O que aconteceria se você ficasse um ano sem comer açúcar?

1 ano sem acucar

Oi gente, que o açúcar vicia já não é mais novidade, as formiguinhas de plantão (como eu) sabem do que estou falando.

Já li muito que o açúcar vicia igual a qualquer outra droga, cheguei a duvidar e achar que era exagero, mas a verdade é que já existem bases cientificas suficiente pra gente começar a pensar em manter distância desse ingrediente.

Eu mesma só consegui emagrecer ao cortar o açúcar sempre que eu podia, mas ainda assim nunca consegui cortá-lo 100% da minha vida.

Aqui no blog eu já postei sobre os malefícios do açúcar e cortar o açúcar 100% será com certeza o meu próximo desafio pessoal.

Alguns alimentos tem uma quantidade surpreendente de açúcar adicionado que chega a assustar, e isso inclui alguns considerados saudáveis como barras e cereais.

acucar escondido

Exemplos de alguns produtos que contém açúcar refinado

Por isso, é importante sempre dá uma olhadinha nos rótulos e observar a quantidade de açúcar adicionado.

Eu vi o post sobre esse assunto no Instagram @criscaleffi e amei, estou compartilhando as idéias com vocês e pensando muito nesse assunto também.

Olha o que aconteceria se ficassemos um ano sem comer açúcar refinado e tudo o que tem ele como ingrediente.

1 semana

Seus níveis de energia cairão, vai ficar desmotivado, com dificuldade de concentração, com irritação e mau humor. Também vai começar a sentir aquele desejo absurdo de consumir doces (é como deixar qualquer vício) e vai perceber uma redução do aspecto inchado do corpo.

15 dias

Seus níveis de energia começarão a se normalizar. Como resultado, você se sentirá mais energético, mais calmo, o foco e a concentração aumentam, e a qualidade do sono melhora. A perda de peso se torna mais visível.

1 mês

Seu humor, concentração, energia e sua disposição voltam ao normal, sem maiores oscilações. Há uma considerável perda de peso e uma diminuição da porcentagem de gordura e você começa a se sentir recompensado. Já não sente tanta falta de doces.

3 meses

A perda de peso e redução do índice de gordura corporal é contínua. É possível notar redução nos níveis de colesterol ruim, na glicemia e triglicerídios. A sua disposição física e a qualidade do sono aumentam ainda mais. A pele tem menos rugas, flacidez e manchas. Já não há aquele desejo por doces.

6 meses

Todos os benefícios anteriores continuam ganhando mais força. Seu peso já atingiu um nível estável. O risco de câncer diminui e você já desenvolveu resistência ao sabor dos doces, achando-os bem enjoativos e nem um pouco atraentes.

1 ano

Você ganhou alguns anos de vida, reduziu riscos de problemas cardíacos, de diabetes e de qualquer chance de se tornar, ou de voltar a ser, obeso.

Interessante né? Você acha que conseguiria? Deixe sua opinião nos comentários.

Aproveita e me siga no Instagram também, estou como @emagrecercerto.

 

Fonte: gq.globo.com

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

26 ComentáriosDeixe um comentário

  • Deixei de comer doce com açucar refinado amuito tempo .
    O que como é chocolate amargo
    Sempre que tenho vontade de doce.
    Mas o mais amargo amo.
    Emagreci muito.
    E estou me sentindo muito bem .
    E sou da terceira idade. Sou feliz.

    • Isso mesmo, cortar o açúcar melhora muito a nossa qualidade de vida e a gente percebe essas melhorias rapidamente.

  • Nossa não sabia disso, comecei a cortar o açúcar e estava tomando água com vinagre de maça e isso me deixou muito frustrado, desenvolvi um desejo sem controle por doce, cheguei a chupar 5 picolés em um único dia. vou tentar acostumar meu celebro que eu estou em tratamento.

    • No começo é dificil mesmo, e o desejo parece que vem dobrado, mas depois de um tempo a gente vai percebendo as melhorias e a vontade vai passando, meu proximo passo é cortar 100% pois já conheço gente que fez isso e conseguiu manter. 😉

  • O meu desejo é esse. De conseguir ficar sem comer doce. Mais está tão difícil. E sei q se conseguir ficar sem ele eu emagreço. Aff.

    • Existem várias formas de açúcar, açúcar tem em frutas, até alguns vegetais, carboidratos se transformam em açúcares. O problema é quando consumimos acima do recomendado sem perceber, principalmente se for o refinado que se você cortar o seu corpo vai agradecer.

  • Para mim e muito difícil mas vou tentar e vou consegui eu já cortei o refrigerante tem 3 anos mas o doce e minha perdição

  • Meu maior problema é cortar o açúcar, não como muito chocolate em si, mas o resto todo que contém açúcar. Já tentei ficar alguns dias sem mais o máximo foi 5 dias.
    Fico triste mas uma hora eu consigo.;

    • Consegue sim Denise, cortar o açúcar é dificil pois nosso corpo sente falta e pede por isso, mas o importante é tentar que uma hora você consegue 😉

  • Estou realmente com muita vontade de perder peso, não posso desanimar…mas, sinto que meu metabolismo é super lento. Cortei o açúcar há mais de um mês, e agora eliminei a maioria dos carboidratos…tipos, pães brancos, arroz, massa….e nada….preciso de incentivo pra não desistir….

  • Para algumas pessoas a restrição de algum alimento não funciona, no entanto para outras é fundamental o desapego de sabores.

    Tem 6 meses que cortei o açucar da dieta e não consigo mais provar nada que tenha o produto ou que seja muito doce. Tornou-se enjoativo. No começo é realmente difícil e complicado, mas tudo é questão de hábito e de prioridade.

    Estou fazendo isso também com sódio , gorduras e conservantes (sim, leio os rótulos!) e já sou capaz de notar a diferença quando os ingredientes não estão na composição ou reduzidos.

    Vale muito a pena mudar hábitos e proporcionar alimentos mais frescos pra toda a família.

    Seu canal ajuda muito!!! Obrigada!!!

    Abraços

  • Bom dia Yamily, estou em lágrimas agora, pois tenho total consciência de tudo o que você mencionou no post, mas mesmo assim continuo utilizando o açúcar refinado.
    Sempre fui magra, mas à cerca de 15 anos adquiri compulsão alimentar e meu corpo não resistiu por muito tempo e começou a engordar. Foi quando comecei a me submeter a inúmeros processos de emagrecimento. Sempre obtive sucesso, porém temporário, pois tão logo meu bichão comilão despertasse (foi assim que nomeei minha compulsão desenfreada por comida), meu corpo voltava a engordar.
    Em julho de 2015 estava decidida a voltar ao normal, pois em julho de 2016 completaria 40 anos, e prometi para mim mesma que não faria 40 anos pesando 94,2kg (peso máximo que já atingi). Então comecei a me mobilizar. Matricule-mei em uma academia, iniciei um processo de reeducação alimentar e então no dia 23 do mês de julho cometi meu maior erro, fui a um médico especialista em fórmulas de emagrecimento. Iniciei o tratamento com os medicamentos no mesmo dia, na primeira semana foram eliminados 4,5kg e em um mês eu já tinha eliminado 10kg. Parecia um verdadeiro milagre, minha auto estima que havia morrido faz tempo, foi renascendo pouco a pouco. O ápice desse processo se deu no dia 30 de novembro de 2015, quando consegui pesar 71,3kg, tendo eliminado 22kg e 900g em 4 meses e 7 dias.
    A essa altura eu acreditava que nunca mais engordaria, pois meu bichão comilão se mantinha controlado, eu estava comendo direito e me exercitando de 2h à 3h por dia, de segunda a sexta, fui até a praia, coisa que não fazia há muitos anos. Porém o efeito dos medicamentos começou a diminuir e com isso a vontade louca de comer foi retornando gradativamente.
    Ontem, quando me pesei logo de manhã, visualizei, com muita tristeza, meus 80,2kg, isso mesmo ,voltei a engordar, já recuperei 9kg dos 23kg que havia conseguido emagrecer.
    Estou desesperada, completo 40 anos no dia 29 de julho, e se continuar como estou, não conseguirei cumprir com a promessa que fiz para mim, quando cheguei aos 94,2kg.
    Hoje tenho consciência de que o que realmente vai me proporcionar um emagrecimento definitivo é a reeducação alimentar, não existem atalhos ou catalisadores. Por isso resolvi te escrever, pois reconheço que sozinha não consigo.
    Assiti em seu canal do YouTube, o vídeo que descreve seu processo de emagrecimento e fiquei muito emocionada, pois me identifiquei com tudo o que você mencionou. Ao ler os comentários vi que um rapaz também está conseguindo emagrecer, de forma saudável através de suas orientações, inclusive ele mencionou que fez os cursos de reeducação alimentar que você oferece e que eu gostaria muito de fazer também.
    Você pode me ajudar??? Estou verdadeiramente desesperada. Beijos em seu coração, você tem inspirado centenas de pessoas!

  • Adorei eu como açucar sim mas em doses pequenas pois pratico muito exercicios e da fome mas quando passo sem comer é notorio a perda de peso,melhora na pele.

  • Eu nunca fui muito fã de doces, mais dai fui morar com meus avos que não comem açúcar e acabai parando tbm, comecei aos poucos e quando me dei conta qualquer doce(chocolate, sorvete, biscoitos recheados,iogurte ) que ingeria me causava ânsia de vômito, quando me deparei com essa situação acabei voltando a comer açúcar aos poucos pq não queria essa mudança drástica ao ponto de não conseguir comer mais nada doce. Será que fiz mal voltar a comer açúcar?

  • adorei a matéria, eu sou viciada em chocolate, não é outras guloseimas é chocolate mesmo, queria deixar de consumir tanto mas não estou conseguindo.

  • Estou a 40 dias sem a primeira semana foi a mais difícil ,mas agora não sinto mais aquela vontade e eu era muuuiiiitooooo viciada. Estou me sentindo outra pessoa com muito mais disposição aquele sentimento de tristeza sem motivo acabou. ..

  • Boa noite,
    Estou há Mais ou menos 10 Dias sem açucar, sou uma formiguinha, mas faço reeducação alimentar, faltava eliminar o açucar, tomei essa decisão, não está facil, sinto muita falta, passo Mal sinto fraqueza extreme, desanimo, verification minha pressão está normal, Tenho sensaçao de desmaio, Depois que lobo texto acima vejo que é uma reaçao normal. Até pensei em Ir ao pronto Socorro hoje de Tanta fraqueza. Espero que melhore Esses sintomas, hoje comi uma pedacinho de chocolate amargo com flor de Sal para ver de melhora. Obrigada

  • boa noite estou nesse momento fazendo uma reeducação alimentar e um dos ingredientes que eliminei foi o açúcar, tem 2 semanas e 4 dias e já perdi 6 kilos estou me sentindo otimista pois preciso eliminar 45 kilos e vou consegui em nome de JESUS!e creio que todos que tem as mesma dificuldades que eu se prostarem diante de DEUS nada vós parar !FORÇA E FOCO

  • Estou a exatamnete um ano sem açucar. faço hoje, pois fiz redução de estômago e escolhi ter uma vida saudável. Estou ótima, bem, magra e super feliz. Não adoço sucos naturais…aprendi a saborear as frutas naturalmente. uso sucralose linea no café e chás amargos. Para bolos, utilizo o adoçante culinário. E na data de hoje, onde faço um ano de cirurgia comemoro minha felicidade… realmente não sinto falta. nenhuma do açucar. vivo muito bem e normal. temos várias opções para quem escolhe não ingerir açucar no mercado. não é fácil mas é possível.

  • Eu tenho uma rotina muito intensa de musculação, não tomo suplementos, sou tipo que acredita que é nos alimentos que encontramos tudo o que o nosso corpo precisa, pois bem, eu mantinha um alimentação mais “equilibrada” durante a semana, porém aos finais de semana como trabalho em eventos, já viu né?! Muitos doces, muito chocolate, muito açúcar, e sempre acabava comendo e muito, não é fácil, acredite!! Mesmo assim meu abdômen começou a definir, e comecei a tirar o açúcar industrializado das minhas refeições, zero açúcar, nem adoçante, demerara, mascavo, nada… Com objetivo de diminuir a porcentagem de gordura, comecei tem uns 15 dias, e está sendo muito irritante, e é aí que começei a perceber o quanto o açúcar é viciante, mas a minha dúvida é: pode comer bastante frutas para amenizar a vontade dos doces? Até que ponto ono açúcar das frutas é permitida?
    Beijos e obrigada!

  • Em muitos rótulos não é levado em conta o carboidrato, que tambem vira açúcar. O biscoito recheado por exemplo, se fizermos a conta é uma bomba de açúcar. Estou me libertando, esta lento mas progressivo e continuo….

Comente aqui :)