Por que as mulheres deveriam fazer musculação?

musculacao-emagrecer-certo-blogPor que as mulheres deveriam fazer musculação para emagrecer? Nesse post eu quero falar um pouco sobre a importância de fazer musculação para continuar emagrecendo, sem ter que passar horas na academia.

Bom, você deve ter ouvido falar que os músculos pesam mais do que a gordura e ocupam menos espaço. Portanto, antes de se pesar na balança, sempre tire suas medidas ao iniciar a musculação, pois as medidas falam mais do que a balança.

20130721-202528.jpg

 

Muitas mulheres tem medo de fazer musculação e ficar masculinizada. Mas isso não passa de um mito. E esse mito faz você perder uma enorme oportunidade de emagrecer mais rapidamente.

Cardio é um excelente exercício, mas ir em uma academia apenas para fazer cardio seria um enorme desperdício de tempo e dinheiro, pois cardio você consegue fazer em casa ou na rua sem gastar um centavo.

Se você tiver indo na academia então opte também por fazer musculação com pesos livres, ou utilizando as máquinas e depois o cardio. Isso porque o cardio gasta calorias na hora do treino, mas a musculação gasta calorias enquanto você descansa.

Eu digo isso pelo seguinte motivo, enquanto um quilo de gordura gasta 10 calorias apenas, um quilo de músculos gastaria 100 calorias, e ao ganhar massa magra, você poderia se alimentar mais e se exercitar sem se preocupar em ganhar o peso novamente.

Algumas mulheres tem medo de ficar muito forte e masculinizada, mas isso não acontece do dia para a noite?

Mulheres também podem ganhar músculos, mas para ficarem masculinizadas seria necessário atividades hormonais. Algo que você com certeza não vai fazer, a não ser que queira.

Você não precisa passar horas na academia para emagrecer saudável e definir seu corpo, você só precisa passar o tempo necessário. Para saber mais sobre esse tempo você pode ver o post completo aqui.

O hormônio principal pelo ganho de massa, é a testosterona, que é presente em maior quantidade nos homens. Muitas vezes esse hormônio é citado como um hormônio masculino, mas esta presente em todos os indivíduos.

As mulheres também produzem a testosterona, porém em quantidade tão baixa que não influenciaria muito o crescimento dos músculos ao ponto de competir com os homens.

De acordo com Guyton, as mulheres produzem a testosterona nas glândulas adrenais e nos ovários. Enquanto nós mulheres produzimos cerca de 0,2-0,4 mg/dia, os homens produzem cerca de 4-7 mg/dia (Gentil, 2014).

Essa produção é muito inferior a dos homens, então reflita comigo, para um homem ganhar massa já é difícil com treino, dieta, suplementação e descanso, então imagine para as mulheres.

Nós mulheres não precisamos ter medo da musculação e buscar o ganho de massa, pois esse ganho aumenta nosso metabolismo em repouso, define nosso corpo e gasta muito mais calorias do que a gordura.

Com a musculação nós vamos gastar calorias até enquanto dormimos. E não vamos ficar masculinizadas.

Então vá para a academia e faça musculação sem medo de ser feliz!

Se você precisa de ânimo para continuar indo, então veja o post que eu explico 10 dicas para continuar indo na academia.

Aproveita e se inscreva em nosso canal de receitas fit http://bit.ly/Inscrever-aqui e acompanhe o nosso Snapchat “emagrecercerto” e Instagram @emagrecercerto. 😉

Um forte abraço!

 

Referências:

Guyton, médico americano fisiologista https://en.wikipedia.org/wiki/Arthur_Guyton

GENTIL, P . Emagrecimento: Quebrando Mitos e Mudando Paradigmas. 3. ed. Charleston: Createspace, 2014. 248p

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  • Oi Yamily,
    Ótima dica!
    Além da esteira e bike, faço musculação regularmente, de 2 a 3 vezes por semana e adoro!
    O meu corpo fica muito mais firme e tonificado, sem perder a feminilidade.
    Além disso, depois dos 30 é fundamental tentar aumentar a massa magra do corpo, senão a gente fica muito flácida!
    Um abraço

    • Verdade Marina, depois dos 30 a musculação é ainda mais importante, bem lembrado. Um abraço. 😉

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.