Frutas são vilãs ou aliadas no emagrecimento?

Olá pessoal,

Muitas pessoas dizem que as frutas são vilãs do emagrecimento, mas na verdade elas podem ser a sua aliada.

Fruta é sem dúvida um dos melhores alimentos que a natureza poderia oferecer ao homem. Elas são práticas de carregar, saborosas e nutritivas, e são perfeitas para a nossa alimentação do dia a dia.

As frutas são saudáveis, cheias de nutrientes e não possuem praticamente nenhuma gordura, o único problema seria acreditar que elas são totalmente neutras e podem comer exageradamente.

Existem 4 tipos de açúcar que nos cerca diariamente:
– a glicose (conhecida também como glucose),
– a frutose,
– a lactose,
– e a sacarose (conhecida também como sucrose).

As frutas são ricas em um tipo de açúcar chamado frutose que o processo metabólico para a transformação de energia é um pouco mais lento do que a glucose. Como todo açúcar, a frutose – quando ingerida em excesso – gera um pico de insulina que produz energia em excesso para o nosso corpo. Quando essa energia não é utilizada, essa energia é acumulada em forma de gordura.

O ideal é comer cerca de três porções diárias e em momentos diferentes. A porção é igual a uma fruta média ou uma xícara de chá de fruta picada.

Os sucos já não são tão nutritivos quanto as frutas. Isso porque se extraiu dela apenas o caldo, deixando de lado a casca e miolo que possui nutrientes e fibras. Além disso, geralmente sao adicionados aos sucos colheradas de açúcar refinado. Com isso, o pico de insulina e o risco de acúmulo de gordura é ainda maior.

Portanto, a dica é: insira frutas no seu cardápio diário, porém não exagere na quantidade e não caia na história de que elas são 100% inofensivas na sua luta contra a balança. Mas elas vão realmente auxiliar na sua luta contra doces e açúcar refinado.

É importante vocês analisarem o índice glicêmico das frutas, o índice glicêmico é o impacto do açúcar na corrente sangüínea de vocês.

Uma dieta com alimentos de baixo IG pode ajudar a perder peso, a controlar diabetes e a aumentar a resistência nos exercícios físicos.

Os alimentos de baixo IG são mais ricos em fibras que favorecem uma maior distenção gástrica aumentando a sensação de saciedade.

Aqui esta uma tabela de algumas frutas que você poderá incluir na sua dieta, quanto menor o IG, menor será o impacto do açúcar no sangue.

20130317-190233.jpg

Espero que vocês tenham gostado e deixem seu comentário para contribuir para posts futuros.

Desejo todo o sucesso na dieta saudável de vocês,

yamily.jpg

 

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

15 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)