Farinhas e farelos que emagrecem e nutrem

Oi gente,

Nesse post eu quero falar sobre os tipo de farinhas e farelos que podem auxiliar durante o emagrecimento e após, pois são muito nutritivas.

1) Linhaça

farinha de linhaça

Marrom ou dourada, os dois tipos tem um valor nutricional muito bom para as pessoas que as consomem, contem vitaminas B1, B2, C, E, minerais como o cálcio, zinco, ferro, magnésio, potássio, fósforo, são ricas em gorduras boas como a ômega 3 e também fibras e carboidratos complexos que dão a sensação de satisfeito por mais tempo.

Você pode comprar a linhaça já moída ou comprar ela inteira e triturar na hora de comer, se você tiver um recipiente hermeticamente fechado então poderá triturar antes e guardar-lá para consumir sempre que precisar, pode ser acrescentada em iogurtes, bebidas, sopas, vitaminadas e qualquer receita que você achar necessária, o consumo diário ideal é de duas colheres de sopa que eqüivale a aproximadamente 60 calorias.

 2) Chia

chia

É uma excelente fonte de proteínas indicada para diabéticos, hipertensos, vegetarianos, praticantes de esportes e quem deseja emagrecer. Ela se transforma em um gel quando misturada com líquidos e contem muito efeitos positivos para a saúde (se desejar leia mais aqui).

A farinha pode ser adiciona em iogurtes, queijos magros como o cottage, sucos, vitaminadas, saladas, ela contem vitaminas, e minerais como ferro e magnésio e a sua recomendação diária por nutricionistas é de 2 colheres de sopa.

 3) Quinua (quinoa)

quinua

Pode ser encontrada marrom ou mais clara, alguns chamam de vermelha ou branca, esse grão é rico em aminoácidos, vitaminas do complexo B, minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio, contem também fibras, carboidratos complexo e gorduras boas como a ômega 3 e 6. A quinua é importante para a reconstrução muscular devido aos aminoácidos encontrados nela e ajuda a manter o bom humor, saciedade e no bem-estar de uma pessoa.

O consumo da farinha ou farelo da quinua pode ser adicionada em saladas, iogurtes, vitaminas, comida e mingau. Já a Quinua inteira é ideal para comida, acompanhamentos como arroz e saladas também. O ideal é consumir cerca de duas colheres de sopas diárias que eqüivale a 140 calorias.

4) Aveia

farinha farelo de aveia

Vem em duas versões diferentes, a farinha e o farelo, a farinha contem menos fibras do que o farelo, pois a farinha é obtida da parte interna do grão enquanto o farelo é obtido da parte externa do grão. Ambas auxiliam no bom funcionamento intestinal e dão a sensação de saciedade por mais tempo.

O farelo é menos calórico, contem menos carboidratos e por ter mais fibras solúveis contribui na redução do colesterol ruim com mais eficiência.

Ambas são ricas em minerais como ferro, cálcio, magnésio, zinco e vitaminas. Podem ser consumidas com iogurtes, bebidas e utilizar em receitas de pão e bolos.

5) Casca de Maracujá

farinha de maracuja

Essa farinha foi lançada para auxiliar no tratamento da diabetes pois dizem que reduz a glicemia devido a ação de uma fibra chamada “pectina”. A pectina forma um gel no estômago que não é digerido e isso ajuda a dar aquela sensação de satisfeito e assim a pessoa comerá menos do que está acostumada, essa farinha também tem ação antioxidantes que ajuda a eliminar as toxinas do nosso organismo.

O consumo recomendado é de 3 colheres de sopa por dia que também pode ser misturada com iogurtes, bebidas, saladas, essa farinha também contem vitaminas e minerais como o ferro (que previne anemia), cálcio, fósforo.

6) Berinjela

farinha de berinjela

A farinha de berinjela (ou beringela) reduz a retenção de líquidos e auxilia nos processos metabólicos do emagrecimento, ela contem fibras e reduz a absorção de gordura, além de ajudar na sua dieta, ela tem propriedades antioxidantes e antienvelhecimento. É também um laxante natural ideal para quem sofre de prisão de ventre e diminui o colesterol ruim o que colabora para a saúde do coração.

É rica em vitamina como as outras também, ela também atua na saúde dos rins, pois também tem efeitos diuréticos prevenindo também a formação de cristais nas articulações. O ideal é ingerir 4 colheres de sopa por dia, ela é baixíssima em calorias sendo 20 calorias a cada 100 gramas.

7) Semente de uva

farinha da semente de uva

Essa farinha é excelente para diminuir o nível do colesterol ruim, o LDL e inibir o aparecimento de varizes, pois ativa a circulação e retarda o envelhecimento precoce. Ela é composta por aproximadamente 76% de fibras e tem alta concentração de flavonóides que são antioxidantes e combatem os radicais livres.

A farinha é recomendado também para aliviar o cansaço dos olhos em pessoas que utilizam o computador por muito tempo, também contribui no aumento e produção de tecidos colagenosos que previnem rugas e flacidez.

Existem muitos tipos de farinhas e farelos, mas essas já são essenciais para um bom começo.

Esses produtos podem ser encontrados em qualquer casa de produtos orgânicos de sua cidade, se você não conseguir encontrar então poderá comprar online nessa loja virtual que recomendo  => aqui.

Se você não sabe por onde começar e ainda não se inscreveu no curso GRATUITO de Reeducação Alimentar então inscreva-se aqui.

Compartilhe este blog com as pessoas ao seu redor para juntos mudarem seus hábitos alimentares para melhor!

Espero que tenha gostado desse post, se você tem uma sugestão de post então entre em contato na página de contato do blog. Participe e deixe o seu comentário.

Desejo sucesso na sua Reeducação.

Beijinhus!

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

20 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)