Mas afinal, o que é kefir?

benefícios kefir
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus E-books e Apostilas de culinária.

Eu ainda lembro a primeira vez que me falaram sobre o kefir, minha primeira dúvida era saber o que realmente era o kefir.

benefícios kefir

Kefir se resume a um probiótico feito a partir de grãos, com origem de montanhas do Cáucaso, e são fermentadas em leite, seja o mesmo desnatado, integral, semi-desnatado, pasteurizado ou não.

Porém, apesar do kefir ser feito de grãos, na verdade, ele possui bactérias vivas que fazem bem a nossa flora intestinal, muitas vezes conhecidos como “lactobacilos”.

Para os atenciosos com a própria saúde e que apreciam o preparo de receitas especiais, o kefir é uma opção que tem se tornado bastante popular.

A bebida recebe cada vez mais espaço pelos seus benefícios que são responsáveis por contribuir inclusive, para maior longevidade.

Principais Benefícios do Kefir

O kefir é uma rica fonte de proteínas e cálcio, e seus grãos apresentam propriedades antitumorais, antifúngicas e antibacterianas. Quando integrado à dieta, ajuda na saúde e longevidade.

O kefir atua no combate aos distúrbios nervosos como a síndrome de fadiga crônica, insônia e ansiedade. E auxilia em tratar problemas respiratórios e alergias. Ajuda também a aliviar doenças intestinais, estômago, pele e no sangue.

Este alimento previne prisão de ventre, e mantém o funcionamento intestinal regular. E aumenta a resistência contra infecções.

Contribui também na prevenção do reumatismo e lesões pelos esforços repetitivos, devido ao cálcio. E pode ajudar no emagrecimento por regular o intestino.

O kefir de água, depois de 12 horas da fermentação, produz efeito laxante e com 40 horas tem atuação como normalizador. E se foi fermentado por mais de 48 horas então não deve ser consumido.

Aprenda a Preparar Kefir em Casa

É bem fácil e prático o preparo do próprio probiótico na sua casa. O leite pode ser colocado em um recipiente limpo e adicionado 1 colher ou mais de grãos de kefir. E deve permanecer na temperatura ambiente em torno de 24 horas.

Depois de ser fermentado, o leite é coado e os grãos recuperados, esses grãos podem ser colocados em mais leite fresco, com repetição de todo o processo.

O kefir líquido pronto e coado pode ser ingerido imediatamente, armazenado ou refrigerado para ingestão posterior, com acompanhamento de frutas, por exemplo.

Há possibilidade de haver um kefir mais suave ou mais azedo. Tudo isso vai depender do período de fermentação. Quando você desejar um mais suave, então deve permanecer menos tempo sendo fermentado, e para mais azedo, deve ficar mais tempo fermentando, mas nunca passar das 40 horas.

A quantidade de leite em relação aos grãos e a temperatura ambiente também são fatores determinantes durante essa fermentação. Como a duração das sementes é para sempre, o processo pode ser realizado quantas vezes você desejar.

 Efeitos Colaterais

Como o kefir tem uma bactéria láctica viva levemente ácida, isso pode tornar fraco o esmalte dos dentes.

Também pode ocorrer diarréia e vômito pelas alterações da microflora intestinal, em função aos novos organismos consumidos que estão presente no kefir.

E para evitar esses efeitos colaterais, a indicação é iniciar tomando quantidades pequenas e aos poucos aumentar a ingestão.

Não se esqueça que é importante sempre consultar um profissional de saúde na sua cidade antes de qualquer alteração na sua alimentação.

Espero que esse artigo possa ajudar a tirar suas duvidas e deixe o seu comentário abaixo.

Abraços.

*Conforme informações de alguns leitores, existem grupos no Facebook onde as pessoas doam kefir, basta entrar e procurar se alguém tem na sua cidade. Eu não tenho nenhum grupo para indicar, mas você pode pesquisar por kefir no Brasil. 

Conheça também o canal Emagrecer Certo no Youtube, já somos mais de 250 mil! 😉
Procurando por Receitas Funcionais? Confira meus e-books e apostilas, CLIQUE AQUI.

Leia também

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

23 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)