Como calcular a sua freqüência cardíaca máxima

frequência cardíaca máxima

frequencia cardiacaA freqüência cardíaca máxima (FCmax) é muito importante para você saber se está na sua zona de esforço. Conhecer a sua freqüência ajuda de certa forma a melhorar a eficácia em seus exercícios. Por exemplo, você pode fazer corrida quando na verdade uma simples caminhada rápida já poderia ter os mesmos benefícios de uma corrida e vice e versa.

Saber mais sobre a sua freqüência cardíaca máxima ajuda a não sobrecarregar seu corpo e também não fazer um treino muito leve que não lhe traz os mesmos benefícios de um treino com um nível de intensidade mais alto.

Para calcular essa freqüência, umas das formulas mais utilizadas é a de Karvonen que se calcula assim:

220 – sua idade = sua freqüência cardíaca máxima

 

Por exemplo: Se você tem 32 anos, então você vai calcular 220-32=188 (sua FCmax será 188 batimentos por minuto).

Quanto mais idade você tiver menor será a sua freqüência cardíaca máxima.

220 é um número padrão aplicado na fórmula de Karvonen.

Para queimar gordura o método mais usada é manter a sua freqüência cardíaca entre 80 a 85% de sua freqüência cardíaca máxima. Isso acontecesse porque quando seu corpo gasta as reservas de glicogênio estocadas no fígado, ele começará a tirar energia da gordura localizadas para usar como o novo combustível.

Um exercício que promete emagrecer rapidamente pois mantem a pessoa dentro de sua FCmax é o HIIT (Treino Intervalado de Alta Intensidade) que você pode ler mais sobre isso aqui.

Para saber se você está dentro de sua zona de esforço, as máquinas de cardio das academias (esteiras, bikes, eliptical) já vem embutido com um metal na parte da frente onde você pode se monitorar, existem também monitores cardíacos vendidos em lojas de esportes que ajudam a monitorar sua FCmax.

Eu posso dizer que é quase viciante o monitoramento, pois uma vez que você começa a se monitorar, você vai sempre querer saber onde esta a sua zona de esforço, alguns personal trainers também oferecem aos seus clientes o monitoramento durante o exercício, assim ele garantira que você vai alcançar seus objetivos (mas não são todos).

Eu espero que esse post possa lhe ajudar a entender e qualquer duvida deixe um comentário aqui no blog.

Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer mudança radical.

Abraços.

 

Referências:

Fórmula usada: Karvonen e Col (1957)

American Heart Association. http://www.heart.org/HEARTORG/GettingHealthy/PhysicalActivity/FitnessBasics/Target-Heart-Rates_UCM_434341_Article.jsp

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

3 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.