Pré-diabetes: A síndrome silenciosa

diabetes
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus E-books e Apostilas de culinária.

diabeteNessa semana eu estava lendo a minha revista preferida chamada “Healthy Magazine” e tinha um artigo que me chamou muita atenção. Esse artigo dizia que novas pesquisas mostram que “uma a cada três pessoas provavelmente já está desenvolvendo diabetes”.

Já parou para pensar? Talvez nem sabemos e estamos desenvolvendo uma diabete silenciosa e que pode se transformar em um caso sério de saúde no futuro.

O British Medical Journal já aponta que 33% de nós já temos pré-diabetes e isso está crescendo cerca de 12% a cada ano. Dessas pessoas com pré-diabetes, 20% apresentarão a diabete tipo 2.

O que é diabete tipo 2?: É quando o pâncreas não produz suficiente o hormônio insulina e seu corpo começa a ficar resistente a isso. Ou seja, a insulina é responsável em regular o açúcar no sangue (você já deve saber disso) e se o corpo não recebe esse hormônio o suficiente para essa regulagem então nosso sangue fica com alto teor de glicose (açúcar) que pode danificar órgãos vitais, incluindo coração, sistema nervoso, visão dentre outros sintomas claro.

Já a pré-diabete é quando tem um aumento da glicose (açúcar) no sangue, porém a situação ainda pode ser revertida e os especialistas não consideram o açúcar alto o suficiente para considerar uma diabete tipo 2.

Esse termo “pré-diabetes” ainda não é muito utilizado por médicos por não ser um diagnóstico oficialmente reconhecido, mas muitos já alertam sobre os perigos dos níveis de açúcar no sangue, principalmente as pessoas que já tem um histórico de diabetes na família.

Você tem esse risco?

Os riscos são os mesmos da diabetes tipo 2. Se você está acima do peso isso já é o suficiente para ficar em alerta, principalmente se a sua circunferência abdominal estiver um pouco maior do que deveria – aproximadamente acima de 80 cm para a mulher e acima de 94 cm para os homens – claro que a decisão final vem do seu médico porque cada pessoa tem um aspecto físico diferente.

O problema dessa gordura acumulada na região do abdômen começa quando a gordura produz hormônios que limita a habilidade do corpo de usar a insulina para regular o açúcar no sangue.

A pré-diabetes começa mais após os 40 anos de idade, mas está atacando pessoas de qualquer faixa etária, primeiro porque estamos abusando muito do uso de açúcares. Esses açúcares podem incluir os naturais também, como mel, mascavo, frutose e até certos tipos de adoçantes. Como eu já disse o problema começa no exagero.

Uma vida sedentária também contribui para o desenvolvimento da pré-diabetes, pois um corpo sedentário tende a ter menos massa muscular e mais gordura, ou seja, pessoas que aparentam magra também correm esse risco se tiverem uma vida sedentária.

Como prevenir?

O mais importante de tudo é atingir um peso ideal, prevenir que você chegue na categoria “acima do peso” já ajuda a reduzir suas chances de ter pré-diabetes, e claro, de desenvolver a diabetes.

Outro passo importante é sair do sedentarismo e começar uma vida mais ativa, pois atividades físicas além de ajudar a regular seus hormônios, também ajuda o seu corpo a utilizar insulina.

E não se esqueça de equilibrar a quantidade de açúcar que você consome. Isso não significa que você deve adotar uma dieta com baixo teor de açúcar (não pense nisso), pois nosso corpo necessita desse açúcar como fonte de energia também, principalmente os de frutas que são ricas em vitaminas e minerais. Apenas observe se você não exagera na quantidade de doces que você ingere, ou caso você beba bebidas alcoólicas, e se você não exagera em bebidas açucaradas. Sempre leia os rótulos dos alimentos, algumas comidas que se consideram saudáveis são cheias de açúcares escondidos e muitas vezes eles vem com nomes disfarçados, como xarope de glicose ou xarope de milho, fique de olho!

Esse assunto me interessa porque tenho casos severos de diabetes na família, então sempre leio, pesquiso e vou a eventos sobre isso para descobrir as novas tendências de prevenção. Eu espero que essas dicas possam lhe ajudar também a prevenir uma pré-diabetes e não se esqueça de contribuir deixando o seu comentário abaixo. Compartilhe esse post com seus amigos e familiares também. Ajude-os a prevenir essa síndrome silenciosa.

Não se esqueça de conferir o curso gratuito de Reeducação Alimentar aqui, esse é meu presente para você. 😉

Beijos e até o próximo post!

 

Referências:

Healthy magazine UK. (2014) Prediabetes: The silent syndrome we need to listen to. September/October 2014, pg. 43

British Medical Journal. Latest articles: http://www.bmj.com/specialties/diabetes

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.

Leia também

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

13 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)