O consumo de AÇAÍ durante a reeducação alimentar

acai
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus E-books e Apostilas de culinária.

acaiA fruta açaí é muito popular entre os brasileiros, e tem origem amazônica. Se tornou referência na alimentação saudável por ser rica em antioxidantes. Hoje o açaí é vendido em restaurantes, nos mercados e também lanchonetes.

Ao mesmo tempo que o açaí se tornou um aliado na alimentação saudável, eles também se tornou uma ameaça, pois muitos locais estão adicionando ingredientes não saudáveis.

Em muitas lanchonetes vê se a adição de granola, leite condensado e outras caldas doces que também podem tornar o açaí um problema na reeducação alimentar. E esses açúcares industrializados que são adicionados ao açaí podem trazer problemas sérios de saúde como a diabetes.

É necessário que mantenhamos uma atenção com os potes industrializados. Porque os produtos preparados que estão em supermercados e lojas podem apresentar xarope de guaraná, que é um tipo de açúcar puro que torna o açaí mais doce, porém, aumenta muito as suas calorias e níveis de gordura.

Se você comprar no supermercado, a maneira ideal de obter os benefícios desta fruta é ter atenção com as informações nutricionais do produto, e não escolher os que têm xarope na composição.

Já nos restaurantes e lanchonetes, a indicação é consumir a polpa natural do açaí, sem adição de conservantes e com apenas um tipo de açúcar, isso significa, que leite condensado, granola e outras caldas não devem fazer parte do açaí.

Cuidado também com a escolha do tamanho do copo de açaí, pois se você está em um processo de reeducação alimentar, qualquer quantidade extra desse produto vai pôr em risco todo o seu esforço. O ideal é 300 ml ou um tamanho menor.

açaí

Benefícios do açaí

O açaí é muito consumido pelos praticantes de atividades físicas, sendo excelente para quem faz atividades. Já que acelera o metabolismo, promovendo benefícios através do poder antioxidante.

O indivíduo que corre muito e malha pesadamente tem o aumento natural dos radicais livres, que são umas substâncias tóxicas que oxidam nossas células, e podem ser combatidas por esta fruta. A indicação é ingerir o alimento anteriormente ou após a prática dos exercícios.

Esta propriedade antioxidante que realiza detox no organismo é encontrada graças à substância antocianina, que fornece aquela cor roxa, essa substância é eficiente na parte neural, ótima para a concentração e memória. E ainda apresenta superoxido dismutase, diretamente ligado à prevenção de doenças e longevidade.

Emagrecendo com Açaí no Cardápio

É comum ouvir que o açaí é bem calórico. Esta fruta não é uma das mais magras existentes, porém, pode auxiliar o emagrecimento. Isto ocorre pelo poder antioxidante e antiinflamatório, que ajuda a perder gordura.

Quando há uma inflamação dentro do organismo, o mesmo produz substâncias que estimulam proliferação das células de gordura, e isto pode ocorrer para aqueles que consomem muito açúcar, conservante, bebem bebidas alcoólicas em excesso ou sofre de estresse constantemente. Ao evitar a inflamação, a gordura não se prolifera.

Nem todas às vezes, uma dieta é baseada na soma de calorias. É possível seguir dieta de pouca caloria, porém altamente inflamatória. O que ocorre neste caso é que por um período, o indivíduo perde peso reduzindo calorias, porém o processo inflamatório vai fazer aumentar a gordura posteriormente.

Uma dica de consumo mais saudável do açaí, é de um copo de suco de açaí com água de côco, acrescentando banana ou morango e uma colher de mel ou xarope de agave. Mas mesmo assim não exagere.

Faça a sua reeducação alimentar valer a pena! 😉

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.

Leia também

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

4 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)