Atenção com os malefícios do Açúcar

malefícios do açúcar

Confesso que evitar doces foi umas das tarefas mais difíceis para mim, principalmente porque eu sabia que para emagrecer era necessário evitá-lo a todo custo. Foi quando eu resolvi prestar atenção aos malefícios do açúcar.

Eu sempre fui uma formiguinha e minhas refeições sempre incluíam doces como sobremesa, e tirar esses doces foi uma tarefa em que precisei de muita força e determinação para seguir. Foi ai onde enfrentei a minha principal fraqueza.

malefícios do açúcar

O açúcar é conhecido por ter um índice glicêmico muito alto, principalmente o açúcar de mesa, aquele cristalizado branco que a maioria tem em casa.

Malefícios do açúcar

O problema começa quando consumimos mais do que realmente poderíamos, por exemplo, nos anos de 1920s a alimentação tinha cerca de 25g de açúcar diários, nos dias de hoje apenas um cupcake tem cerca de 40g e se tiver com uma latinha de refrigerante então o resultado é pior ainda.

Devido a esse excesso, o corpo reage de forma negativa, onde o pâncreas começa a produzir mais insulina para normalizar nossas taxas de açúcar no sangue. Depois de muito excesso ele não consegue mais dar conta da demanda, e isso começa a gerar uma falência parcial na produção da insulina que é o hormônio responsável pela estabilização do açúcar. Podendo assim, causar doenças graves.

Por anos, o sal foi determinado como o grande vilão para indivíduos que sofrem da pressão alta. Já que vários estudos apontam que o sódio neste tempero aumenta o risco de acidentes vasculares cerebrais em 25%, e seria causador de 3 milhões de mortes mundialmente, por ano.

Porém, uma pesquisa nova feita por cientistas de Nova York e do Kansas, Estados Unidos, indica que açúcar tem mais relação à elevação da pressão, em comparação com o sódio.

Os especialistas liderados por Dr. James DiNicolantonio, no artigo com publicação em American Journal of Cardiology, discutem que níveis elevados de açúcar pelo sangue influenciam área-chave do cérebro, denominada hipotálamo, a induzir a aceleração da freqüência cardíaca e subida da pressão.

Trata-se somente de um dos vários malefícios do açúcar, já de modo comprovado causador de problemas como síndrome metabólica, refluxo, diabetes, hiper e hipoglicemia, muitos tipos de câncer, doenças cardíacas, entre outros.

Açúcar Acaba com Imunidade e Dentes

Um estudo indica que o açúcar branco pode reduzir o sistema imunológico, que é a defesa do organismo contra doenças infecciosas. Isso ocorre, porque o açúcar poderia modificar a capacidade das células brancas do sangue de nos defender das bactérias.

O açúcar pode gerar danos agressivos para saúde bucal. A demonstração de estudos é que níveis de sacarose superior a 28g diariamente podem ser determinados como agentes tóxicos aos dentes. E, comprovadamente, o açúcar acidifica a saliva e pode gerar doença periodontal, relacionada às gengivas.

Relação com Envelhecimento e Depressão

A pesquisa feita por Centro Médico da Universidade de Leiden e Unilever apontou, de modo inédito, que há relação entre açúcar e envelhecimento. Os indivíduos com nível superior de açúcar no sangue apresentam aparência mais envelhecido.

A proporção, de acordo com o estudo, é de 5 meses a mais da idade para cada elevação de 1 mmol/litro de açúcar pelo sangue. Já que açúcares são reais fábricas de radicais livres, estes se acumulam de forma lenta pelo tempo, contribuindo no processo de envelhecimento celular acelerado, e como resultado, o surgimento das rugas e linhas de expressão.

O açúcar se resume à substância estimulante do sistema nervoso, e a ingestão de excesso gera um aumento brusco da glicemia, com a queda posterior.

Estas alterações de glicemia ocorrem com depressão e fadiga, causando vontade de consumir mais açúcar. O sistema nervoso é desgastado pela situação, o que pode ser piorado pela deficiência da vitamina B1, que protege o sistema nervoso. Muitos confirmam que o açúcar pode liberar a dopamina no cérebro, uma substância que causa sensação de bem-estar, mas que em excesso infelizmente causa dependência.

Se você deseja cortar o açúcar aos poucos de sua alimentação, aqui no blog tem um post sobre as melhores opções de adoçantes para substitui-lo, porém o ideal é tentar cortar os dois e deixar as suas refeições o mais natural possível. Pois os adoçantes também tem suas desvantagens por serem industrializados.

Qualquer dúvida comente abaixo e até o próximo post.

 

Referência:

National Health Service – UK: http://www.nhs.uk/Livewell/Goodfood/Pages/sugars.aspx

 

 

Related Articles

Sobre o autor Veja todos os posts

Yamily Benigni

Esposa, amiga e blogueira ♥ Yamily é apaixonada por gastronomia, viagens e fotografia. Fundadora do site Emagrecer Certo com o propósito de promover a alimentação saudável, bem-estar e ajudar centenas de pessoas.

11 ComentáriosDeixe um comentário

Comente aqui :)