Fatos e mitos da dieta detox

dieta detox

Nesse último ano, a dieta que mais tem ganho espaço na mídia é a dieta detox. Em meio à uma polêmica sobre o funcionamento real dessa dieta, muita gente está confusa se esse tipo de dieta é realmente efetiva, e sobre o que há por traz desse tipo de dieta.

Afinal: Detox funciona ou não? Hoje vou revelar o funcionamento dessa dieta e mostrar o que tem de verdades sendo ditas sobre essa dieta e o que é pura abobrinha. Confira a seguir.

dieta detox

Mitos sobre a Dieta Detox

Nas últimas semanas muitas pessoas ficaram em dúvida sobre a eficácia do Detox, principalmente por causa da matéria mostrada no Fantástico. Pois existe uma diferença entre a dieta e os produtos detox.

A dieta detox, na teoria, é uma dieta que remove do corpo toxinas que causam inflamações, e seu efeito é o desinchar do corpo, que é refletido na perda de peso e de medidas. Isso é meia verdade: A desintoxicação realmente reduz a quantidade de toxinas no corpo, mas a perda de peso e medida não está necessariamente relacionada a infecções, mas sim com o acúmulo de líquidos.

Isso porque muitos dos componentes da dieta detox são frutas e verduras com efeito diurético, que ajudam a reduzir a taxa de retenção de líquidos, o que é muito efetivo para perder peso nas primeiras semanas.

Mas ela não ajuda diretamente na perda de gordura: a eliminação de gordura está associada a remoção de produtos calóricos da dieta e substituição por verduras, frutas e sucos, que são bem mais saudáveis. Não existe nenhum componente milagroso na dieta, é simplesmente comer mais coisas saudáveis. Pois produtos detox são um grande concentrado de vitaminas presentes na maioria das frutas e verduras.

Fatos sobre Detox

Como mencionado, a dieta detox pode ser uma aliada na perda de peso, mas precisa ser associada a exercícios físicos para queima de calorias.

Além disso, não confie em tudo que possui “detox” no nome: a dieta é principalmente baseada em ingredientes vegetais. Carnes, sanduíches, lasanha por definição não podem ser alimentos detox. Já existem diversos suplementos que podem ser associados com a dieta, como alguns que auxiliam na definição do corpo, e outros que possuem o princípio ativo de vários ingredientes da maioria das dietas de desintoxicação, pois simplesmente possuem ingredientes de origem natural.

Outro fato curioso são os benefícios além da perda de peso que essa dieta pode proporcionar, como o retardo do envelhecimento. Isso porque uma dieta que possui muita carne ou alimentos industrializados carrega o corpo com radicais livres, que são responsáveis por vários problemas no corpo, inclusive a aceleração do envelhecimento. Essas substâncias são facilmente reduzidas no nosso corpo com uma dieta equilibrada que seja rica em frutas e verduras, que é justamente a proposta da dieta detox.

Essa dieta, por equilibrar os níveis de vitamina no corpo também ajuda a deixar a pessoa mais disposta, bem humorada, e se sentindo melhor.

 

Esse é um Post convidado escrito pela Regina Silva, autora e redatora do Blog http://www.cliquemulher.com.br

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

5 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)