identifique em fazer, algum esporte por exemplo, se junte com um amigo que costuma sempre ir na academia, mas evite ficar conversando ou no celular na academia porque tira o foco. 😉

  • Olá Yamile ! Fiquei muito feliz pelo seu blog. Agora dia 03/08 comecei a me exercitar novamente na academia e jogar vôlei regularmente aos finais de semana ! A média dias que tenho praticado exercícios são 5 vezes na semana, mas tenho feito mais musculação para o meu corpo aguentar o tranco do aeróbico ! Dia 03/08 meu peso estava entre 110 kg e 109,5 e hoje estou entre 105,5 e 106,3 ! Com isso ganhei um animo extra para controlar a minha alimentação e estou resistindo bravamente ! Quero chegar aos 82 kg, mas sem perder o prazer de comer … Tenho certeza que vou conseguir e quero um dia te mandar a minha história ! Abraço

  • Oi Yamily, tudo bem?

    Adoreii suas dicas para emagrecer! Comecei a praticar HIIT através de um programa que encontrei na internet e foi a melhor coisa que aconteceu nos últimos tempos!!!

    Só preciso de 21 minutos por dia e isso me deixa muito feliz, pois tenho mais tempo para cuidar das crianças e posso fazer os exercícios em casa!!

    Parabéns pelo artigo, um excelente 2016 pra você! 🙂

  • bom dia,quero emagrecer e estou mudando os habitos,como não consigo ficar sem arroz e feijão ,pq me sinto muito fraca.diminui nas porções,dificilmente faço frituras em casa,ate comprei aquela fritadeira sem oleo,ela é otima.
    treino em casa quase todos os dias por uma hora,tomo oleo de cartamo e mais dois suplementos,antiox e energy,os dois são da bionatus.
    poderia me dar algumas dicas e dizer se oq estou tomando esta certo.
    obrigado.

  • Bom dia!

    Estou na academia já vai fazer dois meses já percebi que perdi medidas, peso só pedir 02 kilos, minha alimentação não está das melhores, mas estou me controlando.
    Gostaria de saber quais exercícios ou aparelho faço para perder barriga.

    Atenciosamente,

    Anna

  • Não existe esse negocio de receita de bolo, o tempo de academia vai depender da intensidade do treino e de sua especificidade do treino. sou educador físico e posso garantir com toda certeza esse tempo que vocês citaram é algo muito individual, essa teoria não respeita o principio da individualidade biológica. antes de postarem qualquer coisa que vá interferir na saúde das pessoas recomendo que antes estudem o assunto um pouco mais afundo e deem a referencia de pelo menos 3 artigos científicos recentes e publicados por veículos de confiança.
    pelo amor de Deus a saúde das pessoas vale muito mais que todos esses clicks sejam honestos em suas postagem não brinquem com isso isso é coisa seria.

  • Olá, amei o texto. Parabéns!
    Mas gostaria de tirar uma dúvida, se possível. Há um mês comecei a praticar atividade física (era completamente sedentária e sofro com obesidade mórbida), optei por caminhadas e treino HIIT. Obtive resultados excelentes nas primeiras duas semanas, e resolvi aumentar o tempo de treino, fazendo assim os exercícios duas vezes no dia (manhã e noite) 2h pela manhã e 1h a noite. No entanto, depois que fiz isso comecei a sentir dores nos joelhos, pernas e glúteos. Gostaria de saber se é normal sentir essas dores, se é aconselhável continuar com essa rotina de treinos (treino todos os dias – domingo a domingo) ou devo diminuir. Há possibilidade do excesso me prejudicar?

  • Yamili, para quem está começando, você acha melhor eu pedir ajuda para algum profissional de educação física ou posso começar a fazer por conta própria?

    • Se puder pedir ajuda é melhor Regina porque você vai ter a orientação necessária pra fazer os treinos corretamente, eu iniciei por conta própria mas depois de uns meses procurei orientação com educador físico e tive mais resultados.

Comente aqui :)