Meu teste de capacidade pulmonar, espirometria

espirometria

Meu teste de capacidade pulmonar, espirometria.

Todo ano eu recebo uma carta para fazer um teste de checagem anual para quem tem asma, nunca liguei muito para os resultados, apenas ia e fazia. Esse ano foi diferente, como eu passei a ficar mais ligada na saúde do meu corpo e da mente claro, eu observei o passo-a-passo do exame, que se chama espirometria.

Espirometria é um exame do pulmão para medir a capacidade ventilatória, esse teste permite o registro dos fluxos de ar (inspiração e expiração), é feito por médicos, enfermeiros ou personal trainers em pessoas que sofrem de asma, bronquite, fumantes, pessoas qualquer problema no pulmão ou simplesmente atletas.

Eu fiz com uma enfermeira, ela pediu para sentar, relaxar, começar a respirar profundamente e assoprar dentro de um tubo. Até ai tudo bem, mas então ela disse que eu precisava assoprar direito e mais forte, dar um assoprão, o problema e que eu estava dando esse assoprão e pra minha surpresa, eu descobrir que mesmo com todo o exercícios e peso que eu já havia perdido, minha capacidade pulmonar ainda continuava baixa.

Eu nunca fui fumante, mas talvez devido aos anos de sedentarismo e acima do peso, contribuíram para a redução da capacidade, claro que quem ja sofreu ou sofre de asma isso afeta também.

Fiz o teste 3 vezes, pra minha idade e altura meu resultado deveria ser próximo dos 495, mas só havia marcado 245.

Sai de la meio frustrada, fui pra casa e resolvi pesquisar sobre o assunto, afinal a internet não é medico e nem podemos considerar isso, mas ajuda bastante a tirar algumas dúvidas. Fui pesquisando formas de melhorar a minha capacidade pulmonar e descobrir algumas.

Já existem algumas técnicas de respiração para melhorar a capacidade chamada “kapalabhati” e exercícios conhecidos como a natação.

Se você tiver a oportunidade de fazer esse teste ou pedir para o seu médico então faça, pois mesmo que você se sinta muito bem, não necessariamente tudo esta indo no potencial que deveria ser.

Se o teste der baixo, não se preocupa, isso não indica que você tenha um problema sério ou algo parecido, mas que talvez você possa experimentar outras atividades físicas ou observar a sua respiração durante os exercícios já iria ajudar.

Essa foi a minha experiência, se você já tiver feito o teste, conte a sua aqui nos comentários. Espero ter ajudado e ate o próximo post, bjss!

Referência:

ABC.MED.BR, 2013. O que é espirometria e para que ela serve?. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/exames-e-procedimentos/354044/o-que-e-espirometria-e-para-que-ela-serve.htm>. Acesso em: 6 mai. 2014.

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

Comente aqui :)