Dieta vs Reeducação Alimentar: Saiba a diferença

Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus E-books e Apostilas de culinária.

Oi gente,

Nesse post eu gostaria de explicar qual é a diferença entre ‘fazer dieta‘ e ‘fazer reeducação alimentar‘. Bom, quem me acompanha a algum tempo sabe que eu consegui emagrecer definitivamente apenas fazendo Reeducação Alimentar, antes eu já havia tentado várias dietas, algumas até com sucesso, mas que eu havia engordado tudo novamente, pois não havia mudado meus hábitos e estilo de vida, a minha história você pode ler mais aqui.

20140131-143831.jpg

O que eu quero explicar são algumas diferenças entre dieta e reeducação alimentar.

Dieta:

Elas geralmente tem uma restrição de certos grupos alimentares para promover um certo objetivo como por exemplo o ganho de massa muscular, controle de colesterol, preparo de atletas para competições e alívio de certas condições de saúde. As dietas não deveriam ser seguidas sem um acompanhamento profissional pois cada pessoa tem uma fisiologia diferente, e o que pode funcionar para uma pessoa poderá não funcionar para outra pessoa.

 

A palavra dieta as vezes também pode significar “estilo alimentar” que a pessoa leva no seu dia-a-dia como por exemplo se a pessoa falar que está levando uma “dieta saudável” (após uma reeducação alimentar) ou “mantém uma dieta dietética” (sem açúcar geralmente passada para diabéticos), então não necessariamente significa que a pessoa está de dieta para emagrecer.
 

Reeducação Alimentar:

Já a reeducação alimentar é a introdução de hábito alimentares saudáveis, hábitos que a pessoa esqueceu ou que simplesmente nunca adquiriu, mas que passarão a fazer parte do seu dia-a-dia, é uma conscientização de suas escolhas que vai durar por toda a vida e poderá comer de tudo, sem exageros, sem preocupações, balanceados e nutritivos. É comprovado que o emagrecimento através da reeducação alimentar é saudável, duradouro, apesar de ser um pouco mais longo.

 

Muitos profissionais estão optando pelo método da reeducação, pois não haverá impacto no organismo que causará o efeito sanfona, evita também o estresse que uma dieta causa e ensina o indivíduo a conhecer melhor as opções saudáveis de sua alimentação.

 

Então essas são as principais diferenças, espero que você tenha gostado desse post, participe também do curso gratuito sobre Reeducação Alimentar e deixe o seu comentário abaixo.

Até o próximo post.

Abraços!!

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.

Leia também

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

25 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)